INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Civismo e democracia no Sete de Setembro em Ilhéus;

Movimento no aeroporto de Ilhéus tem aumento de 15%;

Jogos mobilizam mais de 2 mil atletas em Ilhéus;

Prefeitura de Ilhéus investe em cursos de Educação Infantil;

Professores de Ilhéus participam de curso em saúde e prevenção;

Hernani Sá será palco do próximo Agita Ilhéus.

Civismo e democracia no Sete de Setembro em Ilhéus

A beleza e o espírito de civismo dominaram o Desfile de 7 de Setembro em Ilhéus, onde a apresentação foi encerrada em clima de democracia, com a presença pacífica do Grito dos Excluídos, movimento da Pastoral Social da CNBB que trouxe para a avenida o tema “Brasil, em nossas mãos a mudança”. A passagem dos manifestantes foi acompanhada pelo prefeito Valderico Reis, no palanque oficial, juntamente com o Padre Nildemar Andrade e o bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli.
O bispo destacou a atitude respeitosa e democrática do prefeito de Ilhéus diante do Grito dos Excluídos. “O prefeito deu um exemplo de como os movimentos sociais devem se tratados. Com atenção e não com repressão”, disse. Valderico salientou que sempre respeitou todas as correntes de pensamento e jamais faria como administradores que boicotam ou mandam repelir o Grito dos Excluídos. “Eles têm todo o direito de protestar, pois nós vivemos numa democracia”, ressaltou.
Milhares de ilheenses foram para a Soares Lopes assistir ao desfile, que contou com a participação de mais de 4 mil representantes de escolas, clubes de serviço e entidades de classe, além de prepostos do Exército, Marinha, Tiro de Guerra, Associação de Ex-Combatentes, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A programação foi aberta às 8 horas, com o hasteamento de bandeiras na Praça Dom Eduardo, presentes o prefeito, o comandante da 18ª Circunscrição do Serviço Militar, Coronel Humberto de Souza Mello Neto, e o titular do 2º Comando de Policiamento Regional, Coronel PM Gilberto Cunha Santana Filho. Em seguida, o prefeito passou em revista as tropas das duas corporações.
Os grupos que participaram do desfile se concentraram inicialmente nas imediações do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, de onde saíram para percorrer a Avenida Soares Lopes, até a Praça Dom Eduardo. O palanque oficial foi instalado na altura da Praça Castro Alves e recebeu, além do prefeito e do secretariado municipal, vereadores, autoridades religiosas e militares.

Movimento no aeroporto de Ilhéus tem aumento de 15%

De janeiro a agosto desse ano, mais de 164 mil pessoas circularam pelo Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2004. Este número indica que agora passaram pelo aeroporto 18.741 pessoas a mais do que no mesmo período do ano passado. O crescimento é ainda maior se comparado com igual período de 2003, resultando em incremento de 24%, o que corresponde a 36.647 passageiros a mais. Os dados são da Infraero e levam em conta o movimento de embarque e desembarque
Ilhéus localiza-se na Costa do Cacau e é considerado pela Bahiatursa como o terceiro principal destino turístico da Bahia. Estes dados são animadores para o município, que desde o início do ano tem buscado ações para atrair cada vez mais turistas à cidade, como a participação em eventos nacionais de Turismo, a formatação de alguns pontos turísticos, como o Rio do Engenho, o envolvimento do trade nas decisões do setor e a inclusão do município no Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Governo Federal.
No entanto, uma das grandes ações para o crescimento do número de passageiros que desembarcaram em Ilhéus, foi o aumento do número de vôos fretados e a vinda da companhia aérea BRA. Segundo o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, a expectativa para o próximo verão é de que o número de turistas a visitar a cidade seja muito maior do que no ano passado.
O secretário embasa sua expectativa na divulgação constante que tem sido feita do destino turístico Ilhéus, em diversas regiões do país, mas principalmente na vinda da GOL para a cidade, que já foi autorizada pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) e deve começar a operar até o final desse ano.
Mazzei revela que a cidade também tem sido divulgada no exterior, principalmente na Europa, por conta do “ano do Brasil na França”. Centenas de artigos em jornais, revistas e publicações especializadas dedicam números especiais sobre o Brasil – e Ilhéus está incluída nessas publicações, tendo sido capa da revista Travel News. “Estamos conseguindo divulgar Ilhéus na mídia interna e externa, e, na maioria das vezes, sem ônus para a Prefeitura”, garantiu o secretário.

Jogos mobilizam mais de 2 mil atletas em Ilhéus

Até o próximo domingo (11) mais de 2 mil atletas de escolas das redes pública e particular de ensino participam dos Jogos Estudantis Campeões da Vida, em Ilhéus. A competição foi aberta, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (8), no Ginásio de Esportes Herval Soledade, em solenidade que contou com a participação de secretários municipais e do prefeito Valderico Reis. Em quatro dias de competição, serão disputados 110 jogos até que se conheçam os campeões em cada categoria em esportes como handebol, basquete, voleibol e futsal.
O desfile de atletas das 14 escolas participantes dos jogos abriu a programação no ginásio Herval Soledade, que passou por obras de reforma para abrigar uma das maiores competições intercolegiais da Bahia. Logo em seguida, houve execução do hino nacional, hasteamento de bandeira e juramento dos atletas. O secretário municipal de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Nilton Lima, disse que começava naquele momento uma corrida pela revelação de talentos do esporte ilheense. Acompanhado do prefeito Valderico Reis, Nilton destacou o esforço que o governo vem desenvolvendo desde o início da atual gestão para fortalecer as mais diversas modalidades esportivas.
O prefeito Valderico Reis desejou boas-vindas aos atletas e uma ótima disputa. Ele reafirmou o seu compromisso em promover o resgate do esporte ilheense, “que viveu dias de glórias” em modalidades como o futsal, dando maior apoio a eventos que envolvam cidades sul-baianas. A abertura dos jogos também foi marcada pela excelente participação das torcidas, que lotaram as arquibancadas do Herval Soledade e do ginásio do Clube Social de Ilhéus.
Disputas
Jogos de handebol e de futsal movimentaram a manhã no Herval Soledade e no Clube Social de Ilhéus. No futsal feminino, a Escola Municipal de Pontal ganhou do Moisés Bohana por 3 a 2. O Vitória aplicou 1 a 0 no Sá Pereira e o Colégio Modelo não suportou os ataques do Ceamev, e perdeu por 4 a 2. O Cierg nem precisou suar para garantir a primeira vitória. Venceu a Escola Municipal do Salobrinho por WxO.
Ainda na parte da manhã também aconteceram jogos de handebol. O Cierg e a Escola Municipal do Pontal venceram os seus adversários por WO. Até esta sexta-feira acontecem os jogos da fase classificatória. Já a semifinal e a final acontecem sábado e domingo, com exceção das disputas no basquete feminino em que as finalistas serão as duas melhores equipes da fase de classificação. Nesta sexta (9) os jogos serão abertos às 7h20min no Herval Soledade com jogos de futsal masculino.
Todos os cuidados foram tomados pela organização para assegurar tranqüilidade aos atletas e à torcida. “Reforçamos a segurança e adotamos algumas medidas para assegurar o brilho dessa grande festa do esporte”, diz o secretário Nilton Lima. Os Jogos Estudantis Campeões da Vida são promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Além de dois mil atletas, a competição mobiliza 24 árbitros, pessoal de apoio, profissionais em saúde e coordenadores.

