INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus dá show no basquete, mas não garante a vaga;

Mais de 4 mil vão desfilar no Sete de Setembro em Ilhéus;

Produtores de Rio do Engenho participarão do Despertar Rural;

Torneio da Independência vai reunir 16 equipes;

Jogos Estudantis esperam mais de dois mil alunos;

Projeto capacita pequenos produtores de mandioca;

Novo secretário de saúde diz que rede básica é prioridade.

Ilhéus dá show no basquete, mas não garante a vaga

A seleção de basquete de Ilhéus fez bonito no último fim de semana, ao derrotar a forte equipe do Bahia e atropelar o time de Ituberá, na quadra do Clube Social. Apesar dos excelentes resultados, os ilheenses não asseguraram a vaga na próxima fase do Campeonato Baiano e terão que torcer para que, na próxima semana, o Bahia seja derrotado pelo Unirb, em Salvador.

O jogo que abriu a rodada no sábado foi entre Ilhéus e Ituberá. A equipe da casa passou com extrema facilidade pelos visitantes, derrotados pelo elástico placar de 116 a 13. No domingo, Ilhéus venceu o Bahia, com um escore mais apertado: 65 x 63. Mesmo sem a certeza de que vai para a semifinal, a equipe de Ilhéus já merece os parabéns pela boa campanha e pelo retorno às quadras depois de quatro anos sem disputar o Campeonato Baiano.

A Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania tem dado todo o apoio necessário à equipe, comandada pelo técnico Jordino e contando com ajudas importantes, como a do presidente do Clube Social, Paulo Carqueija. “O técnico e os atletas estão fazendo um trabalho maravilhoso, que muito honra a cidade de Ilhéus”, reconhece o secretário Nilton Lima.

Mais de 4 mil vão desfilar no Sete de Setembro em Ilhéus

O desfile oficial do 7 de setembro, em comemoração aos 183 anos da Independência do Brasil, vai reunir mais de 4 mil pessoas em Ilhéus, entre militares, estudantes e representantes de entidades e clubes de serviço. A saída do desfile está programada para as 9 horas da manhã desta quarta-feira, das imediações do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Os grupos vão percorrer a Avenida Soares Lopes, no sentido Porto – Catedral de São Sebastião.

Antes do desfile, será realizada a solenidade de hasteamento de bandeiras, às 8 horas, na Praça Dom Eduardo, e revista à tropa da 18ª CSM, com a presença do prefeito Valderico Reis e autoridades militares. O palanque oficial ficará instalado na Praça Castro Alves, em frente à Biblioteca Municipal.

A apresentação será dividida em seis grupamentos, sendo primeiro o militar, formado por 495 integrantes, dentre membros dos quadros do Exército e da Marinha, Associação dos Ex-Combatentes, Tiro de Guerra, 2º Batalhão da PM e o 5º Grupamento de Bombeiros.

Da segunda etapa do desfile, participarão 650 pessoas de entidades e clubes de serviço, na seguinte ordem: Loja Maçônica Vigilância e Resistência, Filhas de Jó, Lions Clube de Ilhéus – Centro, Lions Clube Pontal, Lions Clube Norte, Ordem Demolay, Clube da Maior Idade Arco-Íris, CSU, Associação dos Pré-Idosos Sul da Bahia, Caminhada da Lua Cheia, Clube dos Desbravadores, Clube dos Aventureiros, Projeto Águia da Cultura e Assistência Social.

O terceiro grupo, com 1.010 integrantes, trará à avenida os alunos de turmas de ensino infantil e fundamental das escolas Sonho Meu, Gente Miúda, Reino da Alegria, Castro Alves, José Naves, Rui Barbosa, Pedro II, Nossa Senhora da Vitória, Colégio Fênix, Colégio Status e Centro Integrado Educacional Rômulo Galvão (Cierg). Na seqüência, vão desfilar estudantes da Escola Afonso de Carvalho e Colégio Impacto, num total de 1.300 participantes.

O quinto grupo também será formado por estudantes, do Centro Educacional Álvaro Melo Vieira, Colégio Estadual de Ilhéus e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, perfazendo 390 pessoas. No sexto e último grupamento, estarão alunos do Instituto Municipal de Educação (IME), escolas municipais Princesa Isabel, Pontal, Banco da Vitória, Salobrinho, Themístocles Andrade, Heitor Dias e Sambaituba, turma do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), CRIE e Centro de Referência Professor Leopoldo Campos Monteiro.

Produtores de Rio do Engenho participarão do Despertar Rural

Nos dias 6 e 7 de setembro, os produtores rurais do Rio do Engenho participarão do curso Despertar Rural, realizado numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Sebrae, como parte do Projeto de Formatação do Rio do Engenho. Serão cerca de 20 produtores participando das atividades, que somam 16 horas de duração.

O Despertar Rural faz uma dinâmica de grupo com os produtores, abordando assuntos como produção agrícola, estações de plantio, e processos de administração da produção. O objetivo do curso é mostrar aos produtores rurais de Ilhéus, a importância da capacitação antes de iniciar os negócios ou no desenvolvimento das atividades produtivas.

O primeiro curso realizado foi o de Beneficiamento de Frutas e Vegetais, no qual a comunidade aprendeu a fabricar doces, compotas, geléias e frutas cristalizadas, utilizando produtos típicos da região. Para o mês de outubro, estão agendados os cursos de Beneficiamento de Fibra da Bananeira, de 10 a 14, e Flores Tropicais, de 24 a 26. O último treinamento discutirá as Relações Interpessoais, nos dias 5 e 6 de dezembro.

O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, acredita que a comunidade do Rio do Engenho já pode perceber algumas transformações. “Estamos criando no Rio do Engenho um ambiente de negócios, que além de gerar renda para a população, também oferece atrativos turísticos”, disse. Mazzei explicou que o local já possui naturalmente um grande potencial turístico, só estava precisando de mais atenção para que pudesse se desenvolver.

Torneio da Independência vai reunir 16 equipes

Além dos desfiles, a Soares Lopes vai ceder espaço ao esporte neste 7 de setembro. Será no Torneio da Independência, competição que terá a participação de 16 equipes de futebol de praia e será disputada nas quadras da ABC e Adebi, associações deportivas de babas de Ilhéus. Os jogos vão acontecer a partir das 9 horas.

A competição está sendo coordenada pela Liga Ilheense de Futebol de Praia, que têm no comando o professor Mário Sérgio, ex-atleta do Colo-Colo e com atuação de destaque no esporte amador em Ilhéus. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania, que vai garantir a premiação para campeão e vice, além de troféu para artilheiro e goleiro menos vazado. Os prêmios serão entregues pelo vice-prefeito e secretário de Esporte, Nilton Lima.

Jogos Estudantis esperam mais de dois mil alunos

Na próxima quinta-feira (8), às 8h, serão abertos em Ilhéus os Jogos Estudantis Campeões da Vida, com a expectativa de reunir cerca de dois mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Serão 14 escolas disputando o título nas modalidades futsal, vôlei, basquete e handebol, com equipes masculinas e femininas.

As partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes Herval Soledade, que está passando por obras de reforma para sediar o campeonato. As melhorias incluem pintura, revisão das redes hidráulica e elétrica, recuperação de alambrado e revisão da cobertura do ginásio. Os jogos acontecerão até o dia 11 de setembro, sempre das 8h às 21h.

Com o slogan “Aluno, cidadão presente”, os Jogos Estudantis Campeões da Vida pretendem estimular não só a prática de esportes, “como também elevar a auto-estima dos estudantes e fortalecer a concepção de esporte como uma opção saudável”, disse o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Nilton Lima. Ele destacou o esforço do governo para que as praças esportivas sejam recuperadas. “O prefeito Valderico Reis tem incentivado as práticas esportivas, capazes de promover a qualidade de vida para pessoas de todas as idades”, disse.

A competição conta com o apoio da Secretaria de Educação, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar. Durante os jogos, será proibida a venda de bebidas alcoólicas num raio de 100 metros do ginásio. Newton Lima afirma que essas medidas vão garantir uma competição tranqüila, bem organizada e de sucesso, com a segurança de atletas e torcedores. Ele acredita que estes serão os melhores Jogos Estudantis da história de Ilhéus.

Projeto capacita pequenos produtores de mandioca

Para garantir o melhor aproveitamento dos derivados da mandioca, assegurando mais renda aos produtores de Ilhéus, foi iniciado no último domingo (4), o Projeto Mandiocultura. Com uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vem sendo desenvolvido um amplo projeto de beneficiamento da mandioca nas regiões do Acuípe do Meio, Sapucaiera, Santana, Santaninha e Cascalheira, além de várias outras localidades da zona rural.

A primeira etapa do projeto foi iniciada no dia 4 e será encerrada nesta terça-feira (6). Nesta etapa, cerca de 50 produtores do Acuípe do Meio estão estudando sobre os derivados da fécula, enquanto outros 50, de Santaninha, aprendem sobre alimentação humana. Este último tema será levado aos produtores do Acuípe do Meio e da Sapucaiera na próxima quarta-feira (7).

O projeto inclui, além do treinamento dos produtores rurais, a participação em visitas, feiras, cursos e seminários em vários municípios, construção de casas de farinha comunitárias, melhorias das estradas vicinais e até a implantação de fábricas de biscoitos, beijus, bolos e outros derivados. Segundo o gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, João Paulo Rocha Oliveira, a previsão é de que até novembro deste ano, seja reativada a Casa de Farinha de Santana, que vem passando por reformas e ampliação, autorizadas pelo prefeito Valderico Reis.

Ele conta, ainda, que até o final do ano será realizada uma feira para que sejam comercializados os produtos derivados da mandioca fabricados pelos pequenos produtores ilheenses. “Com o projeto Mandiocultura, eles poderão aprender a fazer mais de 100 pratos e produtos derivados da mandioca e, com isto, gerar renda para sua comunidade”, disse. O técnico do Sebrae na Bahia, responsável pelo acompanhamento do projeto, Jefferson Mascarenhas, acredita no potencial da região e afirma que, através da produção organizada, será possível colocar Ilhéus como um referencial na produção de mandioca e derivados.

Segundo ele, atualmente o município possui cerca de 300 hectares de mandioca, o que garante uma produção estimada em 500 sacas de farinha por semana. Mas parte dessa produção não é escoada, o que causa prejuízos para o município. O prefeito Valderico Reis acredita que com o projeto Mandiocultura, esta realidade pode ser mudada. Ele reiterou sua disposição em apoiar o crescimento e a diversificação da produção rural no município e se comprometeu a reativar outras casas de farinha já construídas, buscar recursos para construir novas e, junto com as associações de produtores, desenvolver parcerias para melhorar as instalações das unidades comunitárias.

Novo secretário de saúde diz que rede básica é prioridade

O novo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, afirmou que a qualificação dos profissionais e a melhoria do atendimento na rede básica são as principais prioridades de trabalho definidas para os primeiros 60 dias de trabalho. Ex-subprocurador fiscal do município e com experiência em instituições financeiras como o Citibank, Finasa, Volkswagen e BBV, Carlos Henrique teve o seu primeiro contato com a equipe de trabalho na manhã de segunda-feira (5).

Na reunião, o novo secretário apresentou as linhas de trabalho e esteve a par da situação de contratos e definiu com os diretores de departamento as prioridades. Carlos Henrique foi apresentado à equipe pela ex-secretária Olívia Ferreira, que coordenou o trabalho de transição e, por opção pessoal e familiar, volta para a iniciativa privada. O novo titular da pasta também iniciou contatos com os representantes da Oscip Sodesp, que firmou termo de parceria com o município para prestar assessoria gerencial e de recursos humanos na área de saúde. “Queremos colocar os postos para funcionar a pleno vapor”, disse Carlos.

Segundo ele, a melhoria da qualidade do atendimento e o perfeito funcionamento das unidades de saúde foram duas das recomendações do prefeito Valderico Reis.

O novo secretário afirmou que o prazo de 60 dias será indispensável para um completo estudo dos serviços e dos contratos mantidos pela Secretaria. O município está colocando em prática um projeto de modernização de toda a rede básica de saúde, com a informatização das unidades.

Com a informatização, os usuários do SUS, além de ter atendimento mais rápido, poderão marcar exames, consultas especializadas e cirurgias na própria unidade de saúde onde receberem o primeiro atendimento. Além da melhoria de infra-estrutura, da qualidade do atendimento e da qualificação dos profissionais da rede básica, o novo secretário Carlos Luz destacou a necessidade de manter boas relações com a rede de prestadores de serviços. “Teremos uma gestão transparente”, diz.

Um dos primeiros contatos mantidos com prestadores de serviços foi com a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. Carlos Luz enfatizou que o município tem papel destacado na prestação de serviços de saúde e, para consolidar essa posição, o governo não poupará esforços. O novo secretário afirmou ainda que são grandes os desafios enfrentados na rede de saúde pública. “Outra prioridade nossa é o pagamento em dia do funcionalismo”, frisou. Carlos também adiantou que no prazo de 60 dias será analisado o quadro de servidores da sua pasta e será analisada a possibilidade de contratação dos aprovados em concurso para a área de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *