SOS Praias Brasil no rastro do lixo

A ong SOS Praias Brasil há 6 anos realiza um trabalho itinerante de conscientização ambiental por todo o litoral brasileiro. Viajando a bordo de um motorhome – espécie de casa sobre rodas, o casal Marcelo Marinello e Heloisa Azevedo já passou por diversos estados, alertando pessoas sobre a necessidade de preservar as praias para garantir uma melhor qualidade de vida.
Com ajuda de voluntários, eles promovem ações como mutirões, maneiras de reaproveitar o lixo, além de fazer campanhas educativas com freqüentadores das praias. Só no mês de setembro, a ong SOS Praias Brasil esteve em dois estados diferentes. Duas vezes no Rio de Janeiro e uma na Bahia.
Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza do Litoral, evento que acontece todo ano no terceiro sábado de setembro simultaneamente em vários países, no dia 17 de setembro, a ong realizou um mutirão na Prainha, no Rio de Janeiro. “Essa é uma data muito importante em defesa das praias”, disse Heloisa Azevedo.

Segundo a presidente da ong, apesar do lugar ser uma área de proteção ambiental, foram recolhidos vários tipos de lixo, inclusive fraldas descartáveis. A Prainha é administrada pela Associação de Surfistas e Amigos da Prainha. “Eles realizam um excelente trabalho de conscientização com os freqüentadores da praia, mas infelizmente sempre chegam os que insistem em desrespeitar a natureza”.

No inicio do mês, eles já tinham passado pela Cidade Maravilhosa, onde promoveram limpezas na praia Brava, em Cabo Frio, local que só tem acesso por uma trilha. Uma parte desta praia é destinada aos adeptos do nudismo. “Retiramos várias cuecas, camisinhas e novamente encontramos uma seringa com a agulha”, contou indignada.

Ajuda especial – A ong SOS Praias Brasil esteve presente também em mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. Dona de uma natureza exuberante e uma das áreas mais belas do litoral baiano, a Costa do Sauípe, na Mata de São João, no norte da Bahia, foi palco da quarta etapa do Super Surf, na última semana, entre os dias 07 e 11 de setembro.

Presente em todas as etapas do circuito, dessa vez, o representante da ong Marcelo Marinello, teve a companhia especial de uma local em suas ações. Mulata, uma mula que conquistou a simpatia da galera do surf, o auxiliou em um dos mutirões de limpeza na localidade. “É claro, que a Mulata não carregou peso”, avisa Marcelo Marinello, que diz que ela foi tratada como celebridade.

Segundo ele, o animal é usado para carregar cocos para o povo local. “Ela apenas ajudou na divulgação e chamou a atenção para o ocorrido”, contou. “Retirados seis sacos de 100 litros cheios de lixos e a Mulata chegou carregando os isopores encontrados no caminho”.

Marinello explica que a maior parte do lixo retirado estava em direção à Vila dos Pescadores. Em frente ao resort, a limpeza da praia é mantida e área preservada pelos funcionários do lugar. Porém, alguns visitantes fazem passeios pela praia e, muitas vezes, deixam seus lixos na areia.

“Isso acontece porque não tem lixeiras e também por falta de consciência deles”, alerta. “O toque foi dado ao responsável pela parte de meio ambiente do resort e aos que estavam presentes ao evento”. Além dos mutirões de limpeza, os agentes da SOS Praias Brasil distribuíram cinzeiros ecológicos para evitar que os fumantes joguem bitucas de cigarros na areia. Uma das principais causas de mortes de golfinhos, tartarugas e animais marinhos.

A SOS Praias Brasil estará na última etapa do Super Surf, que acontece entre os dias 12 e 16 de outubro, na praia de Itamambuca, Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. Mais informações no www.sospraiasbrasil.cjb.net. A ong conta com a parceria de empresas conscientes da importância de preservação e respeito pela natureza como a HD, Tent Beach, Oakley e Abril Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *