A plenária será estendida até o sábado, quando acontecerão discussões sobre a “Construção do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial”, tendo como primeiro eixo temático a educação municipal em face da Lei 10.639. Estarão presentes nesta parte do evento o secretário municipal de Educação, Almir Gonçalves Pereira, além de representantes da Secretaria de Educação de Salvador e da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão do Governo Federal. Paralelamente aos debates, será lançada a campanha “Na Fé e na Raça”, que visa recolher assinaturas para o projeto de iniciativa popular que cria o Estatuto da Igualdade Racial no Estado da Bahia, de autoria do deputado Assunção.
Outras plenárias já estão programadas, para os dias 30 de setembro e 1º de outubro (Diversidade Cultural), 07 e 08 de outubro (Juventude e Populações Indígenas), 14 e 15 de outubro (Mulher Negra e Questões de Gênero), 21 e 22 de outubro (Comunidades Remanescentes de Quilombo), 28 e 29 de outubro (Saúde da População Negra), 04 e 05 de novembro (Trabalho e Desenvolvimento Econômico das Populações Negras), 11 e 12 (Fortalecimento das Organizações Anti-Racismo / Direitos Humanos e Segurança Pública), 18 e 19 de novembro (Religiões de Matriz Africana / Estatuto da Igualdade Racial).
Para o dia 20 de novembro, está marcada a entrega do Plano Municipal para Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Na mesma data, vai acontecer palestra com o tema “Preconceito, Racismo e Discriminação”. A organização tem à frente o Conselho de Entidades Afro Culturais de Ilhéus, Associação dos Templos de Culto aos Orixás (Yabas), Grupo de Associações de Ilhéus, Grupo pela Livre Orientação Sexual (Eros) e a Comissão Especial da Câmara de Vereadores para Políticas de Promoção da Igualdade Racial.