Fitas podem cassar prefeito Valderico Reis

Diz vereador e que a Câmara de Vereadores de Ilhéus ficará numa situação difícil se não seguir esse caminho.
Segundo o vereador Zerinaldo Marcolino, as provas são claras, envolvendo o prefeito Valderico Luiz em tentativa de corrupção, não somente na gravação onde ele aparece, mas também na participação dos seus secretários, gente de sua extrema confiança.
Tudo isso, de acordo com o vereador, vai ser confirmado quando chegar o laudo da Polícia Federal, atestando que as fitas são verdadeiras e não sofreram cortes.
Ele diz que uma das fitas contém uma longa conversa com Valderico em sua casa, onde o prefeito faz propostas indecorosas e absurdas.
Outro trecho que comprova a gravidade dos fatos, segundo Zerinaldo Marcolino, são os trechos em que aparecem o ex-sub-procurador Jerbson Moraes e o secretário de Serviços Públicos, Jorge Cunha.
“Por mais que, no seu depoimento, Jerbson venha a mentir, não tem como salvar Valderico. A cassação será inevitável”, garante.
Zerinaldo confirma que o trecho da fita em que parece Valderico está difícil de ouvir por conta da precariedade dos equipamentos que gravaram a conversa.
Mas assegura que a Polícia Federal de Brasília, para onde foram encaminhadas as fitas, tem condições suficientes para torná-la audível e todos vão poder comprovar que a denúncia é grave.
Ele não descarta a possibilidade do prefeito e sua equipe temer a chegada do laudo da Polícia Federal. “São fatos comprometedores e devem estar tirando o sossego de muita gente”, avalia.
O vereador disse que não vai revelar, por enquanto, o que realmente falou o prefeito, mas diz que lembra de toda a conversa de Valderico, “pois está lá, gravado, e todo mundo vai poder assistir quando o laudo chegar”.
A chegada do laudo da Polícia Federal também vai adiantar os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Ilhéus.
Com a fita em mãos, explica Zerinaldo, os vereadores não terão mais dúvidas quanto a participação direta de Valderico nesse escândalo.

Armação
Paralela às investigações da CEI, o Ministério Público de Ilhéus e a Polícia Federal estão investigando as denúncias de corrupção.
Zerinaldo Marcolino diz que na próxima semana prestará depoimento no Ministério Público em Salvador. “Vou buscar todas as instância para que esse fato seja devidamente esclarecido com a punição dos culpados”.
Ele afirma que o governo municipal, talvez com receios dos resultados, tentou de várias formas desqualificar as denúncias.
Primeiro dizendo que a fita não existia, depois apostando que ele não as entregaria à Polícia Federal e em seguida divulgando que se tratava de um complô para desestabilizar o governo. O vereador nega qualquer possibilidade de complô.
“Não existe armação. O que existe são fitas que comprovam a tentativa de suborno por parte do governo”, assegura.
“O mais estranho é que, mesmo com as denúncias, o prefeito e o ex-sub-procurador não me processaram. Me processem se acham que não estou falando a verdade”, desafia.

CEI vai ao MP ler depoimento de Zerinaldo
Marcolino prestado à promotora Karina Cherubini. A Comissão Especial de Investigação (CEI) tem audiência marcada com ela para a terça-feira, dia 20.
A CEI aguarda apenas a cópia das fitas encaminhadas à Polícia Federal pelo vereador Zerinaldo Marcolino para começar os trabalhos de investigação das denúncias de corrupção envolvendo o Legislativo e o Executivo ilheenses.
Até o momento, os membros da comissão, Alcides Kruschewsky, presidente; Carmelita Ângela, relatora; e Aldemir Almeida, sub-relator, realizaram três reuniões visando sistematizar os trabalhos.
O presidente Alcides Kruschewsky informa que a Mesa Diretora da Câmara já liberou o espaço da plenária para as reuniões da CEI.
Segundo Alcides, para que à sociedade e a imprensa tenham acesso aos trabalhos, serão abertas as portas do Plenário Gilberto Fialho, entretanto, não será permitida qualquer tipo de manifestação.

Homenagem
O vereador Joabs Ribeiro será o orador oficial da sessão especial em homenagem ao Dia do Vereador, evento que acontece às 10h30 do dia 4 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Ele é o atual presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Estado da Bahia e do conselho nacional de entidades que representam os legislativos municipais.
A sessão alusiva ao Dia do Vereador será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal do legislativo de Brasília que pode ser captado por antenas parabólicas e no sistema da TV Cabo, e pelo Sistema de Interação Legislativa (Interlegis).

Em Ilhéus
O foco das sessões que acontecem na próxima semana na Câmara de Vereadores de Ilhéus serão as homenagens pela Semana do Idoso e do Dia do Radialista, 21 de setembro.
A sessão especial sobre a terceira idade lembrará suas dificuldades e necessidades, além de promover discussão sobre o Estatuto do Idoso. Ela foi proposta pelo vereador Jailson Nascimento e acontece a partir das 16 horas de terça-feira (20).
Na justificativa, o vereador diz que “na semana que se homenageia o idoso é mais que justa essa lembrança por parte da Câmara, uma vez que associações como Cruzada do Bem pelo Bem, Clube Arco Íris, Clube Nova Vida, Caminhada da Lua, Abrigo São Vicente de Paulo e a Associação dos Pré-idosos do Sul da Bahia prestam serviços importantíssimos”.
A proposta da sessão especial para lembrar o Dia do Radialista, que acontece às 16 horas de quarta-feira (21), foi assinada por todos os vereadores. Na oportunidade, diversos profissionais usarão a tribuna.

A Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *