ONU declara 27 de janeiro o “Dia Mundial das Vítimas do Holocausto”

A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou nesta terça-feira 27 de janeiro o “Dia Mundial das Vítimas do Holocausto”– massacre que matou 6 milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
A decisão foi tomada mediante uma resolução apresentada por Estados Unidos e Israel e aprovada por consenso pelos 191 países-membros da Assembléia Geral. O dia escolhido lembra o 27 de janeiro de 1945, quando aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz (Polônia).
Cerca de 6 milhões de judeus morreram nos campos de concentração nazistas, da mesma forma que outras centenas de milhares de pessoas devido à sua origem étnica, crenças religiosas ou à sua orientação sexual.
O texto aprovado pede aos países-membros que realizem programas educativos para que as futuras gerações conheçam o que foi o Holocausto dos judeus e suas conseqüências.

O documento também pede ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que estabeleça um programa intitulado “O Holocausto e as Nações Unidas”, que permita mobilizar a sociedade civil para lembrar o que foi essa tragédia, para evitar que a mesma se repita.

Em um comunicado, Annan expressou sua satisfação com a decisão da Assembléia Geral.

Efe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *