INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Prefeitura quer renovar contrato com o Regional;

Projeto Pôr do Som leva boa música ao Municipal;

Definidas atrações e programação de encontro tecnológico em Ilhéus;

Inscrições em cursos do Senac se encerram amanhã;

Ilhéus quer se tornar pólo de criação de avestruzes;

Ilhéus ganhará nova sinalização turística.

Prefeitura quer renovar contrato com o Regional

A Prefeitura de Ilhéus pretende renovar o contrato de prestação de serviços de saúde com o Hospital Geral Luiz Viana Filho, segundo anunciou o prefeito Valderico Reis. As conversações nesse sentido estão sendo feitas hoje, em Salvador, numa reunião do secretário de Saúde de Ilhéus, Carlos Henrique Luz, com autoridades estaduais. A renovação, de acordo com o prefeito, é uma rotina, pois como Ilhéus tem gestão plena da saúde, administra a verba do SUS e faz o repasse a entidades públicas ou privadas, a quem “compra” os serviços prestados à população, por tempo determinado.
No caso do Hospital Regional Luís Viana Filho, trata-se de uma transferência de recursos na modalidade denominada “entre entes públicos” – com o município repassando verbas federais ao Estado, mediante a contrapartida da prestação de serviços à população de Ilhéus e de municípios pactuados. Em outros convênios, a Prefeitura repassa recursos federais a entidades privadas ou filantrópicas, sempre no sentido de cobrir despesas por serviços de saúde prestados ao município.
Os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) dispõem, no Regional, de todos os serviços ofertados por um hospital geral de grande porte, incluindo internamento, atendimento ambulatorial em diversas especialidades e procedimentos de emergência. “Em todos os convênios, trata-se de administrar verbas públicas com destinação própria, que é a saúde da população, cabendo ao nosso governo zelar para que cada centavo renda o maior benefício possível, e é o que estamos fazendo”, afirmou o prefeito Valderico Reis.

Projeto Pôr do Som leva boa música ao Municipal

Um espaço privilegiado para a boa música será aberto no próximo dia 21 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus. Trata-se do Projeto Pôr do Som, uma iniciativa da Fundação Cultural e da Prefeitura de Ilhéus, que vai oferecer ao público, quinzenalmente, apresentações dos melhores músicos da região, com ingressos a preços populares. A estréia será aberta à comunidade e vai contar com as ilustres presenças de Chica de Cidra, Délio Santiago, Eloah Monteiro e Fabiano Carillo.
O Pôr do Som terá dois shows por mês até novembro, fechando com uma apresentação em dezembro. De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Simone Cardoso, a intenção, além de valorizar a produção musical do sul da Bahia, é investir na formação de platéia. “Queremos ver no teatro os comerciários, estudantes, as donas de casa e representantes de todos os segmentos de nossa comunidade”, afirma.
Os shows vão acontecer sempre a partir das 18h30min, com a participação de uma banda fixa, que está sendo montada pela coordenação do projeto. No dia 28, sobem ao palco do TMI os músicos Luciano de Lucas e Ingrid. Em outubro, no dia 19, voltam a se apresentar Eloah Monteiro e Fabiano Carillo, e no dia 26, será a vez de Nay Oliveira e Herval Lemos. No dia 9 de novembro, o Pôr do Som traz Délio Santiago e Anne de Cidra, e no dia 23, Itassucy e Adriana Carvalho. A primeira edição do projeto será fechada no dia 7 de dezembro, com os cantores Júnior, vocalista da banda Rede de Arrasto, e Lu Viana, que comanda a Gang Cidade.
Um detalhe do projeto é que, apesar da seleção do repertório ficar a critério dos músicos, é necessário que as apresentações tenham uma roupagem acústica. Uma das coordenadoras do Pôr do Som, Adriana Oliveira, explica que a escolha dos artistas que vão se apresentar nesta edição teve o objetivo de estabelecer um padrão para as próximas versões. “A partir de 2006, vamos abrir inscrições para os músicos que desejarem participar, mas já estamos marcando o perfil do projeto”, frisa.

Definidas atrações e programação de encontro tecnológico em Ilhéus

Mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação tecnológica é o objetivo do I Encontro de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Ilhéus durante todo o mês de outubro. Dentro da programação serão realizados o I Congresso de Tecnologia e Inovação de Ilhéus, a V Feira de Informática e Eletroeletrônicos do Sul da Bahia, a V Sinform e a I Semana de Física da Uesc.
O I Encontro de Ciência e Tecnologia de Ilhéus, que acontecerá entre os dias 3 e 30 de outubro, trará inúmeras novidades para a população e visitantes, como a vinda do Ônibus e do Planetário Espacial e a instalação de Infocentros. O prefeito Valderico Reis considera o encontro como mais um passo importante para que Ilhéus se consolide como pólo tecnológico.
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 3 a 9 de outubro, acontecerá em Ilhéus a I Semana de Física da Uesc, que será encerrada no dia 6, trazendo para os visitantes o Caminhão com Ciência e o Parque do Conhecimento. Segundo o professor de Física, Nestor Correia, neste período diversos experimentos estarão expostos no Teatro Municipal de Ilhéus. No dia 4 de outubro, às 19h, será ministrada a palestra “Einstein e o Ano Mundial da Física”, como foi decretado pela Unesco em comemoração aos 100 anos da publicação dos trabalhos de Albert Einstein.
O Ônibus Espacial ficará aberto a exposições entre os dias 3 e 6 de outubro, na praça Dom Eduardo. Nos dias 4, 5 e 6, os moradores das comunidades de Inema, Pimenteira, Banco Central, Sambaituba e Aritaguá serão buscados para que possam visitar o ônibus e os infocentros. A primeira quinzena do encontro terá como tema a inclusão digital como fonte de emprego.
A partir do dia 11, as atividades acontecerão no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, a começar pela V Feira de Informática e Eletroeletrônicos do Sul da Bahia, seguida pelo I Congresso de Tecnologia e Inovação de Ilhéus, nos dias 13 e 14. Serão realizadas palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos.
Entre os dias 17 e 21, quando e comemora a Semana da Asa, os estudantes poderão visitar a sala de controle de vôos no aeroporto Jorge Amado. No dia 20, será ministrada a palestra “Tráfego Aéreo no Brasil”, em alusão ao Dia dos Controladores de Tráfego Aéreo. De 24 a 30, os jovens terão acesso ao Planetário Espacial, que ficará aberto a visitações até o encerramento do encontro.
Nestor Correia elogiou a iniciativa do prefeito de dedicar um mês para a ciência e tecnologia, explicando que a alfabetização científica é um requisito básico para o exercício da cidadania. “As pessoas precisam conhecer a importância da ciência e da tecnologia para a vida e o desenvolvimento do país”, disse. A secretária de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, acredita que este evento irá contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas nas ações cotidianas.

Inscrições em cursos do Senac se encerram amanhã

Os interessados nos cursos profissionalizantes de corte-e-costura, pintura em tecido e bordado oferecidos pelo Senac, têm até amanhã (14) para efetuar a inscrição, que pode ser feita na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, localizada na rua professor Mário Alfredo, centro da cidade. Os cursos são uma nova oportunidade para quem deseja melhorar a renda familiar ou ter uma ocupação profissional que possa render benéficos pessoais.
Para a inscrição, o interessado deve apresentar documentos pessoais e quitar a taxa no valor de R$ 15,00 que será destinada ao pagamento dos instrutores. O valor cobrado será o único custo que o aluno terá, uma vez que o material a ser utilizado, a exemplo de linhas, tintas e pinceis, não será cobrado.
A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, informou que as aulas serão ministradas entre os dias 19 e 31 de setembro, próximo à sede da Associação de Moradores do São Miguel. “Além de atender aquele bairro, o objetivo é oferecer oportunidade ainda às pessoas que residem em áreas adjacentes, como a Barra, Vila Lídia, Jardim Savóia e Iguape”, disse.
Segundo Fátima Reis, apesar de não haver restrições quanto às pessoas de outras áreas, o número de vagas é limitado em 15 participantes por curso. Ela disse também que “essa é uma iniciativa com a qual pretendemos incentivar as mulheres a adquirir um conhecimento que pode resultar na possibilidade de uma nova fonte de renda”.

Ilhéus quer se tornar pólo de criação de avestruzes

A criação de avestruz é uma das alternativas de geração de emprego e renda que a Prefeitura começa a discutir com pequenos produtores ilheenses. Atualmente, existem apenas quatro produtores de avestruz no município e um total de 300 matrizes. A Prefeitura quer fortalecer essa cultura oferecendo assistência técnica especializada, melhorias de manejo, fabricação de ração e formação de cooperativa. De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Interior e Pesca, a struthiocultura tem grande potencial em Ilhéus pelas condições de clima e os baixos custos deste tipo de negócio.
A ave é rentável e, num espaço de apenas um hectare, podem ser criadas até 30 matrizes. “Um dos compromissos do prefeito Valderico Reis é com a diversificação e criação de alternativas de emprego e renda”, afirma o assessor de Ação Regional da Secretaria de Agricultura, Interior e Pesca, Gilmar Bomfim. Para divulgar a struthiocultura, o município iniciou uma série de reuniões com associações. Uma delas aconteceu no último domingo (11), em Sambaituba, com 25 produtores interessados na criação de avestruzes.
A ave tem grande valor de mercado. De acordo com o produtor Valdir do Espírito Santo, o quilo da carne desta ave custa cerca de 25 dólares no mercado externo. A boa notícia, afirma, é que também nos grandes centros brasileiros cada vez mais aumenta o consumo deste tipo de carne. Segundo ele, o couro e as penas também oferecem ótimas possibilidades de ganhos ao produtor.
A carne do avestruz é vermelha e macia, assemelhando-se em “sabor e textura aos melhores cortes da carne bovina”. A diferença está nos baixos índices de gordura e calorias. Apenas o couro do crocodilo tem valor de mercado superior ao do avestruz, segundo o assessor Gilmar Bomfin. Valdir afirma ainda que a estrutura para montar o criatório também exige baixos investimentos.
As vantagens da struthiocultura serão mostradas por técnicos da Secretaria de Agricultura Interior e Pesca durante reuniões com produtores. Uma delas está programada para o dia 23, às 14 horas, no auditório principal da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). “Queremos discutir a possibilidade de criação de uma cooperativa que reúna os produtores e possa atrair linhas de crédito para estimular a struthiocultura em nosso município”, explica o assessor de Ações Regionais da Secretaria de Agricultura, Interior e Pesca.
Rentabilidade
Um comparativo mostra que a criação de avestruz pode ser mais rentável do que a bovinocultura. Uma ave pode gerar de 15 a 20 crias por ano. No mesmo período, a vaca gera apenas uma cria. O assessor lembra ainda que um avestruz pode ser abatido com apenas 13 meses. Já o boi leva 36 meses para atingir o período ideal para o abate. A ave também tem vida prolongada, atingindo até 40 anos, contra 10 de um gado bovino.

Ilhéus ganhará nova sinalização turística

Ilhéus e municípios que compõem a Costa do Cacau serão beneficiados com investimentos em sinalização turística. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, após participar de reunião com dirigentes da Superintendência de Investimentos do Turismo do Governo do Estado, em que foi apresentada a empresa vencedora da licitação (TTC Engenharia de Tráfego e Transportes) para executar o projeto nos municípios da Costa do Cacau. A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira no Hotel Opaba.
A previsão é de que a sinalização turística comece a ser feita até o início de 2006 e incluirá placas indicativas de destinos, atrações, pontos turísticos e orientação para motoristas e pedestres. Mazzei destaca que o projeto inclui, ainda, a apresentação de mapas das cidades atendidas pelo projeto. O Governo do Estado custeará os investimentos. Foram convidados para participar da reunião todos os municípios membros do conselho da Costa do Litoral Sul (integrado por municípios das costas do Cacau e do Dendê). Mazzei disse que a reunião foi o primeiro passo para a execução do projeto em Ilhéus e na Costa.
Para ele, o anúncio de investimentos supre uma das carências neste setor. “Encontramos o município com uma sinalização turística precária e agora contaremos com recursos estaduais para mudar essa realidade”, ressaltou. O projeto facilitará o acesso do turista aos vários equipamentos e atrativos ilheenses. A sinalização será feita na área urbana e nas estradas de acesso ao município, como nas BRs 101 e 415, por exemplo. Raymundo Mazzei explica que, antes da execução, o projeto para Ilhéus será apresentado a técnicos das secretarias municipais de Turismo e de Transporte e Trânsito.
Toda a ação faz parte de um conjunto de medidas que visa garantir a eficiência e a segurança nas vias urbanas e rurais que levem a pontos turísticos. A sinalização garante ainda o aumento de competitividade ao trade pois auxilia no desenvolvimento de um padrão de qualidade em serviços, também facilitando o acesso de turistas a estes equipamentos. O dirigente acredita que o projeto dá uma grande contribuição para que se possa difundir “conhecimento dos atrativos e desenvolvimento da atividade turística”.
Desta forma, acredita, o município potencializa a geração de empregos e divisas, pois facilita o acesso aos equipamentos e pontos turísticos. Outro ponto destacado pelo secretário é a proximidade de Ilhéus com a principal rodovia brasileira, a BR 101. As placas servem para orientam e atrair turista. “Nosso município tem grandes atrativos e vários tipos de motivações turísticas”. Uma correta sinalização tornará mais fácil a vida de quem chega e a descoberta das belezas naturais e do patrimônio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *