Projeto de reciclagem da Abividro chega à Bahia

“Minha Cidade é 100%” tem por objetivo fazer com que o vidro pós-consumo retorne à indústria, completando um ciclo de utilização

Dando continuidade às suas ações de incentivo à reciclagem do vidro no país, a Abividro, associação que reúne fabricantes automatizados de vidro, começa a divulgar seu projeto de reciclagem “Minha Cidade é 100%”, em 64 municípios da Bahia.
Através de um comunicado contendo dados sobre os benefícios da coleta seletiva e sugestões sobre o desenvolvimento de parceiros e programas de geração de empregos, a Abividro está contatando os prefeitos de várias cidades baianas, convidando-as a participar do programa.

As cidades incluídas no programa foram: Alcobaça, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belmonte, Belo Campo, Buerarema, Caetanos, Camacan, Camamu, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapuã, Igrapiuna, Iguaí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Ituberá, Jequié, Jucuruçu, Macarani, Maetinga, Manoel Vitorina, Maraú, Mascote, Medeiros Neto, Mirante, Mucuri, Nova Viçosa, Pau Brasil, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Tanhaçu, Teixeira de Freitas, Tremedal, Una, Uruçuca e Vitória da Conquista. A prefeitura de Itanhém já demonstrou interesse no projeto.
“Minha Cidade é 100%” tem como objetivo incentivar prefeitos de municípios brasileiros a implantar mecanismos de coleta seletiva de vidro em suas cidades. Utilizando a mensagem “Deixe marcada a sua gestão na cidade”, eles contribuirão para a diminuição do impacto ambiental deste material e, principalmente, para a geração de postos de trabalho e renda.

Finalidade
A intenção desse projeto é fazer com que o vidro pós-consumo retorne à indústria, completando um ciclo infinito de utilização, além de tornar a reciclagem um empreendimento que possibilite ganhos ambientais, econômicos e tecnológicos para a indústria vidreira e para a população.
As parcerias podem ser implantadas através de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), com instalações de coletores em espaços cedidos em escolas, supermercados, postos de gasolina ou outros espaços. Outra forma de parceria é através de acordos com cooperativas de catadores ou empresários, responsáveis pela coleta, triagem e venda das embalagens de vidro descartáveis para a indústria.

Projeto de implantação
Aqueles que demonstrarem interesse serão visitados por membros da equipe da Abividro e de suas associadas, que darão suporte à implantação de programas de reciclagem. Serão repassadas instruções sobre como mobilizar a comunidade, escolas, cooperativas, bares, restaurantes e hotéis, através da distribuição de folhetos específicos para cada canal.
Profissionais capacitados darão suporte técnico no desenvolvimento de um projeto personalizado com base nas necessidades e características de cada município. Serão criados ou aproveitados sistemas de coleta seletiva já existentes nas cidades em questão.
Segundo Lucien Belmonte, superintendente da Abividro, o projeto traz benefícios de várias naturezas. A coleta seletiva pode ser fonte de renda para famílias carentes, que se organizam em cooperativas para fazer a coleta e o beneficiamento do vidro. O município é beneficiado na medida em que a destinação de lixo para reciclagem diminui o custo da coleta e gera economia ao aumentar a vida útil dos aterros sanitários. Além disso, cria a conscientização da preservação ambiental na população.
“Minha Cidade é 100%” é a continuidade do projeto “Reciclando Vidro em meu Município”, iniciado em 2002 e que contou com a adesão de 80 cidades. A expectativa é de que esse projeto atinja 20% de retorno.

Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *