FOTÓGRAFO LANÇA NOVO LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE ILHÉUS

O fotógrafo José Nazal Pacheco Soub está lançando a sua segunda obra sobre a história de Ilhéus, sua terra natal, com a edição do livro intitulado “Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”, que reúne mais de duzentas fotografias da cidade, a maioria inédita, ao lado de uma coletânea de textos de historiadores diversos que estudaram o passado da antiga capitania hereditária de São Jorge dos Ilhéus. O livro é uma releitura ampliada do catálogo “Ilhéus: Ontem Bela, Hoje Linda”, com duas edições publicadas em 1997 e 1999.



Com o apoio cultural da CDL-Ilhéus, Unimed-Ilhéus, Imapel, Encantur, Cicon, Bitway, Amazonbahia, Móveis São Jorge, Faculdade de Ilhéus e Bar Vesúvio, a obra será lançada pela editora Agora, no próximo dia 02, sexta-feira, às 18h30min, no salão nobre da Academia de Letras de Ilhéus, na rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, no centro histórico da cidade. Além de se constituir em um tributo de amor à cidade, o novo livro de José Nazal faz um passeio panorâmico na cena urbana de Ilhéus no século passado, a partir de imagens da cidade captadas por fotógrafos que registraram aspectos da capital do cacau, a exemplo de Lindemann, J. Dias, Fâmula, P.Pinillos, Francino Vieira, Zezito Mendonça, entre outros homenageados.

A compilação histórica de “Minha Ilhéus” inclui textos do próprio Nazal e de autores importantes como Borges de Barros, Barboza de Mello, Silva Campos, Árleo Barbosa, Arthur Brandão, Milton Rosário, Maria Luiza Heine e José Carlos Vinhaes, entre outros. Com narrativa de caráter didático, a obra poderá ter utilização acadêmica e educativa, principalmente para os alunos do ensino fundamental, que não dispõem com facilidade de livros sobre a história da cidade, até porque apresenta farto material iconográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *