INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Dilazenze vai lançar segunda etapa do projeto Batukerê;

Organização Gongombira realiza palestra sobre saúde;

Ginásio é reformado para abrigar Jogos Estudantis;

Ilhéus foi habilitada na Gestão Plena da Assistência Social;

União e Trabalho recebe equipe odontológica hoje;

Banco Mundial faz pesquisa em Ilhéus sobre expansão urbana;

Passeio com estudantes difunde história de ilhéus.

Dilazenze vai lançar segunda etapa do projeto Batukerê

No próximo sábado (27), a partir das 14h, o Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze irá lançar a segunda etapa do Projeto Social Batukerê. O evento acontece na sede da entidade, situada na Avenida Brasil, 485, no bairro da Conquista.

Criado há cinco anos, o projeto Batukerê atende a 60 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, moradores da Conquista e adjacências, e que se encontrem em situação de risco. O objetivo, segundo o presidente do Dilazenze, Mestre Nei, é fornecer aos menores alternativas ocupacionais, artísticas, culturais e profissionalizantes, através da promoção de atividades que combinem arte e cultura negra.

Na primeira etapa do projeto, os jovens participaram de apresentações em festas populares, a exemplo do Praia & Folia e do Forromance. As atividades envolveram diversos ensaios e a criação de coreografias, contribuindo para integrar e melhorar a auto-estima do público envolvido.

Na segunda etapa, as crianças e adolescentes da comunidade terão acesso às oficinas de dança afro, percussão, teatro, criatividade, artesanato, capoeira, violão e cultura africana. As aulas serão ministradas de 2ª a 6ª feira, sempre em turno oposto ao das aulas escolares. “Queremos despertar nas crianças o interesse pela arte e cultura, além de capacitá-las para uma atividade que possa gerar renda para suas famílias”, disse Mestre Nei.

Organização Gongombira realiza palestra sobre saúde

Contando com a participação da comunidade, de instituições e estudiosos, a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania fará nova palestra com o tema: “Saúde e Doenças na Cultura Afrobrasileira”. A exposição, seguida de debate, acontecerá na próxima sexta-feira (26) às 19h, na Casa de Cultura Afro Gongombira, situada à rua Luiz Gama, 25, na Baixa Fria.

A Organização está realizando encontros quinzenais para debater os temas relevantes para as comunidades afrobrasileiras, como o contexto do movimento negro e a política de promoção de igualdade racial em Ilhéus. O primeiro encontro foi no dia 12 de agosto, onde foram discutidas a adesão do município às políticas públicas de igualdade racial e a Lei Federal número 10.639/03, que estabelece o ensino da história e cultura afrobrasileira no ensino fundamental e médio.

O primeiro encontro contou com a participação de autoridades municipais, lideranças do movimento negro e representantes de religiões afro, além de estudantes, pesquisadores e comunidade local. O presidente da ONG Gongombira de Cultura e Cidadania, Marinho Rodrigues, disse que até o mês de novembro, uma diversidade de temas interessantes será discutida.

Em setembro, grupos de trabalho da Secretaria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial e do governo municipal se reunirão com movimentos populares para discussões sobre a adesão ao Fórum Intergovernamental da Igualdade Racial, assinada pelo prefeito Valderico Reis, tendo como eixos de discussão a politização da juventude afrodescendente de Ilhéus e as políticas compensatórias e ações afirmativas. Nos meses seguintes também serão discutidos temas como: Estatuto da Igualdade Racial, Racismo e Discriminação Racial em Ilhéus, Sistema de Cotas e Quilombos.

Ginásio é reformado para abrigar Jogos Estudantis

A Prefeitura de Ilhéus iniciou na segunda-feira passada (22) as obras de reforma do ginásio de esportes Herval Soledade, que está sendo será preparado para os Jogos Estudantis Campeões da Vida. As obras incluem pintura, revisão das redes hidráulica e elétrica, recuperação de alambrado e revisão da cobertura do Herval Soledade. A previsão é de que as obras executadas pela Ato Construtora estejam concluídas até o dia 7, véspera da abertura dos Jogos.

O secretário de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Newton Lima, destacou o esforço do governo para que as praças esportivas sejam recuperadas. “Vamos preparar o ginásio para os melhores Jogos Estudantis da história de Ilhéus’, afirma Newton. Os Jogos devem contar com a participação de 2 mil estudantes das escolas particular e pública de Ilhéus.

Newton informa que entre o período de reforma do Herval Soledade e a conclusão dos Jogos Estudantis, o ginásio estará fechado para treinamentos, escolinhas e outras competições esportivas. Animado com as boas perspectivas para os Jogos, o secretário enfatizou que, no período de 8 a 11 de setembro, a Secretaria de Esporte e Cidadania transferirá os seus serviços para o Ginásio Herval Soledade.

Os Jogos Estudantis serão abertos, oficialmente, às 8h, do dia 8 de setembro. A solenidade terá desfile das escolas participantes, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. O secretário também informou que, devido às reformas, os jogos da seleção de Ilhéus no Campeonato Baiano de Basquete, antes programados para o Herval Soledade, foram transferidos para o Clube Social. No próximo domingo, às 11h, o jogo da seleção será contra a equipe de Ituberá. No dia, 4, também às 11h, a seleção enfrentará o Bahia.

Ilhéus foi habilitada na Gestão Plena da Assistência Social

Ilhéus está entre os 13 municípios do Estado que preencheram os requisitos necessários para a habilitação na Gestão Plena de Assistência Social. Com isso, o município receberá um maior volume de recursos do governo do Estado, tendo assim mais autonomia para desenvolver seus projetos.

As performances dos municípios foram analisadas com base na Norma Operacional Básica (NOB) da Assistência Social, que regulamenta a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ela prevê a habilitação dos municípios em três níveis de gestão: inicial – em que o município mantém os projetos que já estão em andamento; básica – em que ele recebe um valor determinado de recursos do Estado; e plena, situação em que Ilhéus se enquadra.

Para pleitear a Gestão Plena, o governo municipal teve que adotar uma série de medidas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Estas providências foram apresentadas na reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada em Salvador nos dias 16 e 17 de agosto. O pleito foi aprovado conforme resolução nº 12, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 18. A secretária municipal de Assistência Social, Fátima Reis, considerou a aprovação como um grande avanço para a área social de Ilhéus. Ela afirmou que o município já encaminhou projetos para o Núcleo Estadual, que irá avaliá-los e habilitá-los aos níveis de gestão de acordo com as exigências da NOB. Fátima acredita que em breve cada localidade poderá receber o co-financiamento do governo e ter autonomia para utilizar esse recurso.

Centros de Referência

Fátima Reis afirmou que muito trabalho ainda vem pela frente, a começar pela implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que serão instalados inicialmente em quatro localidades do município, atendendo a cerca de 20 mil famílias. “A missão do Governo Valderico Reis é atender a todos, priorizando sempre os mais necessitados”, disse a secretária.

União e Trabalho recebe equipe odontológica hoje

A Unidade Móvel Médico-Odontológica da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Uni-Saúde) promove atendimento dentário dos pacientes do P. A. União e Trabalho, na Vila Cachoeira, hoje pela manhã. A equipe é formada por três dentistas e respectivas auxiliares, com a previsão de atender 60 pessoas, entre adultos e crianças. “A prioridade do serviço odontológico é o tratamento dos dentes e a orientação para prevenir doenças da boca e das gengivas, reservando-se a extração para último recurso”, explica a secretária de Saúde, Olívia Rizo.

O objetivo da Uni-Saúde, que funciona com três ônibus especialmente equipados para esse trabalho, é facilitar o acesso das pessoas da área rural aos serviços de saúde pública. “Atividades como consultas médicas e dentárias e vacinação, de humanos e animais de estimação, ficam dificultadas se os moradores precisarem se deslocar até os postos”, diz a secretária, acrescentando que “é essa dificuldade que o governo Valderico Reis tem combatido, ao pôr em funcionamento os veículos da Unidade Móvel”.

Na sexta-feira (26), a equipe da Uni-Saúde, com médicos, dentistas, vacinadoras e auxiliares de enfermagem estará na Vila de Retiro. A previsão é de que sejam atendidos 180 pacientes (entre consultas médicas e tratamento dentário), além de vacinação de pessoas (pólio, febre amarela, meningite, gripe, sarampo, rubéola, tuberculose e outras) e animais de estimação (raiva canina).

Banco Mundial faz pesquisa em Ilhéus sobre expansão urbana

Uma pesquisa encomendada pelo Banco Mundial – “As causas e conseqüências da expansão urbana” – está sendo feita em Ilhéus pela consultora e arquiteta urbanística da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silvana Olivieri. O objetivo é saber os limites urbanos com a zona rural e subsidiar as políticas e programas do banco para os próximos anos. A pesquisa é realizada simultaneamente em cerca de 120 cidades em todo o mundo, a exemplo de Londres, Tóquio, Paris, Los Angeles, Chicago e Sidney. No Brasil o Bird contemplou apenas São Paulo, Ribeirão Preto, Guarujá, Jequié e Ilhéus.

Segundo a arquiteta, a inclusão de Ilhéus na pesquisa é porque o município tem sido contemplado por projetos financiados pelo Banco Mundial, a exemplo do Habitar Brasil. A instituição adotou como critério para aplicar a pesquisa somente em cidades que têm mais de 100 mil habitantes e ter sido beneficiadas com verbas de organismos unilaterais. Essa ação é parte integrante de um grupo de pesquisas sobre “iniciativas de gerenciamento do crescimento urbano”.

A coleta de dados está sendo executada e a expectativa é de que seja concluída até esta sexta-feira (26). Silvana garante que a pesquisa indica que o Banco Mundial vai priorizar esses municípios após análise dos futuros programas enviados à instituição. A seu ver, “se o banco já tem cadastrado o diagnóstico dos municípios, obviamente fica mais fácil ser aberta nova linha de financiamento”.

Silvana Olivieri esteve na terça-feira (23) reunida com a secretária-interina de Planejamento e Controle Orçamentário de Ilhéus, Rúbia Carvalho, quando recebeu dados sobre a cidade. A consultora checou ainda o censo demográfico, corretoras imobiliárias e instituições financeiras que fornecem empréstimos para programas habitacionais. Agora está sendo feita a pesquisa de campo, no bairro Teotônio Vilela, no local conhecido como “Invasão do Suíço”, uma ocupação recente que fica entre as zonas urbana e rural do município.

Passeio com estudantes difunde história de ilhéus

Com a atividade “Teatro nas Ruas”, estudantes matriculados nos estabelecimentos de ensino fundamental II da rede municipal estão conhecendo uma parte da história da cidade, através de seu patrimônio arquitetônico e cultural. Numa iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e integrando a programação “Agosto de Jorge Amado”, as atividades acontecem em pontos de importante valor histórico, como o Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP) e o Palácio Paranaguá, sede do governo municipal.

A próxima rodada da atividade cultural acontece nesta quinta-feira (25), no horário entre 8 e 17 horas, garantindo a outros estudantes a oportunidade compreender a importância de patrimônios culturais que se constituem em elementos imprescindíveis para o resgate histórico do município. Entre os prédios visitados, estão a Casa de Jorge Amado, local onde o escritor grapiúna viveu, e o Bar Vesúvio, estabelecimento que se tornou conhecido internacionalmente graças à literatura amadiana.

A partir de dados históricos, as arte-educadoras do Projeto Águia da Cultura, Camila Lisboa e Jocélia Kaffer, passam informações importantes aos alunos, possibilitando o conhecimento de fatos que marcaram os 471 anos de Ilhéus. A condução dos estudantes das escolas até os locais históricos é feita no ônibus do projeto Águia da Cultura.

O “Teatro nas Ruas” também inclui visitas ao cemitério e Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Igreja Matriz de São Jorge, aos portos novo e antigo, à biblioteca e arquivo públicos, que funcionam antigo prédio do Colégio General Osório, à Igreja de São Sebastião, Teatro Municipal, Avenida Soares Lopes, sede da Fundaci e Casa dos Artistas. Além desses pontos, os estudantes têm a oportunidade de visitar a Praça J.J Seabra, a Rua Antônio Lavigne de Lemos, pavimentada com pedras inglesas; o obelisco em homenagem aos heróis da Independência da Bahia, situado na Avenida 2 de Julho; a imagem do Cristo Redentor e o Ilhéus Hotel. Todos esses locais são cenários de um grande legado de acontecimentos que fazem de Ilhéus uma cidade pontuada por fatos extraordinários.

A última rodada do “Teatro nas ruas” vai acontecer no dia 30 de agosto e o coordenador geral do “Águia da Cultura”, Justino Viana, lembra da importância da atividade, tendo em vista a formação do cidadão e a ampliação do seu universo intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *