O curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc chega aos seus 40 anos de existência, na próxima quarta-feira (14). Para assinalar essa trajetória de quatro décadas, o Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) estará realizando, na mesma data, uma mesa-redonda abordando o tema “Alternativas de Desenvolvimento para a Região Cacaueira”. O enfoque será do presidente da Comissão Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC), Wallace Setenta, enquanto que o professor Almir Martins (Uesc/Ceplac), doutor em Economia pela Universidade de Montpellier, e o engenheiro-agrônomo Paulo Demeter, da Fase, serão os debatedores.
O evento é uma iniciativa do Núcleo Temático de Economia e Recursos Naturais do DCEC, que contará com a participação de professores e alunos do curso. Será realizado a partir das 19 horas, no auditório Paulo Souto.
Criado em 1965, por um grupo de professores devotados à causa do ensino superior, no Sul da Bahia, o curso de Economia foi o embrião que levou à materialização da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei). Esta, ao lado da Faculdade de Filosofia de Itabuna (Fafi) e da Faculdade de Direito de Ilhéus, formou um dos pilares que deu suporte, tempos depois, à Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna e, esta, transformou-se na Uesc.
Em janeiro de 2006, um grande evento promovido pelo DCEC, o Colegiado de Economia e a Reitoria da Uesc dará destaque à trajetória do curso na qual se insere a história da própria Universidade regional.