Microsoft apóia biblioteca on-line que concorre com o Google

A Microsoft se juntou a outras instituições para oferecer uma ferramenta com a qual os usuários poderão fazer buscas em livros. A iniciativa é parecida com o Google Print, que já oferece na web trechos de livros disponíveis em bibliotecas.
A empresa de Bill Gates vai trabalhar em parceria com a OCA (Aliança do Conteúdo Aberto, em tradução livre), um grupo que já conta com Yahoo!, Universidade da Califórnia e Internet Archive, entre outras organizações. A versão beta da ferramenta deve estar disponível no ano que vem, com cerca de 15 mil livros on-line.
Para evitar conflitos com editoras e autores, o grupo vai considerar apenas as obras de domínio público –aquelas que não estão submetidas à lei dos direitos autorais.
Segundo Danielle Tiedt, gerente da divisão MSN, a OCA também está conversando com editoras e bibliotecas para chegar a um acordo sobre a divulgação de conteúdo protegido pela lei dos direitos autorais. Uma das hipóteses é a cobrança de acesso a este material restrito.

Hoje, o Google divulgou um comunicado dizendo “dar as boas vindas a iniciativas que tornam as informações acessíveis ao mundo”.

Aqueles que apóiam o Google, afirma a agência de notícias Reuters, lamentam o fato de os dois grupos não trabalharem juntos. Representantes dos dois lados disseram, no entanto, que os projetos “devem se encontrar”. “É uma questão de tempo até que cheguemos a um acordo”, afirmou Rick Prellinger, diretor da OCA.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *