Ilhéus será palco da I Mostra de Cinema Francês do Sul da Bahia

De 17 a 20 de novembro, acontecerá em Ilhéus a I Mostra de Cinema Francês do Sul da Bahia, trazendo quatro obras fantásticas do cinema europeu. Na programação, estão os filmes: Huit Femmes, Le goût des autres, Harry un ami qui vous veut du bien e Tanguy.
A Mostra está sendo organizada pelo Yázigi Internexus, com apoio da Cinemateca da Embaixada Francesa e Cine Santa Clara, com o objetivo de divulgar o novo cinema francês na região. Segundo o diretor do Yázigi, José Morais, “no Sul da Bahia, principalmente em Ilhéus, existe um grande grupo de pessoas interessadas na cultura francesa, a começar pelos alunos do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA) da Uesc”.
As sessões serão às 15h e 19h, no Cine Santa Clara, com preço único de R$ 4,00. No dia 17 de novembro, às 19h, dando início à Mostra, será exibido o filme policial “Huit Femmes” (Oito Mulheres), de François Ozon, considerado uma das maiores produções da França em 2001. Com Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart, Fanny Ardant e Virginie Ledoyen, a história começa com um assassinato cometido próximo ao Natal em uma antiga casa isolada. As oito mulheres que freqüentam a casa passam a ser suspeitas do crime.
Na sexta-feira (18), também às 19h, será a vez da comédia dramática “Lê goût dês autres” (O Gosto dos Outros), de Agnès Jaoui, que ganhou o César 2000 (o Oscar francês) como melhor filme, melhor roteiro e melhores atriz e ator coadjuvantes. O filme mistura a história de personagens completamente diferentes, como um empresário, uma garçonete, um caminhoneiro, um guarda-costas e uma decoradora. No elenco estão Anne Alvaro, Jean-Pierre Bacri, Alain Chabat, Gérard Lanvin, Agnès Jaoui e Brigitte Catillon.
O suspense também estará presente na Mostra, no sábado (19), com “Harry un ami qui vous veut du bien” (Harry chegou para ajudar), que participou da competição oficial em Cannes no ano 2000. Dirigido por Dominik Moll e estrelado por Sergi Lopes, Laurent Lucas, Mathilde Seigner, Sophie Guillemin e Liliane Rovère, o filme mostra um casal à beira de um colapso, com suas filhas sugando toda a sua energia e a casa de férias em obras há três anos. Tudo começa a melhorar com a chegada do amigo Harry, disposto a tudo para deixar a família feliz, mesmo que por métodos pouco ortodoxos.
A I Mostra de Cinema Francês do Sul da Bahia será encerrada no domingo (20), com a comédia “Tanguy”, indicada ao César 2002 para melhor ator principal e melhor jovem talento. De Etienne Chatiliez, o filme traz a história de um jovem de 28 anos, filho único, que ainda mora com os pais num confortável apartamento. Tanguy é superdotado, especialista em assuntos do Extremo-Oriente. Apesar de tudo parecer estar em perfeita harmonia, a história é bem diferente das aparências. No elenco: Sabine Azema, André Dussolier, Eric Berger, Hélène Duc, Aurore Clement e Patrick Bouchitey.
José Morais destaca que os filmes serão legendados em português, para que todos os interessados possam ter acesso, mesmo aqueles que não dominam o idioma francês. “Os filmes são bem interessantes e com uma linguagem bastante acessível. Uma excelente oportunidade para aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre a França”, disse o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *