O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), ao acatar sugestão da primeira vice-presidente da instituição e prefeita de Camacan, Débora Santos, atende os gestores municipais num estande montado na XXVIII Festa do Cacau. Durante seis dias – de 25 a 30 deste mês –, ao descentralizar os trabalhos, a equipe técnica das áreas jurídica, social, executiva e de projetos vai mostrar sua ação através da “Caravana da Amurc”. Camacan é o primeiro município contemplado com os serviços.
A XXVIII Festa do Cacau, que faz parte da programação dos 44 anos de emancipação política de Camacan, será prestigiada por uma comitiva liderada pelo governador Paulo Souto e senador Antonio Carlos Magalhães que estarão acompanhados de deputados federais e estaduais e diversas lideranças políticas e comunitárias da região. A visita das autoridades está marcada para às 14h30min do dia 29, quando acontece o tradicional concurso da V Festa do Cacau Clonado e shows musicais.
Ao ressaltar a importância da XXVIII Festa do Cacau de Camacan, o presidente da Amurc disse que além de criar mecanismos para manter viva a cultura do cacau, o governo do estado, em convênio com o Instituto Biofábrica e Ceplac, buscou ações para ajudar os produtores de cacau que tiveram suas propriedades dizimadas pela vassoura-de-bruxa e encontraram alento no programa de renovação da lavoura. E hoje o programa de enxertia está sendo uma realidade.