INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Turismo assegura recurso para Lagoa Encantada e sinalização

Ruy Póvoas aborda influência africana na história de Ilhéus

Ilhéus investe em estratégias para combater a dengue

Unidades de saúde recebem visita surpresa de secretário

Turismo assegura recurso para Lagoa Encantada e sinalização

Ilhéus terá cerca de R$ 400 mil em investimentos para projetos de ecoturismo na Lagoa Encantada e sinalização turística. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, ao retornar sexta-feira (11) da reunião do Conselho do Pólo Turístico Litoral Sul, realizada em Maraú. Os recursos serão oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur)

Segundo o secretário, “são investimentos que trarão efetivos resultados para o crescimento do ecoturismo, no caso da Lagoa Encantada, e para o turismo em geral da região, no que se refere à sinalização turística”. Em Ilhéus serão colocadas cerca de 300 placas que facilitarão a vida do turista. Elas identificarão equipamentos, pontos e rotas turísticas. No dia 13 de janeiro estará pronto o Plano Funcional das placas, que será apresentado ao prefeito Valderico Reis e ao trade turístico de Ilhéus.

Cumprindo a pauta da reunião do Pólo Litoral Sul, foi validada a extensão dos mandatos das entidades conselheiras até junho de 2006 e iniciada a discussão para o desmembramento do Conselho do Pólo Litoral Sul em dois outros: Costa do Cacau e Costa do Dendê, “embora eles possam a vir se reunir em conjunto, quando for necessário, em função do plano de Regionalização do Turismo”, como explicou o secretário. A proposta se deveu às características diferenciadas das duas zonas turísticas e à dificuldade de deslocamento dos conselheiros de uma região para outra.

A coordenadora do evento, Dalva Santana, representante da Superintendência de Investimentos em Pólos Turísticos da Secretaria da Cultura eTurismo, enfatizou a necessidade de ser mantido o foco das duas regiões no Prodetur, no Programa de Regionalização, na elaboração do Plano Diretor e nos Arranjos Produtivos Locais, desenvolvidos pelo Sebrae. Segundo ela, os conselheiros terão capacitação técnica e comportamental, “estimulando a gestão por resultados e privilegiando o entendimento e gerando cooperação e confiança entre as entidades dos conselhos”.

Ilhéus levou uma forte representação para a reunião do Conselho incluindo, além do secretário, o presidente do Conselho Ilheense de Turismo, Hans Schaeppi; o representante da seção local da ABIH – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Washington Santos; a gerente da APA da Lagoa Encantada e Rio Almada, Márcia Virgínia; além dos representantes do Sebrae, do Iesb – Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia e do Convention Bureau.

Ruy Póvoas aborda influência africana na história de Ilhéus

O professor e escritor Ruy Povoas é o próximo convidado do Projeto Quartas Culturais, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Ele vai ministrar palestra sobre o tema “A influência africana em Ilhéus”, a partir das 19 horas do dia 16 de novembro, no auditório Fernando Leite Mendes, localizado na rua Jorge Amado, 21, centro histórico da cidade. A palestra integra a programação elaborada pela Fundaci para lembrar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

A presidente da Fundaci, Adriana Castro fala da abordagem do tema, lembrando do nível de informação que o professor Ruy Póvoas possui sobre etnia negra. Adriana disse que o projeto Quartas Culturais procura se pautar em temas que despertam o interesse da população, tendo em vista fatos ligados à história do município. Um dos objetivos está relacionado à promoção do resgate de momentos que marcam a trajetória de Ilhéus.

Romaria

Como parte da Semana da Consciência Negra, acontece ainda uma romaria ao distrito do Rio do Engenho. Estima-se que cerca de 800 alunos de escolas da rede pública participem da iniciativa do Programa de Implementação aos Estudos Regionais (Proier), evento que será realizado no dia 20 de novembro. As ruínas do engenho de Mem de Sá encontram-se no distrito, localizado ao sul do município. Foi lá também que se registrou um dos primeiros movimentos de insurgência de negros escravos.

Ilhéus investe em estratégias para combater a dengue

Uma caminhada pelas principais ruas do centro de Ilhéus buscará conscientizar ainda mais a população local sobre os cuidados que se deve ter contra a dengue. A mobilização acontecerá às 10h do próximo sábado (19), definido pelo Ministério da Saúde como o “Dia D” de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A atividade é o ponto alto de uma cruzada que envolve entidades, órgãos e profissionais de saúde e voluntários. “Com o envolvimento de todos, a gente pode ganhar essa batalha contra a dengue”, diz o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz.

A batalha fez com que o município se preparasse com antecedência para o próximo verão, época em que crescem os casos de dengue. Uma das ações estratégicas foi a criação de um comitê de mobilização que reúne Secretaria Municipal de Saúde, 6ª Dires, Embasa e associações comunitárias e de classe. O comitê se reúne todas as quintas-feiras para avaliações e definir linhas de trabalho. “O alvo principal é o cidadão e medidas simples que ele pode tomar para evitar a proliferação de mosquitos e o avanço da dengue”, enfatiza a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.

Ela acredita que com o envolvimento do cidadão o combate ao mosquito ganha maior agilidade. “Estamos tomando todas as medidas possíveis para nos antecipar a um surto, por exemplo”, diz Cássia. O município conta com 129 agentes de saúde, que trabalham diariamente realizando visitações às residências, combatendo focos e eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti. A população pode colaborar não deixando água parada e limpa se acumular em vasos de planta, cascas de ovo, pneus, por exemplo. A água limpa é o único meio utilizado pelo mosquito para se reproduzir.

Por isso, também é importante que os reservatórios de água sejam sempre mantidos tampados. O mosquito deposita a larva em água limpa e parada e o período de reprodução é de apenas oito dias. “Se a pessoa faz a limpeza semanal do quintal, removendo objetos e fazendo a troca de água de vasos de planta, ele não terá como se reproduzir”, diz Cássia Virgínia. Na batalha contra a doença, outro meio eficaz tem sido o grupo de educação, que ajuda a divulgar essas informações por meio de apresentações de peças em escolas e espaços comunitários. O serviço é gratuito e está disponível pelo telefone 3632-5503.

Unidades de saúde recebem visita surpresa de secretário

Os quatro maiores postos médicos de Ilhéus, Sara Kubitscheck (Malhado), Policlínica (Conquista), Teotônio Vilela e Urbis, receberam na manhã de ontem, uma “incerta” do secretário de Saúde Carlos Henrique Luz, que foi verificar, sem prévio aviso, as condições de funcionamento desses serviços. Aos que estranharam sua presença no local, num dia sem expediente na Prefeitura, ele disse ser de responsabilidade da Secretaria de Saúde identificar e resolver eventuais desvios na oferta de serviços públicos à população, mesmo nos feriados. “Além disso, não é proibido trabalhar em dia de ponto facultativo”, brincou.

Carlos Henrique Luz lembrou que existe um compromisso do prefeito Valderico Reis em melhorar a rede básica de saúde e que providências como o funcionamento correto dos postos passam a ser medidas indispensáveis nesse projeto. “Desde que tomei posse, no início de setembro, não tenho perdido de vista esse compromisso, que vale tanto para a sede quanto para a área rural do município”, afirmou. Ele salientou ainda que a ida “de surpresa” aos postos é procedimento administrativo normal, já feito antes, e que não visa constranger nenhum profissional.

Ainda na Policlínica da Conquista, primeiro ponto visitado pelo secretário na manhã de segunda-feira (14), ele destacou, em conversa com operadores da saúde, avanços do atual governo, a exemplo do Samu 192, cujo quadro de pessoal especializado está em vias de formação. “A previsão é de concluir as entrevistas de seleção dentro do prazo, quinta-feira, dia 17, para que esse importante serviço de urgência seja implantado, conforme desejo do prefeito”, adiantou Carlos Henrique.

Quanto aos postos, ele disse, após a visita à Policlínica, na Conquista, e ao Sara, no Malhado, que encontrou o trabalho sendo desenvolvido “a contento, sem nenhum problema administrativo importante”. Carlos Luz ainda afirmou que a rede básica, a porta de entrada do sistema de saúde pública, tem sido uma das maiores prioridades do atual governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *