O programa procurado pelos empresários foi o Credifácil (fixo e giro), que oferece alternativas de crédito rápido, com baixo custo, a micro e pequenos empresários baianos. Ele tem como ponto alto a sua linha de giro, com juros de 1,5% ao mês, destinada a empresas com pelo menos dois anos de atividade.
O Credifácil Giro conta com um sistema de bonificação por meio de redução de taxa de juros, dilação do prazo e do limite de financiamento.O limite do crédito é equivalente a 15% da receita tributada pelo ICMS no ano anterior, chegando a 20% no empréstimo subseqüente. O prazo para pagamento é de até 12 meses, podendo ser dilatado para 18 meses no próximo empréstimo. Neste caso, a taxa de juros também cai de 1,5% para 1% ao mês. Já o Credifácil Fixo é uma linha criada para financiar investimentos fixos em construção civil, reformas, móveis e utensílios, aquisição de máquinas e equipamentos, softwares, instalação e montagem. Ela possibilita financiamentos de R$ 5 mil a R$ 50 mil, com juros de 1% ao mês e prazo de até 36 meses. Esses programas têm como objetivo apoiar o crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas baianas, visando a geração de empregos e a melhoria do nível de renda da população. “Os lojistas que pagarem em dia e gerarem postos de emprego, têm taxas ainda menores no segundo financiamento, bônus e prazos mais reforçados”, disse a gerente de Micro e Pequenas Empresas da Desenbahia, Gabriela Seixas.
O presidente da CDL ficou muito satisfeito com o grande interesse dos comerciantes e de representantes de CDL’s de outros municípios, como Uma e Buerarema, e tem a certeza de que essa parceria trará bons frutos para o comércio da região. “Com esta facilidade de crédito, os negócios da cidade poderão ser estruturados e expandidos, e com isto, o comércio estará cada vez mais forte e desenvolvido”, concluiu.