UNIVERSO GLS
UM OLHAR SOBRE JORGE AMADO
CURTA A CURTA
Ainda repercute na região o lançamento do projeto do Jardim Atlântico Resort, que vai reativar um hotel símbolo do turismo de Ilhéus, na praia do sul, construído pelo grupo suíço Köella, e que já foi o preferido de celebridades.
Além do enorme sucesso que foi o coquetel de lançamento, realizado no centro cultural Bataclan, a repercussão em torno do projeto foi ainda maior pelo seu ineditismo. Um grupo de empresários radicado em Itabuna resolveu apostar no potencial da cidade e está formatando um novo conceito para o hotel com base na venda de cotas programadas, um pacote comercial de turismo que vem se expandindo em vários países.
Os empresários Rubens e Lúcia Gutman e Néa e Raimundo Machado Júnior decidiram desenhar um marketing dirigido ao universo GLS, como vem ocorrendo em outros estados e países. O diferencial é ser o primeiro hotel resort que se lança no mercado com cotas programadas para público GLS. E foi exatamente por isso que a repercussão em torno do hotel foi maior ainda.
Durante mais de uma semana os comentários se concentraram no projeto do hotel. Alguns por conta do preconceito arraigado nas próprias mentes, outros porque viram no projeto um filão econômico que vem respondendo positivamente aos pacotes comerciais lançados diretamente para públicos especiais.
Mas o que na verdade significa hoje o universo GLS? É a experiência e a convivência natural e sem preconceito entre gays, lésbicas e todo o universo simpatizante composto pelas famílias, companheiros e amigos, que se permitem conviver com o amor e as diferenças. Portanto, o universo é o conjunto social que ignora o preconceito e se abre ao convívio natural. Nada tem a ver com sexo & sexo.
Por isso, o lançamento do Jardim Atlântico Resort foi um sucesso, com a participação de empresários do trade turístico, jornalistas, radialistas, professoras, profissionais liberais, artistas e um mundo de gente que quer ver a vida além de um retrato 3×4. O hotel deve ser inaugurado na próxima temporada do reveillon, com uma super festa estrelada pelo cantor Edson Cordeiro, banda Vera Cruz e convidados.
O agente turístico Paulo Moreira, por exemplo, já reservou um espaço entre as lojas do hotel para montar a Gabriela Turismo. Empresários do setor em Itacaré também demonstram interesse em estabelecer parcerias com o hotel. Várias personalidades prestigiaram o lançamento no Bataclan, a exemplo do secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, o presidente do Conselho Ilheense de Turismo, Hans Schaeppi, o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, o secretário da Indústria e Comércio de Itabuna, Manuel Lopes, presidentes do Sindicon e do Convention Bureau de Ilhéus & Costa do Cacau, Antônio Costa e Washington Silva, as promotoras públicas Luciana Oliveira e Rita Margareth, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Nelson Oliveira, e muito mais gente.
UM OLHAR SOBRE JORGE AMADO
A jornalista Renata Smith, ex-TV Santa Cruz e ex-TV Cabrália e hoje na TV Sul Bahia, escolheu o escritor Jorge Amado como tema de dissertação que foi aprovada com distinção no Mestrado de Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Renata desenvolveu uma linha de pesquisa baseada na identidade da obra literária de Jorge Amado com o desenvolvimento turístico de Ilhéus, estruturando o corpo dissertativo em processo científico. Mas o fruto do trabalho foi traduzido para o documentário “Um olhar sobre Jorge Amado”, de 25 minutos, onde a jornalista produziu recortes bem modernos e diferentes do documentarismo tradicional.
O trabalho é instigante e aponta diversas variáveis estéticas, embora baseado fundamentalmente em depoimentos, como os de Zélia Gattai, viúva de Jorge, de José Nazal, Paloma Jorge Amado, Consuelo Ponde de Sena, o publicitário Sérgio Valente, entre outros. Certamente ilustra e fortalece a biblioteca multicultural que enlaça a recente história de São Jorge dos Ilhéus. A próxima etapa agora é o consumo deste trabalho.
CURTA A CURTA :
O Bar e Restaurante Vesúvio, situado no coração da cidade de Ilhéus, passa por mais um lote de obras de acabamento. Sob a batuta de Guido Paternostro, o ponto turístico mais famoso da terra se maquia para a próxima temporada de verão que promete agitar o fim de ano em Ilhéus.
O empresário e jornalista de turismo Hans Schaeppi fez uma grande movimentação na semana. Na quarta-feira, ofereceu um recheado coquetel para festejar o aniversário de 20 anos do Chocolate Caseiro Ilhéus, na sede da fábrica, no Iguape. As lojas nos aeroportos são verdadeiros cartões postais da cidade.
O jornalista Carlos Casaes reuniu o trade turístico da Bahia, no dia 27, em Salvador, para a 26ª. Versão do Troféu Catavento de Prata, cujo evento já está oficializado no calendário oficial da capital. A cerimônia de entrega aconteceu no Tropical Hotel da Bahia que reuniu empresários do cenário nacional.
A Universidade Estadual de Feira de Santana – Uesf – promoveu de quinta-feira até sábado o I Encontro de Comunicação Digital, realizado no Centro Universitário de Cultura e Arte. O encontro reuniu especialistas em diversas mídias focados no veículo Internet. O jornalismo abordado em várias formas.