De acordo com o reitor, a aprovação do curso antecipa uma etapa do processo de recredenciamento da Uesc junto ao Conselho Estadual de Educação. São exigidos, no mínimo, três cursos de mestrados e um doutorado. Atualmente a Universidade Estadual de Santa Cruz tem seis mestrados e um doutorado próprios.
Para o coordenador do curso, professor Marco Antônio Costa, a proposta do Doutorado foi aprovada pela Uesc e enviada à Capes em junho deste ano, através do esforço conjunto dos integrantes do Colegiado de Genética e Biologia Molecular e outros docentes ligados ao curso. “A aprovação do primeiro doutorado representa um marco para a Universidade, que passa a atuar no mais elevado nível de formação profissional, no momento em que essa instituição está empenhada no seu processo de recredenciamento.”
O ministro da Educação, Fernando Hadad, confirmou nesta segunda-feira(19) que foram aprovadas 174 propostas de criação de novos cursos de pós-graduação no País, dos quais 106 são de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional. A Capes, responsável pela avaliação dos pedidos, rejeitou 249 propostas de abertura de novos cursos.
De acordo com o anteprojeto de reforma universitária do MEC, as universidades são obrigadas a oferecer três cursos de mestrado e um de doutorado. No País, são 3.150 cursos de pós-graduação. A Uesc oferece os cursos de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Sistemas Aquáticos Tropicais, Zoologia, Produção Vegetal, Genética e Biologia Molecular. Existem também os mestrados em parceria com a Universidade Federal da Bahia, Cultura e Turismo, Saúde Coletiva e Enfermagem.
ASCOM/UESC