O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), assinou convênio com o presidente da Bahiatursa, Cláudio Taboada, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento turístico nos municípios. Um dos primeiros passos é a realização de cursos de treinamento para melhorar a mão-de-obra operadora da atividade turística nos seus diversos segmentos regionais e também integrar os municípios nas ações do Programa de Regionalização do Turismo-Roteiros do Brasil.
Segundo o presidente da Amurc, o convênio prevê a continuidade do envolvimento da comunidade escolar nas ações de conscientização para levar o turismo para a sala de aula e promover pesquisa de demanda, estatística, avaliação de equipamentos e serviços turísticos, consultoria e implementação de Postos de Informações Turísticas. Outro ponto considerado de grande importância e está no bojo do acordo é a participação junto aos órgãos de estudos para monitorar as áreas de preservação ambiental, parques e reservas que estejam no domínio geográfico dos municípios.
É de incumbência da Amurc fiscalizar o cumprimento da legislação de monitoramento das áreas de preservação ambiental, introduzir no currículo das escolas municipais de 1º grau matéria sobre noções de turismo e preservação ambiental e também fornecer informações ao turista. Além disso, a instituição será responsável pela inscrição dos candidatos ou dos segmentos profissionais que irão participar dos eventos.
Compete a Bahiatursa elaborar programa de cursos, selecionar e contratar instrutores; promover e coordenar seminários e oficinas nas áreas de regionalização; providenciar os diplomas e certificados dos participantes; promover pesquisas de demanda turística e estatística em conjunto com as prefeituras; treinar a mão-de-obra fornecida pelos municípios, além de orientar, implantar e acompanhar o desenvolvimento das ações dos Conselhos Municipais de Turismo.