Prefeitura já cadastrou mais de três mil idosos para passe livre;
Turismo ilheense é tema do projeto “Quartas Culturais”;
Vila Cachoeira recebe dentistas do Uni-Saúde;
Valderico Reis quer rapidez na apuração para dar fim a boatos;
Professores de Ilhéus voltam às salas de aula.
Escolas da rede municipal em Ilhéus recebem a partir desta semana 9.100 exemplares de livros sobre a História Regional. O material será utilizado em aulas de turismo e atende alunos na faixa etária de 12 a 17 anos. Os livros abordam aspectos históricos, culturais e geográficos da Bahia e da Costa do Cacau e resultam de doação feita pela Bahiatursa ao município. O conteúdo será usado com os alunos do Ensino Fundamental já neste segundo semestre letivo.
Os livros foram conseguidos durante a realização do Fórum Estadual de Turismo, após negociações entre a Bahiatursa e o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei. Os livros vêem acompanhados de manual para que os professores possam aplicar o conteúdo com o máximo de rendimento. “Ilhéus é um pólo turístico. Com estes livros, os alunos terão ainda mais clara a importância do turismo para a nossa economia e a qualidade de vida no município”, diz o secretário.
O conteúdo será aplicado em sala de aula depois de formalizada parceria entre as secretarias municipais de Educação e Turismo. O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, destacou a relação entre os dois setores e afirma que o “ensino é a base para o desenvolvimento”. Almir ressalta que Ilhéus é um dos principais pólos turísticos da Bahia e do Nordeste e os livros auxiliam para formar uma geração para cuidar de um dos principais produtos locais, o turismo.
Ilhéus é uma das poucas cidades do Brasil a ter incluída na grade curricular a disciplina de História Regional. O conteúdo para estas aulas da disciplina é construído no dia-a-dia e com visitações de professores e alunos a pontos históricos da cidade. “Essa é uma das formas de construção do conhecimento neste projeto”, destaca ele. Para o secretário Raymundo Mazzei, “o projeto tem uma peculiaridade: leva as pessoas a ter curiosidade e a estudar sobre a sua história, o que é muito importante numa cidade que tem como uma das suas principais fontes de riqueza o turismo”.
Prefeitura já cadastrou mais de três mil idosos para passe livre
Superando as expectativas da Prefeitura, mais de três mil pessoas com idade acima de 65 anos já foram cadastradas para a obtenção do passe livre no sistema de transporte coletivo urbano, em Ilhéus. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho iniciou os trabalhos no dia 18 de julho e tinha como meta a inscrição de 2.500 idosos até o dia 31 de agosto.
Após o processo de documentação, técnicos vão avaliar os dados apresentados e encaminhar os requerimentos. A secretária Fátima Reis disse que as associações comunitárias do município estão colaborando com a identificação dos idosos que têm acesso ao benefício. Ela também explicou que as pessoas que já possuem o cartão de passe-livre não precisam se preocupar com o cadastramento, já que esta medida é restrita àquelas que não contavam com o benefício.
Segundo a secretária de Assistência Social e Trabalho, a participação das associações tem dado maior agilidade aos trabalhos. Com a apresentação do cartão do passe-livre, os idosos terão acesso gratuito ao transporte coletivo. Para efetuar o cadastro e obter o cartão, é necessário comparecer à sede da Secretaria, na rua Professor Mário Alfredo, Avenida Itabuna, de 2ª à 6ª feira, das 8h às 14h, munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Turismo ilheense é tema do projeto “Quartas Culturais”
O secretário de Turismo de Ilhéus, Raimudo Mazzei, participa do Projeto Quartas Culturais de amanhã (17) com a abordagem do tema “Turismo de Ilhéus – Quebrando Paradigmas”. A palestra faz parte da programação do “Agosto de Jorge Amado”, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), para homenagear o escritor grapiúna no mês de seu aniversário.
A palestra começa às 18h30min, no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundaci. A professora Eliane Sabóia abriu, na semana passada, o ciclo de palestras especiais sobre a temática “amadiana” do Projeto “Quartas Culturais” trazendo para a discussão a relação de paixão do escritor por Ilhéus.
Na próxima semana será a vez da professora de cultura e turismo, Juliana Moreira, versar sobre “A Literatura e o Quarteirão Jorge Amado” . O ciclo de palestras temáticas será fechado no dia 31, quando o presidente da Academia de Letras de Ilhéus, João Higino Filho, vai abordar o tema “A Academia de Letras de Ilhéus e a influência de Jorge Amado no seu contexto”.
Passeio Histórico – Na quinta-feira (18) será realizada mais uma rodada do passeio histórico intitulado de “Teatro nas ruas”, iniciativa desenvolvida com estudantes matriculados no ensino fundamental II das escolas da rede municipal que estão integradas ao Projeto Águia da Cultura. Acontece entre 8 e 17 horas, nas ruas do centro histórico.
Também na quinta-feira (18), às 18 horas, haverá a exibição do filme “Gabriela Cravo e Canela”, no auditório Fernando Leite Mendes. Para o sábado (20) está programada a apresentação do espetáculo “Mulheres de Jorge Amado”, com coreografias baseadas em personagens do universo feminino de Amado, como Tieta do Agreste, Gabriela e Dona Flor.
O espetáculo começa às 20 horas e tem participação das academias Sôanny Marry, Dinâmica e Movimento e Núcleo de Dança. No domingo será a vez do Festival de Criatividade Infantil Águia da Cultura acontecer às 8 horas no Largo Cultural do Teatro Municipal.
Vila Cachoeira recebe dentistas do Uni-Saúde
Uma equipe de três dentistas do Programa Uni-Saúde (Unidade Móvel Médico-Odontológica) da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus atende nesta quarta-feira (17), na Vila Cachoeira, a partir das 8h30min. Os profissionais trabalham em ônibus especialmente equipados para este fim e fazem visitas rotineiras às várias comunidades da área rural do município. O Uni-Saúde atua desde janeiro deste ano, quando o governo Valderico Reis recuperou três ônibus e contratou pessoal qualificado para o atendimento.
As equipes são de dois tipos: uma com médicos e dentistas e outra somente para procedimentos odontológicos, escaladas de acordo com as necessidades previamente detectadas na comunidade. Na sexta-feira (19), médicos, dentistas, vacinadoras e auxiliares de enfermagem estarão prestando serviço na Ponta do Ramo, zona Norte do município.
A Vila Cachoeira foi visitada todos os meses, desde a reativação do programa, somando, até julho, 2.449 atendimentos médicos e odontológicos, de acordo com levantamento do CPD (Serviço de Processamento de Dados) da Secretaria. No total, de janeiro a julho, o Programa Uni-Saúde já beneficiou 18.603 pessoas, em 16 comunidades diferentes. “O principal objetivo desse trabalho é facilitar o acesso da população rural à saúde pública, invertendo o processo de atendimento tradicional, pois em vez do paciente vir ao posto de saúde, é o posto de saúde que vai ao paciente”, explica a secretária de Saúde, Olívia Ferreira.
Valderico Reis quer rapidez na apuração para dar fim a boatos
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, voltou a cobrar uma investigação rigorosa por parte da Polícia Federal e do Ministério Público das denúncias de supostas irregularidades no governo e assegurou estar tranqüilo. “Não tenho qualquer envolvimento em práticas ilícitas na relação com a Câmara de Vereadores e desafio qualquer pessoa a apresentar prova do contrário”, afirmou. O prefeito também repudiou as acusações de que existiria um esquema similar ao “mensalão” nas relações entre os poderes Executivo e Legislativo de Ilhéus. Assinalou, inclusive, que não tem maioria na Câmara, onde a oposição conta com 8 dos 13 vereadores.
As denúncias são atribuídas pelo prefeito a uma “articulação” para desestabilizar o seu governo, além de retaliação do deputado federal Geddel Vieira Lima, por ciúmes da aproximação de Valderico Reis ao deputado ACM Neto. “Essa é mais uma armação contra o meu governo, que tem se empenhado para dar uma estrutura eficiente ao poder público municipal e superar os graves problemas que herdamos da gestão anterior”, acusou.
Confrontado com a possibilidade de existir uma gravação, na qual o subprocurador do Município aparece oferecendo dinheiro ao vereador Zerinaldo Sena, o prefeito reafirmou que não tem conhecimento do fato. “Não vou me opor a qualquer investigação, quero a verdade e o fim dos boatos que estão tomando conta de Ilhéus, atrapalhando o governo e prejudicando a nossa população”, declarou Valderico.
O prefeito também lembrou que é empresário, dono de várias empresas e de um patrimônio suficiente para injustificar qualquer interesse de lesar os cofres do município. Essa afirmação foi feita em resposta às acusações de que estaria sendo alimentada uma “caixinha”, com recursos de uma empresa que presta serviço ao município, para pagar propina a vereadores. Segundo ele, “essa é mais uma denúncia sem prova, feita de forma irresponsável por meus opositores”.
Por conta das acusações apresentadas por Geddel, Valderico Reis anunciou ontem (dia 15) a sua saída do PMDB e a exoneração do secretário de Agricultura, Interior e Pesca, o peemedebista Jorge Vianna. O vice-prefeito, Nilton Lima, também integrante da legenda, anunciou que vai se desfiliar, por entender como “indignas e levianas” as denúncias de que o prefeito teria envolvimento em corrupção.
O presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Velloso, apesar de fazer parte da oposição, criticou a tentativa de vincular o prefeito às supostas irregularidades. Ele elogiou a postura de Valderico no sentido de exigir a apuração dos fatos e disse que não vai compactuar com articulações conspiratórias. “É preciso que existam provas antes de se fazer denúncias dessa gravidade e, nesse caso, precisamos reconhecer que não há nada ligando o prefeito a qualquer tipo de esquema”, frisou.
Professores de Ilhéus voltam às salas de aula
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, assinou na tarde desta terça-feira (16) um acordo com a Associação dos Professores Profissionais do município, encerrando a greve da categoria. Ficou acertado um reajuste salarial de 9%, que será retroativo ao mês de maio, sendo que os professores se comprometeram a retornar às salas de aula a partir desta quarta-feira. A parcela retroativa será quitada nos meses de janeiro a março de 2006.
Nos contatos que teve com os representantes da APPI, o prefeito Valderico Reis sempre fez questão de ressaltar o seu interesse pela valorização do magistério e a preocupação em melhorar o desempenho da educação em Ilhéus. Também deixou aberta a possibilidade de voltar a discutir uma nova revisão nos salários a partir de janeiro do ano que vem.
Com o aumento de 9% concedido pelo governo municipal, um professor de nível A (turmas de 1ª a 4ª série), que lecione em carga horária de 40 horas, passará a receber R$ 712,20. O de nível B (5ª a 8ª), para a mesma carga horária, terá vencimentos de R$ 816,19. O reajuste é maior do que o obtido pelos profissionais do magistério da maioria dos municípios baianos.