A Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc realizará, nesta quarta-feira (31), o Seminário “Capoeira numa Perspectiva de Cidadania”. Iniciativa do Projeto Arte em Movimento, com o suporte do Departamento de Ciências da Saúde, o evento tem como público alvo os acadêmicos de Educação Física, mestres de capoeira e professores graduados em capoeira. Centrado em mesas-redondas, com a participação de especialistas no assunto, o seminário objetiva criar “espaço para uma maior compreensão sobre a capoeira numa visão antropológica e social, reflexionar o papel da capoeira na contemporaneidade e sua inclusão no âmbito escolar, além de nos permitir refletir a capoeira e sua metodologia de ensino como arte multifacetada”, esclarece o professor Ms. Roberto França Moreira, coordenador do Arte em Movimento.
O seminário será aberto às 9,00 horas, com mesa-redonda enfocando três temas: “A Ética na Prática da Capoeira”, pelo prof. Gustavo Kruschewsky, especialista em Educação Física e bacharel em Direito (Uesc); “Um Olhar Antropológico sobre a Capoeira”, pelo prof. Ms. Samuel Macedo Guimarães, coordenador do Colegiado de Educação Física (Uesc) e “Capoeira na Região Cacaueira: avanços e recuos”, pelo mestre capoeirista José Virgílio dos Santos. Será mediadora dos debates a profª. Ms. Marilene Santos de Oliveira Araújo (Uesc).
À tarde, a partir das 13h30min, acontecerá a segunda mesa-redonda, com os temas: “Um Olhar sobre a Capoeira-Arte”, numa abordagem de Tatianna Santana de Souza, discente do Curso de Letras e Artes; “A Didática da Capoeira”, pelo prof. Roberto França Moreira, e “Um Olhar Filosófico sobre a Capoeira”, por Nanci Galo Oliveira, filósofa com vivências em capoeira. Participará como mediadora, Ellen Melo, discente de Filosofia e bolsista do projeto de extensão Arte em Movimento.
O seminário será realizado na sala 1210, no 2º andar do Pavilhão Pedro Calmon, no campus universitário. E, da sua organização, participam também os acadêmicos da disciplina Metodologia do Ensino da Capoeira/2005, 2ª turma.