INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura de Ilhéus convocará 115 concursados até junho

Planejamento é saída para o crescimento sustentável

Fanfarra ilheense vence competição estadual

Saúde divulga relação dos classificados ao Samu 192

Ilhéus será sede do Encontro de Comissões Tripartite de Emprego

Fundaci ministra aula de japonês e origami

Ilhéus terá ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 14

Pequenos produtores de Ilhéus conhecem pólo de horta orgânica

Prefeitura de Ilhéus convocará 115 concursados até junho

A Prefeitura de Ilhéus anunciou que vai nomear, até o mês de junho de 2006, 115 candidatos habilitados no concurso realizado há dois anos pelo município. A contratação está garantida por um termo de ajustamento de conduta, firmado entre Prefeitura, Ministério Público e representantes dos concursados.

Representaram o governo no ato de assinatura do termo o procurador-geral Luís Carlos do Nascimento e o secretário de Administração, Guilherme Scofield. Eles destacaram o firme propósito do prefeito Valderico Reis de regularizar o quadro de pessoal do município, com a admissão de servidores para as áreas abrangidas no edital do concurso número 001/2004. Também destacaram o compromisso com a realização de novo certame para o preenchimento de outros cargos.

De acordo com o procurador Luís Carlos Nascimento, serão feitas 50 convocações em janeiro de 2006, mais 35 em março e 30 em junho. Nascimento informou que o prazo de validade do concurso será prorrogado em dois anos a partir de maio. “Caso haja necessidade, o município poderá antecipar as nomeações”, salientou o procurador-geral.

A estipulação do início das convocações para janeiro leva em conta o cumprimento do contrato de funcionários admitidos com prazo determinado. O prefeito Valderico Reis justificou a necessidade dessas contratações no início do governo, em caráter emergencial e temporário. No entanto, fez questão de reafirmar seu compromisso com os servidores concursados.

“Para nós é uma grande alegria dar essa notícia aos aprovados no concurso”, disse. Valderico lembrou a “situação precária” em que encontrou a Prefeitura, com a máquina administrativa desorganizada, dívidas e projetos paralisados. “Desde o início, estamos trabalhando para colocar o governo nos trilhos e a convocação desses funcionários faz parte desse processo”, afirmou. Na educação, o prefeito lembra que vários educadores aprovados em concurso foram chamados para sala de aula.

Planejamento é saída para o crescimento sustentável

O prefeito Valderico Reis disse que a participação da sociedade é indispensável para as adequações do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e garantir o crescimento sustentável de Ilhéus. A afirmação foi feita na abertura da Oficina dos Planos Diretores Participativos, evento que será realizado até esta quinta-feira, no hotel Barravento, na zona norte, e conta também com representantes de outros dez municípios sul-baianos.

Desde os primeiros dias de governo, afirmou Valderico, a administração tem procurado tomar decisões de forma participativa e ouvindo a comunidade. “Nós sabemos que temos um prazo até o ano que vem para adequar o Plano ao Estatuto das Cidades. Mas aqui a ordem aos nossos secretários é que isso seja feito de forma participativa e o mais rápido possível”, disse, acrescentando que a previsão é que este processo de discussões do Plano Diretor ilheense seja concluído até o final deste ano.

Valderico disse que a pressa em entregar o novo PDDU se justifica pela necessidade “de pensar o futuro de Ilhéus, mas fazer tudo direitinho, planejado”. O prefeito lembrou que a cidade tem forte vocação turística e industrial e que as mudanças no Plano Diretor são importantes também para “definir a cidade que temos e a Ilhéus que queremos”. O PDDU está sendo elaborado em Ilhéus com a participação dos diversos setores governamentais e da sociedade civil.

Participação

Ao lembrar das necessidades do município se adequar ao Estatuto das Cidades, a secretária de Governo, Luciana Reis, ressaltou que esta é uma exigência para municípios acima de 20 mil habitantes. “Ilhéus está fazendo a sua parte e tem contado, para isso, com a participação da sociedade”. A gerente de projetos de planejamento territorial do Ministério das Cidades, Heloísa Azevedo, disse que é importante a gestão compartilhada do processo de readequação do PDDU, além da participação dos diversos poderes, “além do Executivo, o Legislativo e o Judiciário”.

Heloísa proferiu palestra no primeiro dia de oficinas e abordou os conceitos, conteúdos e o processo de elaboração de planos diretores participativos. A abertura foi feita pelo superintendente de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia, Luiz Baqueiro. Ele falou sobre os planos diretores participativos em implementação no estado. À tarde, os trabalhos começaram com o Jogo do Direito à Cidade, seguido pela palestra sobre Regularização Fundiária, com o arquiteto credenciado pelo Ministério das Cidades, Armando Branco.

Nesta quinta-feira (10), a programação terá início com a apresentação do filme “Plano Diretor Participativo”. A Mobilização e Participação Popular será abordada, em seguida, pelo coordenador da Fabs/Conam Movimento Popular, João Pereira. Na seqüência, está programada uma apresentação sobre financiamentos de planos diretores na Bahia, pelo coordenador da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Jader Santos.

Fanfarra ilheense vence competição estadual

Com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), a Fanfarra Juvenil do Colégio Estadual de Ilhéus (Fanjuce) recebeu prêmio de primeiro lugar na contagem geral de concurso promovido pela Associação das Fanfarras da Bahia (Afabi). O grupo concorreu com fanfarras representando diversos municípios baianos.

Nos quesitos melhor pelotão, regência, figurino, baliza, estandarte e pelotões coreográfico e cívico, a Fanjuce também foi premiada em primeiro lugar (troféus) ao participar de campeonato da categoria nos municípios de Santo Antonio de Jesus, Ipiaú e Taperoá.

Depois desses resultados, Wilde Silva (presidente), Efrain Costa (instrutor de pelotão cívico), Rhivran Carvalho (instrutor de coreografia), Edvaldo Santos (linha de frente) e Givanilson Nascimento (co-regente) da fanfarra estiveram na terça-feira (8) à tarde na Fundação Cultural de Ilhéus. A visita foi de agradecimento pelo apoio recebido e que garantiu o transporte de equipamentos e componentes da Fanjuce, formada por 86 estudantes e ex-alunos do colégio.

No encontro com diretores da Fundação Cultural, os representantes da fanfarra manifestaram sua preocupação com relação à viagem-surpresa para este sábado (12), para disputar uma classificatória em Alagoinhas. “Como participamos de eventos num curto espaço de tempo em Santo Antonio de Jesus, no dia 5 deste mês e nos dias 9 e 29 de outubro em Ipiaú e Taperoá, ficamos sem dinheiro suficiente para custear outra viagem. Por isso, fomos buscar ajuda com a presidente Adriana de Castro para o transporte”, disse Wilde Silva.

Segundo ele, caso a Fanjuce não participe desse evento ela estará automaticamente fora da disputa final do campeonato da categoria, programada para 27 deste mês, no município de Irará. “Para a etapa final conseguimos ajuda da diretoria do Colégio Estadual, de familiares dos participantes e da própria comunidade para conserto dos instrumentos e uniformes. O prefeito Valderico Reis tem nos ajudado dentro do possível”. A fanfarra ainda não recorreu a apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Saúde divulga relação dos classificados ao Samu 192

A relação dos classificados em primeira etapa da seleção simplificada para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) foi divulgada hoje à tarde (9), pela Secretaria Municipal de Saúde. A lista dos classificados está afixada em murais no Palácio Paranaguá e na sede da Secretaria. A relação contém os nomes classificados após apresentação de currículo. A partir desta quinta-feira (10) começa a segunda fase, com a entrevista dos candidatos no Sindicato dos Portuários.

Os primeiros a serem entrevistados são os candidatos a vaga de operador de rádio, nesta quinta. A chamada obedece a ordem alfabética. A sexta-feira (11) será reservada para a entrevista dos inscritos para vagas como motorista. Na segunda-feira (14) a entrevista é para candidatos a vaga de médicos emergentistas.

O processo de seleção continua no dia 14 com a entrevista para os candidatos a médico emergentista do Samu 192. Os inscritos para enfermeiro emergentistas serão submetidos à entrevista no dia 16. A seqüência do processo ocorre no dia 17 com a entrevista de candidatos a operador de rádio e auxiliar de regulação. As entrevistas para quem se classificou às vagas de técnico em enfermagem ocorrem nos dia 18 e 21 . Também no dia 21, será concluída a segunda fase com a análise de candidatos a auxiliar de regulação.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, esclarece que as entrevistas serão realizadas no período da manhã (8h às 12h) e à tarde (14h às 17h). “Optamos por fazer a entrevista seguindo a ordem alfabética”. Na lista divulgada nesta quarta-feira, o candidato poderá conferir o dia em que se submeterá à entrevista, que tem caráter eliminatório. Luz ainda ressaltou o compromisso do prefeito Valderico Reis em dotar Ilhéus de serviços de qualidade em saúde.

Ilhéus será sede do Encontro de Comissões Tripartite de Emprego

Representantes das Comissões Tripartites das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia estarão em Ilhéus no próximo dia 29. Eles participam do II Encontro Regional de Comissões Tripartites de Geração de Emprego e Renda. O evento, um amplo espaço de diálogo entre governo, empregadores e trabalhadores, acontecerá no Opaba Praia Hotel. Segundo a supervisora regional da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras), Virgínia Gomes, neste encontro serão discutidas questões relacionadas à geração de emprego e renda nos municípios.

Virgínia explica que as comissões são responsáveis pela fiscalização e acompanhamento dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no município. “Sabemos que hoje temos recursos nos bancos oficiais (Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica). Por isso, precisamos reativar as comissões e fazer com que elas efetivamente exerçam seu papel, participando ativamente da orientação e acompanhamento desses recursos”, disse.

A supervisora considera o encontro como um espaço fundamental para a estruturação e o aprimoramento das ações em busca da eficiência. Ela explica que Ilhéus foi escolhida para sediar o evento porque sua comissão foi a primeira a ser reativada e ter se destacado em suas ações, presididas pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho.

Para participar do evento, as instituições representativas do município, do comércio e outras organizações envolvidas na questão de geração de emprego e renda, devem fazer suas inscrições na Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, no sexto andar do anexo da Prefeitura de Ilhéus. A comissão é responsável, ainda, pela análise e liberação de empréstimos para atividades produtivas, dentre elas o segmento informal. “A geração de emprego e renda é uma de nossas prioridades”, destaca a secretária Rúbia Carvalho.

Fundaci ministra aula de japonês e origami

O convênio firmado entre a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e a Associação Cultural Nippo-Brasileira da Colônia de Una teve como maior resultado um curso de língua japonesa, ministrado pelo professor Seiji Oguri, no auditório Sosígenes Costa, localizada na rua Jorge Amado, 21, centro. As aulas, que são realizadas sempre de 9 às 10h30min e de 13 às 15h30min das quartas-feiras, começaram na semana passada e se estendem até o dia 27 de outubro do próximo ano.

Do conteúdo programático do curso consta conversação, letra (ideograma) e letra de tinta (sho-do). Além das aulas, o interessado poderá dispor ainda do aprendizado do origami (dobradura de papel) e pintura de tinta, que se constituem na parte da arte do curso de japonês. As aulas de origami acontecem sempre de 11 às 12h20min e de 16h a 17h das quartas-feiras.

O convênio foi celebrando para oferecer oportunidade às pessoas de conhecer o idioma japonês, “uma vez que esse tipo de oferta é praticamente inexistente, tanto no sul da Bahia quanto em grande parte do País. Por entender que existe demanda do ensino da língua japonesa, a Prefeitura de Ilhéus apóia a iniciativa.

Os interessados poderão obter outras informações sobre o curso de língua japonesa e a arte de origami, através da Fundaci, em horário comercial. Os alunos que conseguirem aprovação receberão diplomas. Já aqueles que assistirem a 75% das aulas receberão certificado de freqüência.

Ilhéus terá ponto facultativo nesta segunda-feira, dia 14

O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, assinará, nesta quinta-feira, 10, o decreto que estabelece ponto facultativo no município no dia 14 de novembro (segunda-feira). Seguindo exemplo do Governo do Estado, as repartições públicas locais também terão “feriado” prolongado por conta das comemorações do 116º aniversário da Proclamação da República.

O ponto facultativo vale para a maioria das repartições, a exemplo da sede da Prefeitura, secretarias e escolas da rede municipal. Entretanto, será mantido o funcionamento dos serviços essenciais, como a emergência de unidades de saúde. Com relação aos órgãos do Estado, por conta do decreto do governo baiano, não funcionarão o Fórum, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e os estabelecimentos de ensino da rede estadual.

Pequenos produtores de Ilhéus conhecem pólo de horta orgânica

Pequenos agricultores de Ilhéus conheceram na semana passada a produção de hortaliças orgânicas de Santa Maria do Jetibá (ES). O município capixaba é o maior pólo de orgânicos do sudeste brasileiro e os agricultores ilheenses tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de cultivo no município onde predomina a agricultura familiar. A convite do Sebrae, 46 produtores da região visitaram o pólo, incluindo os moradores do Rio do Engenho, Retiro e os assentamentos Frei Vantuy e Vila Cachoeira.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior (Seapi), Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), disse que Ilhéus tem um solo e área disponíveis para o desenvolvimento da agricultura orgânica. “Faremos o possível para implantar a horta orgânica em Ilhéus, a fim de beneficiar os pequenos produtores, assim como a população em geral, que poderá comer alimentos mais saudáveis”, disse o secretário.

O secretário disse que também é crescente a busca por produtos orgânicos. A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Sebrae, já tem levado aos pequenos produtores dos distritos, cursos de capacitação em horta orgânica. De acordo com a Federação Internacional para os Movimentos de Agricultura Orgânica, o setor cresce 50% e gera R$ 250 milhões ao ano. Apenas em 2003, mais 275 mil hectares de solo brasileiro foram cultivados com produtos orgânicos.

O secretário considera a agricultura e a agroindustrialização grandes apostas do governo Valderico Reis como fontes de renda e geração de emprego. “Estamos acompanhando muitos setores que estão em crescimento no País e queremos contemplar Ilhéus com novos projetos que façam a cidade se desenvolver”, afirmou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *