INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus participa do 33º Congresso da Abav

Estádio passa por reformas para se adequar a Estatuto

Feira mostra experiências e aproxima professor e aluno

Ilhéus monta plano de combate à violência sexual contra a criança

Verificação de taxímetro em Ilhéus vai até dia 29

Ilhéus participa do 33º Congresso da Abav

Um pouco de chocolate, uma pitada de literatura e farta dose de belezas naturais. É essa combinação saborosa que a cidade de Ilhéus vai servir no 33º Congresso da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), evento que acontece de 26 a 30 de outubro, no Rio de Janeiro. Para mostrar os seus encantos, a Terra da Gabriela terá espaço reservado no estande que a Bahiatursa montará no evento.
Quem visitar o local vai se deparar com o turco Nacib, a sensual mulata Gabriela e saborear deliciosos bombons de chocolate. A Secretaria de Turismo também preparou uma nova folheteria, com fotos e informações sobre Ilhéus. “Vamos mostrar porque a nossa cidade é um bom destino para quem gosta de viajar e conhecer belos lugares”, afirma o secretário Raymundo Mazzei, que segue para o Rio nesta terça-feira, 25.
Mazzei salienta que o atual governo tem se empenhado na divulgação do destino Ilhéus em todo o País e a Abav proporciona uma condição privilegiada para fazer propaganda da cidade. São esperados no Riocentro, local onde vai acontecer o Congresso, nada menos que 20 mil visitantes. Cerca de 700 empresas – entre companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, cartões de crédito e locadoras de automóveis – também vão exibir seus produtos e serviços.
“O turismo em Ilhéus é visto hoje como um negócio importante, um forte vetor para a geração de renda e empregos e por isso vamos investir para atrair um número cada vez maior de visitantes”, declara Mazzei. E como o interesse não é apenas trazer o visitante, mas verdadeiramente seduzi-lo, o secretário diz que o governo, juntamente com o trade, vai incentivar a realização de eventos, além de promover a conservação da cidade e a valorização de sítios históricos e outros locais de apelo turístico.
É esse novo momento do turismo local que será apresentado para o público seleto do 33º Congresso da Abav. Gente que vem de todos os estados do Brasil e de mais 15 países, estes representados por 33 delegações, num evento onde vão ocorrer seminários, plenárias e rodadas de negócios, com a participação 4.800 agências de viagens. “Esse é o momento de apostar em Ilhéus, pois os resultados certamente vão aparecer, confirmando a vocação turística da nossa cidade”, finaliza Mazzei.

Estádio passa por reformas para se adequar a Estatuto

A Prefeitura decidiu acelerar as melhorias nas instalações do estádio Mário Pessoa a fim de atender as exigências do Estatuto do Torcedor e poder sediar os jogos do Colo Colo, no Campeonato Baiano de Futebol 2006. O time ilheense estréia no campeonato na primeira quinzena de janeiro. O secretário de Esporte e Cidadania, Nilton Lima, diz que as maiores intervenções ocorrem no sistema elétrico e inclui a revisão do conjunto de refletores.
Com o término das competições em nível profissional, o estádio ficou temporariamente fechado para que o gramado fosse recuperado. Melhorias também foram executadas no sistema de drenagem e na parte sanitária. As medidas atendem a uma exigência da Federação Baiana de Futebol (FBF). Após a conclusão das obras, o Mário Pessoa passará por vistoria da Federação. “Essa vistoria visa identificar se o estádio estará apto a receber jogos do Campeonato Baiano”, diz o secretário de Esporte. A previsão é de que a vistoria seja realizada em dezembro.
Nilton afirma que o governo vem dando prioridade à recuperação dos equipamentos esportivos e busca, junto ao Ministério do Esporte, recursos para a reforma completa de quadras poliesportivas. O secretário ressalta que o município, devido às dificuldades financeiras, não teria como arcar sozinho com os custos de recuperação de todas as praças esportivas do município.
Para o secretário, a campanha histórica do Colo Colo no Baianão 2005 mostra a força de Ilhéus no futebol e o acerto do prefeito Valderico Reis, na decisão de apoiar as várias modalidades esportivas. Nilton acrescenta que as melhorias também são feitas seguindo padrões determinados em negociações envolvendo o Departamento de Vigilância à Saúde (Secretaria Municipal de Saúde) e Ministério Público.

Feira mostra experiências e aproxima professor e aluno

Promover a interação entre professor e aluno é o objetivo de uma feira de experiências reunindo turmas do projeto de regularização do fluxo escolar, em Ilhéus. A feira começa às 14h30min desta terça-feira, no estádio Mário Pessoa, e reunirá mais de 300 participantes de escolas da rede municipal. Durante o evento serão mostradas experiências bem-sucedidas do projeto que tem como objetivo corrigir distorções entre idade e série.
Na Feira de Experiências, haverá apresentação de peças organizadas pelos alunos do projeto de regularização do fluxo escolar, paródias mostrando o trabalho desenvolvido em sala de aula. As apresentações acontecem em estandes montados no estádio. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, diz que outro objetivo, além de mostrar os casos de sucesso, é integrar a comunidade escolar onde as turmas do projeto estão inseridas.
De acordo com o secretário, a participação de toda a comunidade escolar mostra uma outra visão do processo educacional, “a de que o ensino ocorre de forma interativa e a sua gestão também deve contar com o apoio e a participação de todos”, diz. O projeto de regularização do fluxo escolar conta com recursos do Programa Educar para Vencer, da Secretaria Estadual de Educação, e visa combater um dos principais problemas do ensino brasileiro: a distorção entre a idade do aluno e a série.
A distorção ocorre quando o aluno não consegue concluir os estudos do ensino fundamental, por exemplo, na fase ideal, o que acontece motivado por problemas como a evasão escolar. A distorção tem maior incidência em comunidades pobres, onde também é maior o índice dos que abandonam a escola para desenvolver atividade para complementar renda da família.

Ilhéus monta plano de combate à violência sexual contra a criança

O combate à violência e à exploração contra crianças e adolescentes será reforçado em Ilhéus com a definição de um plano operativo do Projeto Sentinela. O plano visa direcionar as ações do projeto e será discutido durante seminário que começa nesta quinta-feira (27), no Instituto Nossa Senhora da Piedade. O evento contará com representantes de instituições e órgãos que atuam direta ou indiretamente neste setor.
A programação do seminário será aberta às 9h da próxima quinta-feira (27), com a conferência sobre a contextualização histórica do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A palestra será proferida pela representante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca-BA), Karin Koshima. À tarde, serão realizadas oficinas para a elaboração do Plano Operativo, abordando três eixos: análise da situação, mobilização e articulação e defesa e responsabilização. No segundo dia, as oficinas versam sobre atendimento, prevenção e protagonismo juvenil, com apresentação dos resultados dos grupos e encerramento.
Estarão presentes no seminário o coordenador de Programas e Projetos Especiais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setras), Frederico Fernandes de Souza, além de toda a equipe do Programa Sentinela, Conselho Tutelar, CMDCA e CMAS. Também participarão representantes de secretarias municipais, polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, além de Ong’s, abrigos e o Juizado de Menores.
Durante o evento, a Setras irá distribuir o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que servirá como base para o plano local, que receberá adaptações de acordo com as necessidades e a realidade ilheense. Segundo Frederico Fernandes, este plano pretende criar, ordenar e fortalecer um conjunto articulado de ações e metas fundamentais para assegurar a proteção integral à criança e ao adolescente em situação ou risco de violência sexual.
A coordenadora do Programa Sentinela em Ilhéus, Maria José da Hora, afirmou estar muito feliz por Ilhéus ter sido escolhida para elaborar este plano, que é muito mais abrangente do que a rede de enfrentamento que já existe no município. “A partir do momento em que o documento estiver pronto e for votado, será oficializado e nossa rede estará mais forte do que nunca” disse. Ela conta que nesse seminário serão escolhidos 21 delegados de todos os órgãos para cuidar do plano.
Atendimentos
Segundo a coordenadora, em toda a Bahia existem apenas nove municípios que contam com o Programa Sentinela, sendo Ilhéus o único do Sul da Bahia. “A cidade contemplada com um programa como este, é capaz de oferecer um atendimento altamente qualificado não só para as crianças como também às suas famílias”, garantiu. A meta estipulada pelo Governo Federal para que o programa funcione é de 80 atendimentos mensais, mas em Ilhéus a média é de 200 atendimentos.
Maria José destacou o apoio que o Programa Sentinela tem recebido do prefeito Valderico Reis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho. “O governo municipal tem demonstrado um carinho muito grande pelo programa, sendo sempre um grande parceiro”, afirmou. A Secretaria de Educação também começará um trabalho em parceria com o Sentinela, para capacitar os professores sobre a importância da prevenção à violência e exploração contra crianças e adolescentes.

Verificação de taxímetro em Ilhéus vai até dia 29

Ilhéus começou hoje (24) a verificação de taxímetro de veículos que operam no sistema de transporte de passageiros. A análise é feita pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) com o suporte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans). Nesta segunda, a inspeção ocorreu em veículos de placa final 1 ou 2. Amanhã será a vez de táxis com número final 3 ou 4. A inspeção está sendo feita no estacionamento próximo ao Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes.
A verificação anual é obrigatória e pode ser feita no horário das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Celso Assereuy, diz que durante a verificação são analisados, além do estado de conservação do veículo, o alvará de concessão do serviço, marca de verificação e a selagem do taxímetro. O estado de conservação do taxímetro é aferido com a verificação metrológica, quando os técnicos observam se o equipamento cumpre bem a relação entre distância percorrida e o valor correspondente em reais.
Calendário
O calendário de verificação terá seqüência ainda na quarta-feira (26) e atende taxistas com veículos de número final 5 ou 6. Já os que têm como número final 7 ou 8 devem comparecer no dia 27; e os de finais 9 ou 0, no dia 28. Para quem perder o prazo, a última chance será no dia 29. “A inspeção é uma oportunidade para que o taxista trabalhe dentro das normas, oferecendo segurança também ao passageiro”, diz o titular da Setrans, destacando a “obrigatoriedade da verificação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *