MUNICÍPIO AMPLIA ESPAÇO PARA ATENDER PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
ENCONTRO NACIONAL DISCUTE A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
ENCONTRO VAI DISCUTIR SEGURANÇA ALIMENTAR
FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL MOVIMENTA O MUNICIPAL DE ILHÉUS
NOVIDADES DA INFORMÁTICA SÃO APRESENTADAS EM ILHÉUS
SIMONE REIS ASSUME A CHEFIA DE GABINETE
ILHÉUS DISCUTE PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA
A passagem do Dia do Professor (15 de outubro) será comemorada em Ilhéus com uma grande festa na Concha Acústica, neste sábado, a partir das 18 horas. O evento, organizado conjuntamente pela Secretaria de Educação e Fundação Cultural, terá shows das bandas S4 e Cia., Zouk Mania e participação especial da cantora Chica de Cidra. As duas primeiras atrações fazem parte da programação do Agita Ilhéus, excepcionalmente transferido para a Concha em virtude da homenagem aos profissionais do magistério.
O secretário municipal de Educação, Professor Almir Gonçalves Pereira, afirma que a festa é uma “justa retribuição a profissionais que têm se empenhado para construir um sistema educacional cada vez mais eficiente em Ilhéus”. Pereira declarou que fazem parte da lista de prioridades do governo a valorização do professor e os investimentos na melhoria da infra-estrutura dos estabelecimentos de ensino nas zonas urbana e rural.
“Acho que a maioria dos professores de Ilhéus percebe que o governo do prefeito Valderico Reis tem compromisso com a melhoria da qualidade de ensino na rede municipal”, destaca o secretário. Segundo ele, existe “uma intenção verdadeira de melhorar cada vez mais as condições de trabalho e salário dos professores de Ilhéus, o que já foi iniciado nessa administração”.
NOVA SEDE
As comemorações pelo Dia do Professor tiveram início na quinta-feira, com homenagens a antigas educadoras do município. As professoras Conceição Lopes e Horizontina Conceição, que formaram várias gerações de ilheenses nas décadas de 60 e 70, foram relembradas em evento do Projeto Constelação, na Biblioteca Municipal Adonias Filho. Também integra a lista de eventos a inauguração da nova sede da Secretaria de Educação, situada na Avenida Dois de Julho, nesta sexta, 14, a partir das 9 horas.
MUNICÍPIO AMPLIA ESPAÇO PARA ATENDER PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
Assegurar o acesso e a permanência de alunos com necessidades especiais na rede de regular de ensino de Ilhéus, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e autonomia, além de facilitar a inclusão nos espaços sociais. Esse é um dos objetivos do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), que conta com atendimento especializado na rede municipal de ensino e oferece suporte necessário aos professores e alunos.
Na terça-feira, dia 11, o Crie promoveu uma série de atividades com seus alunos, na Praça J.J. Seabra, centro da cidade. No espaço público, crianças portadoras de necessidades especiais desenvolveram trabalhos em desenho, pintura e participaram de contações de histórias. O objetivo do evento, além de comemorar a semana da criança, foi ajudar a reduzir o preconceito contra as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
A coordenadora da instituição, Dinalva Prisco Teixeira, lembrou que “com essa atividade, tentamos sensibilizar a população para entender que a criança portadora de necessidade especial, pensa e pode desenvolver várias habilidades”. Ela destacou o interesse do prefeito Valderico Reis pela atenção às crianças especiais.
Em 2001, quando foi criado, o centro atendia 23 pessoas e atualmente trabalha com 192. Dinalva Teixeira destaca o esforço do governo para oferecer condições adequadas ao desenvolvimento dos alunos. Para isso, autorizou a Secretaria de Educação transferir o Crie para um novo e melhor espaço, além de ampliar o seu corpo profissional. O Crie conta com equipe multidisciplinar formada por psicóloga, psicomotrista, psicopedagogas e professores de libras e braile.
ENCONTRO NACIONAL DISCUTE A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país se reúnem a partir do próximo domingo (16) em Ilhéus, para discutir experiências e avanços na gestão dos recursos hídricos no Brasil. Aproximadamente 600 representantes de comitês de bacias, órgãos ambientais e gestores públicos participam do evento nacional que tem abertura prevista para as 20h do domingo, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A abertura oficial será feita por representantes do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, pelo prefeito Valderico Reis e o governador Paulo Souto.
O Encontro deste ano terá como temas principais a discussão sobre a natureza jurídica e o papel político dos comitês de bacias hidrográficas e a articulação dos sistemas de gestão de recursos hídricos com as áreas de meio ambiente, saneamento e saúde. A secretária municipal de Meio Ambiente de Ilhéus, Vera Lúcia Oliveira, diz que este será um momento em que os comitês participam das discussões não mais como ouvintes, mas como atores principais na gestão dos recursos.
Após a abertura oficial no domingo, começam as discussões técnicas e apresentação de experiências de comitês de bacias como os do Rio São Francisco e do Vale do Parnaíba, a partir das 8h30min da segunda (17). Os participantes farão uma análise de competências dos entes que compõem o sistema de gestão dos recursos hídricos. Para a secretária, as preocupações dos governos e da sociedade regional com o meio ambiente e a gestão dos recursos naturais fazem com que a Bacia do Leste seja o centro das atenções.
Na terça (18) técnicos, ambientalistas e gestores municipais abordam o diálogo entre os sistemas hídricos, de saúde e de saneamento. No dia 19 serão analisados o plano de recursos hídricos, com os respectivos programas, diretrizes, e metas, além de abordagem sobre projetos de lei afins em tramitação no Congresso Nacional. No mesmo dia ainda haverá oficinas e reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Câmara Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), encerrando-se com uma oficina para a proposição de articulação entre os comitês brasileiros de bacias.
O VII Encontro se encerra no dia 20 com a assembléia geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e a realização de visitas técnicas a áreas que compõem a Bacia do Leste (integrada por municípios banhados pelos rios Almada, Cachoeira, Santana, Una, Colônia, Salgado e Aliança). Por ser uma região que abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, a Bacia do Leste se torna centro das atenções e preocupações do Comitê Nacional de Bacias Hidrográficas.
ENCONTRO VAI DISCUTIR SEGURANÇA ALIMENTAR
A Secretaria de Saúde de Ilhéus promove, de 17 a 20 deste mês, a I Semana Mundial de Alimentação, com a I Jornada Científica de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como tema central “Você é o que você come”. A jornada vai ser desenvolvida no C.T.A. (Centro de Triagem e Aconselhamento) da Secretaria (Avenida Canavieiras), das 8 às 18 horas do dia 17. Outros itens da programação incluem passeata (saída da Secretaria Municipal de Saúde, às 15 horas do dia 19) e Feira de Saúde (na Marquês de Paranaguá, a partir das 14 horas do dia 21.
Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição do município, Vívian Honorato, conscientizar as pessoas sobre como e o que comer precisa fazer parte de qualquer programa de saúde pública. “Tanto o excesso quanto a falta de determinados nutrientes contribuem para o surgimento de doenças, já a partir da infância – daí as estatísticas sobre hipertensão e obesidade juvenil”, alerta a especialista.
A programação do evento é a seguinte:
Dia 17 – no auditório do C.T.A., na avenida Canavieiras, das 8 às 18 horas, I Jornada Científica. A jornada inclui palestra sobre segurança alimentar, minicurso sobre alimentação e nutrição, além de palestras sobre aleitamento materno e alimentação na gestação.
Dia 19 – Passeata pelo centro da cidade, com o tema “Você é o que você come”. Saída às 15 horas, após concentração na Secretaria de Saúde (Avenida Canavieiras).
Dia 21 – Feira da Saúde, com aferição de pressão arterial, dicas sobre alimentação saudável e encaminhamento de pacientes em risco.
FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL MOVIMENTA O MUNICIPAL DE ILHÉUS
O Festival de Teatro Infantil, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) desde o dia 4 de outubro, vai ser encerrado no final desta semana (16) com encenações das peças “Gabi: a rainha da cocada preta”, “A formiga fofoqueira” e “Lá no fim do arco- íris”, no Teatro Municipal. As apresentações acontecem de sexta a domingo, sempre em duas sessões. Os espetáculos de sexta-feira e sábado custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). No domingo, cada ingresso poderá ser adquirido na bilheteria do teatro mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.
“Gabi: a rainha da cocada preta” será encenada às 9h30min e 15 horas de sexta. No sábado a garotada poderá conferir “A formiga fofoqueira”, às 10 e às 17 horas. “Lá no fim do arco-íris” será apresentada às 14 e às 17 horas de domingo.
O Festival do Teatro Infantil incluiu apresentações de peças nas praças dos bairros mais populosos da cidade, gratuitamente. O evento foi o ponto alto da programação cultural da Fundaci para a comemorar o Dia da Criança.
NOVIDADES DA INFORMÁTICA SÃO APRESENTADAS EM ILHÉUS
O que há de mais novo no setor de informática encontra-se em exposição na V Feira de Informática e Eletroeletrônico de Ilhéus, evento que começou no dia 11 e prossegue até esta sexta, 14, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Marcas de 17 empresas estão representadas no evento, que introduziu em sua programação rodadas de negócios e palestras.
A abertura da feira contou com a presença do prefeito Valderico Reis e da secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho. Valderico destacou a importância da Feira de Informática e do Congresso de Ciência e Tecnologia para fortalecer a posição de Ilhéus como pólo de desenvolvimento tecnológico. O prefeito também salientou a disposição do governo de favorecer a democratização do conhecimento e a extensão dos benefícios do crescimento da cidade a um percentual maior de sua população.
O Congresso, que se desenrola paralelamente à feira, foi iniciado ontem (13), com a participação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Luchesi. Rúbia Carvalho salienta a importância de Luchesi e do Governo do Estado na parceria para a relização dos eventos que integram o I Encontro de Ciência e Tecnologia de Ilhéus. Também figuram como paceiros o Sindicato das Indústrias de Informática e Eletroeletrônico (Sinec), Cepedi e Uesc.
O presidente do Sinec, Gentil Pires, afirmou que os eventos têm “como pontos primordiais, mostrar para a comunidade ilheense os produtos com tecnologia de ponta produzidos no município e divulgar a cidade para o mundo como pólo exportador desses produtos”. A feira fica aberta ao público das 14 às 22 horas, constituindo-se em uma boa oportunidade para admirar-se com as novidades e fechar negócios
SIMONE REIS ASSUME A CHEFIA DE GABINETE
A empresária Simone Reis deixou o cargo de diretora-presidente da Fundação Cultural de Ilhéus para assumir a Chefia de Gabinete do governo municipal. A mudança foi confirmada nesta quinta-feira, 13, pelo prefeito Valderico Reis. A nova chefe de gabinete já está despachando no novo cargo, no Palácio Paranaguá.
Para o lugar antes ocupado por Simone na Fundaci, foi nomeada a ex-assessora administrativa da instituição, Adriana Castro. Ela já vinha exercendo uma ação de destaque na promoção cultural em Ilhéus, papel que pretende continuar desempenhando na condição de diretora-presidente. Adriana será oficialmente empossada assim que retornar da China, onde participa de evento no qual estão presentes agentes culturais de diversos países.
ILHÉUS DISCUTE PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Ilhéus quer ampliar as discussões sobre a segurança pública e a criar medidas alternativas para combater o crescimento da violência. Autoridades municipais, especialistas em segurança pública e representantes da sociedade civil organizada se reúnem nesta sexta-feira (14), às 15h, no salão nobre do Palácio Paranaguá, para dar início a uma série de ações visando a adotar medidas para garantir segurança à população. O encontro será coordenado pelo prefeito Valderico Reis. O conjunto de medidas formará o Plano Emergencial de Segurança Pública.
A necessidade de união de esforços se deu a partir de análise de dados sobre a violência e a segurança pública em Ilhéus. Segundo a coordenadora da Casa dos Conselhos de Ilhéus, Josiana Alves, as estatísticas serão apresentadas na reunião. “Queremos formular um plano que garanta tranqüilidade ao cidadão”, diz Josiana. Afirmando que as medidas a serem definidas a partir deste encontro deverão ser elaboradas para longo prazo, mas as preocupações com esta área aumentam com o início da alta estação.
Josiana explica que neste período aumenta intensamente o número de pessoas circulando pelas ruas e é quando a cidade mais recebe turistas. “A maioria dos eventos se concentra na alta estação e temos que dobrar ainda mais os cuidados”, diz. A coordenadora da Casa dos Conselhos afirma que o Plano Emergencial de Segurança Pública será definido em conjunto com a sociedade. A discussão nesta sexta-feira terá a participação de representantes da Guarda Municipal, das polícias civil, militar e federal.
Entidades como a CDL, Associação Comercial de Ilhéus, Conselho de Segurança e associações de moradores também participam do evento. A coordenadora da Casa dos Conselhos disse que a definição do Plano Emergencial mostra a preocupação que o prefeito Valderico Reis tem com a segurança pública. “A gestão da segurança é uma competência do Estado mas a sociedade pode se articular para reduzir os altos índices de violência”, diz Josiana.