Prefeitura de Ilhéus investe em cursos de Educação Infantil

Tendo como meta a melhoria da qualidade do ensino, a Prefeitura de Ilhéus implantou cursos para que os professores de educação infantil e séries iniciais estejam aptos a respeitar as peculiaridades desta etapa da educação básica. Os cursos estão ajudando os educadores a incentivar a leitura das crianças de forma prazerosa.
Atualmente, existem três cursos em andamento. O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC,) busca aproximar os educadores dos novos processos didático-pedagógicos de alfabetização construídos nos últimos anos. As aulas são semanais, com o total de 160 horas de duração, e já contam com a participação de 110 professores da rede municipal.
Outro curso é o de Linguagem Oral, Leitura e Escrita em Discussão, que é mais amplo, voltado aos educadores que já fizeram o Profa, além do curso Os Fazeres da Educação Infantil, que integra ensino, aprendizagem e lazer, com carga horária de 120 horas. Este curso conta com a participação de 140 professores e, assim como os demais, também visa o aperfeiçoamento dos profissionais da educação como peça fundamental para o desenvolvimento e formação do aluno.
Segundo a coordenadora do setor pedagógico infantil da Secretaria Municipal de Educação, Áurea Cristina Almeida, nesse ano, houve um aumento significativo de creches conveniadas à Prefeitura. Assim, o município se encarrega de pagar os funcionários e ceder os coordenadores pedagógicos, visando o pleno funcionamento da creche, com um atendimento qualificado.
A coordenadora destacou a importância dos cursos no contexto educacional de Ilhéus e ressaltou o apoio do governo municipal na formação dos professores, o que irá refletir de forma positiva no nível de ensino. O secretário de Educação, Almir Pereira, afirma que uma educação de qualidade é compromisso do prefeito Valderico Reis. “Já notamos avanços consideráveis na educação de Ilhéus, mas ainda faremos muito para avançar cada vez mais neste setor e trazer uma nova proposta de alfabetização”, disse.

Professores de Ilhéus participam de curso em saúde e prevenção

A Secretaria de Saúde de Ilhéus dá continuidade, nesta terça-feira (13), ao Programa de Capacitação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, com a realização do módulo sobre “Violência Doméstica e Sexual”. O tema será abordado pelo professor de Filosofia Pascoal João dos Santos, membro da Fundação Fé e Alegria e vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Esta será a segunda etapa do programa, iniciado no dia 29 de agosto, com o módulo sobre “Gênero e Sexualidade”. O curso terá mais três fases, nas quais serão realizadas abordagens sobre “Uso abusivo de drogas” (21 de setembro), “Educar com Teatro e Artes” (29 de setembro) e ”DST/HIV/Aids” (7 de outubro). Cada módulo tem a duração de 8 horas, perfazendo uma carga horária total de 40 horas.
O público-alvo do programa é formado por professores da rede municipal, que vão atuar como multiplicadores nas escolas. Entre 30 e 40 professores estão recebendo treinamento, que se baseia em orientações do Ministério da Saúde e está sendo executado em Ilhéus pela Coordenação Municipal de Controle das DST / Aids, em parceria com a Secreteria Municipal de Educação.

Hernani Sá será palco do próximo Agita Ilhéus

O próximo bairro a receber o Projeto Agita Ilhéus será o Hernani Sá. No sábado (10), a partir das 21h, a agitação ficará por conta das bandas Tred Raiz e Na Zueira, que farão a festa em cima do trio Megatom, na praça. Uma mistura de ritmos tomará conta do bairro. Será a primeira vez que o bairro receberá uma edição do projeto da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Na semana passada, a festa aconteceu no Iguape, tendo como atrações o cantor Alex Lessa e a banda Forró Fiado. Outros bairros já foram contemplados com o projeto, como Malhado, Banco da Vitória, Nelson Costa, Teotônio Vilela, Salobrinho, Nossa Senhora da Vitória, Conquista, Olivença e São Miguel. A cada festa, aumenta a animação.
Para agradar ao público, o projeto procura trabalhar com bandas que tocam ritmos e estilos musicais diferentes e tem como um dos seus principais objetivos garantir lazer às pessoas que não costumam ir a shows em teatros ou outros espaços culturais. As próximas edições do Agita Ilhéus já estão agendadas para a Avenida Itabuna e Nelson Costa. No dia 17 de setembro, a festa será na rua 19 de março, com as bandas Zambiaxé e Sintonia Arrocha, e no dia 14, será a vez de Dilazenze e Otávio Junior, na zona sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *