Capitania dos Portos orienta sobre procedimentos de navegação

O delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus, capitão de corveta Francisco de Assis dos Santos, esteve em Canavieiras no último domingo (6), onde proferiu uma palestra sobre os procedimentos a serem adotados para a regularização e habilitação de condutores amadores. Estiveram presentes ao evento, realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o prefeito Zairo Loureiro, o vereador Otoniel Cassimiro, o secretário de Agricultura, Lázaro Matos, o capitão de corveta José Humberto de Santana, e o presidente da Colônia de Pescadores Z20, Renvil Souza, além de pessoas ligadas aos transportes aquaviários, esportistas e usuários de transportes marítimos de toda a região.
O capitão de corveta Francisco de Assis dos Santos destacou a necessidade de adequação das normas de segurança do transporte marítimo na região, uma vez que o número de acidentes aumenta nas temporadas de verão envolvendo embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros e principalmente jet-ski. Ele colocou a disposição de todos os presentes a relação dos documentos necessários para inscrição de embarcações não sujeitas a registro no Tribunal Marítimo nas áreas de navegação mar aberto, área de navegação interior e embarcações de esporte e recreio. O delegado reforçou ainda a importância de todos terem conhecimento dos cuidados que se deve ter no mar e a legalização da atividade marítima. A definição de amador, que é todo aquele que possui habilitação para operar embarcações de esporte e/ou recreio em caráter não profissional, também foi abordada pelo oficial da Marinha.
Ele afirmou que os amadores poderão ser habilitados nas categorias de veleiro – pessoa apta para conduzir embarcações à vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior – e motonauta (habilitado para conduzir jet-ski nos limites da navegação interior). Arrais amador, para embarcações nos limites da navegação interior; mestre amador – conduz embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira; e capitão amador – aquele que conduz embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa -, também se enquadram nas habilitações para amadores. Para encerrar a palestra, o capitão de corveta Francisco de Assis dos Santos anunciou, para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, a instalação em Canavieiras de um posto móvel da Capitania dos Portos para o fornecimento de título para inscrição de embarcação para amadores.
O prefeito Zairo Loureiro enfatizou no encontro a importância que os procedimentos de segurança trazem para o desenvolvimento do transporte marítimo da região e a necessidade de adequação do setor. O prefeito anunciou para os pescadores filiados à Colônia Z20 a disponibilização de cinco canoas motorizadas com equipamentos de pesca, que beneficiarão diretamente 50 famílias, e a tramitação, junto à Secretaria Estadual de Combate à Pobreza, através do Programa Boa Pesca, de mais 30 barcos que irão beneficiar 300 famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *