SAGA DA TV
TURISMO NA TELA
JARDIM ATLÂNTICO
CURTA A CURTA
A TV Santa Cruz, filiada da Rede Bahia, marca mais um tento com o lançamento do primeiro DVD produzido pelo departamento de Jornalismo da emissora.
• A sessão de lançamento ocorreu na última segunda-feira, no Starplex do shopping Jequitibá, com as presenças do diretor geral César Mazzoni, do diretor de Jornalismo, Rogério Santos, e toda a equipe. O DVD Saga do Cacau é resultado da primeira experiência internacional do telejornalismo regional, com reportagem e apresentação de Marta Almeida e imagens de Marcelino, através de uma série de matérias produzidas no Brasil e na Europa sobre a cultura do cacau até os dias de hoje.
• Vale lembrar que o jornalismo da TV Santa Cruz tem se revelado um laboratório de trabalho eficiente que tem obtido o reconhecimento das redes Bahia e Globo, formando profissionais capacitados para o mundo da comunicação. Não é raro o aproveitamento de matérias da emissora na programação nacional da rede, inclusive na Globo News. O trabalho ajuda a manter a liderança na audiência e credencia a emissora para grandes coberturas.
TURISMO NA TELA
Em mais uma contribuição ao debate sobre os problemas regionais, a TV Santa Cruz exibiu, há alguns dias, um programa especial sobre o turismo de Ilhéus.
• A exibição foi feita no programa Bahia Revista, após o humorístico Sob Nova Direção, abordando as dificuldades enfrentadas pelo turismo local. A iniciativa é bastante positiva porque debate um assunto tão importante quanto complexo. A indagação jornalística sobre os motivos pelos quais o turismo de Ilhéus não deslancha parece não ter sido abrangente o quanto o assunto merece.
• Percebe-se o esforço editorial de ir o mais fundo possível no diagnóstico proposto. A abordagem apresentada, embora realista e oportuna, parece, em certo plano, injusta. Em que pese todos os equívocos da história, Ilhéus tem uma trajetória na modulação de sua vocação turística. As potencialidades naturais e econômicas são inegáveis. E existem exemplos que deram certo, como agências de turismo, empreendimentos hoteleiros e culturais, que, a meu ver, devem também ser mostrados nesse contexto.
• Com um tema tão instigante, a sensação é que o assunto não se esgota. E a abordagem contínua vai cristalizar o diagnóstico sobre os desencontros do projeto turístico local, fazendo perceber que a comparação de destinos como Itacaré e Bonito(MT) não é a mais indicada diante da realidade sócio-econômica e urbana de Ilhéus. Mais que um problema, o turismo é um desafio, e uma esperança.
JARDIM ATLÂNTICO
Um grupo de empresários residente em Itabuna desperta para a vocação turística de Ilhéus e aposta na reativação de um dos símbolos hoteleiros da cidade.
• Ontem, sexta-feira, no centro cultural Bataclan, Lúcia e Rubem Gutman e Néa e Raimundo Machado Júnior lançaram o projeto de relançamento do hotel Jardim Atlântico, agora rebatizado como Jardim Atlântico Resort, que deve voltar a funcionar a partir do mês de novembro próximo, com um novo conceito comercial. O hotel, construído pelo grupo suíço Hans Köella, na década de 80, foi o preferido de artistas e celebridades, sendo bastante elogiado pela arquitetura e qualidade de sua infra-estrutura.
• O hotel, que está fechado, será reaberto ao público em geral, mas adotará um marketing de vendas antecipadas de diárias para o público chamado GLS, como já ocorre com outros segmentos sociais e econômicos. Essa fatia do fluxo turístico vem sendo explorada por hotéis resorts e tem apresentado um crescimento permanente das agências especializadas, a nível nacional e internacional.
CURTA A CURTA
O executivo Gerson Marques foi eleito novo presidente do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI). O empresário Ernani Bertinatti permanece no Conselho Diretor do órgão. Em parceria com a Rede Bahia, Prefeitura e Ministério do Turismo, o instituto captou para Itacaré o campeonato mundial de surf WQS e WCT Feminino, primeira e segunda divisões, em 2006.
Em reunião com representantes do trade turístico, na segunda-feira, o prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, definiu a data do carnaval antecipado da cidade. O Ilhéus Praia & Folia 2006 será de 9 a 12 de fevereiro, na avenida Soares Lopes. A festa de São João, em junho, permanecerá em Olivença.
O radialista Iolando Souza foi o apresentador da 39ª. Festa dos Radialista de Ilhéus, realizada dia 16, na AABB, na praia do Sul, numa promoção do sindicato da categoria. Na quarta-feira, dia 21, a Câmara de Vereadores realizou sessão especial pelo transcurso da data, numa iniciativa de Raimundo Veloso.
A 11ª. Feira do Livro Infanto-Juvenil e Exposição de Artes e Ciências da Escola Suíço-Brasileira de Ilhéus acontecerá de 6 a 8 de outubro, numa parceria com a Livraria Nobel. A programação foi anunciada pela diretora Valerie Nicollier, que reuniu a imprensa durante café da manhã, na sede da escola, na Cidade Nova.
Os membros do Lions Clube de Ilhéus – Centro, Pontal e Norte – reuniram-se na noite de sexta-feira, na AABB, às 20h30min, para a assembléia festiva de visita do governador do Distrito LA-2, Sérgio Ronaldo Braga. No ano que vem, o Lions Clube Ilhéus Centro completará 50 anos sob a batuta de Eduardo e Celeste Chalhoub.
O prestigiado repórter esportivo Bira Madureira, da rádio Santa Cruz, vai comemorar 10 anos no ramo no próximo dia 24 de outubro. Apresentador do programa Giro Esportivo, às 8 da manhã, é um abnegado pelo esporte. Seu fraco é futebol, mas o radialista cobre também outras modalidades. Parabéns.