INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Unidade Médico-Odontológica já beneficiou mais de 1.600 pessoas;

Social agenda atendimentos para cadastro no Bolsa Família;

Comunidade do Rio do Engenho terá cursos de agronegócios;

TVE transmite ao vivo jogo da seleção ilheense de basquete;

Alunos conhecem patrimônios histórico e cultural em Ilhéus;

Comissão estuda medidas contra o avanço do mar na zona norte.

Unidade Médico-Odontológica já beneficiou mais de 1.600 pessoas

Exatas 1.614 pessoas já foram beneficiadas pela Unidade Móvel Médico-Odontológica da Prefeitura de Ilhéus, que atende a pacientes da zona rural, com médicos, dentistas, pessoal de enfermagem, vacinação e remédios. A maioria das consultas (1.050) foram feitas pelos médicos médicos, enquanto os pacientes em, odontologia somaram 564.

Estes números, levantados pelo CPD (Serviço de Processamento de Dados) da Secretaria Municipal de Saúde se referem ao período de março, quando foram iniciadas os trabalhos da Unidade, a julho. “É normal que o número de pacientes dos dentistas seja bem menor, pois os procedimentos de prevenção e tratamento são feitos no local, o que aumenta em muito o tempo de cada consulta”, explica a Secretária de Saúde, Olívia Cunha. Ela lembra também que esses procedimentos consomem mais tempo porque há ordem do próprio prefeito Valderico Reis de que seja priorizado o tratamento dos dentes, e que “só se faça em último caso”.

A Unidade é composta de dois médicos e quatro dentistas, além de auxiliares de enfermagem e vacinadores para pessoas e bichos de estimação. Para se ter uma idéia do trabalho desenvolvido em várias comunidades da zona rural, os dentistas fizeram, nas 564 consultas, 1.515 procedimentos, destacando-se tratamento de cáries (restaurações), limpeza (remoção de tártaro) e extrações. “A relação é de quase três procedimentos por consulta, o que justifica o emprego de maior tempo nos procedimentos odontológicos do que nos procedmentos médicos”, diz Olívia.

Social agenda atendimentos para cadastro no Bolsa Família

A grande procura de beneficiários do programa Bolsa-Escola, para migração de cadastros para o Bolsa-Família, levou a Prefeitura de Ilhéus a estabelecer uma agenda de atendimentos. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho começou a receber os titulares do benefício na segunda-feira (08) e a expectativa é de que 6.377 famílias sejam migradas, em atendimento à determinação do Governo Federal de incluir os programas sociais num cadastro único.

A Secretaria está atendendo 300 pessoas por dia, no horário de 8h às 14h, e já existem beneficiários agendados até 16 de agosto. Aqueles que ainda não compareceram, devem procurar o órgão do governo municipal para marcar o atendimento. Para efetuar a migração do Bolsa-Escola para o Bolsa-Família, são exigidos os documentos pessoais de todos os membros da família.

Além de aperfeiçoar o cadastro de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, a medida traz outras vantagens. Uma delas é que o Bolsa Família estabelece um auxílio financeiro no valor mínimo de R$ 50,00 para famílias com renda per capita até R$ 100,00. A este recurso, podem somar-se outras parcelas, caso se atenda ao requisito complementar de ter filho com idade entre 6 e 15 anos, matriculado na rede pública de ensino.

Da população ilheense inscrita em programas sociais do Governo Federal, 10.910 famílias já migraram para o cadastro único. Outras 6.859 já foram recebidas pela Secretaria de Assistência Social e serão incluídas de acordo com calendário já estabelecido. As 6.377 que estão migrando para o Bolsa-Família vão continuar recebendo os benefícios normalmente, utilizando por enquanto o mesmo cartão do Bolsa-Escola.

Comunidade do Rio do Engenho terá cursos de agronegócios

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Sebrae, realizará cinco cursos de agronegócio na comunidade de Rio do Engenho. Os cursos são apontados pelo secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, como “mais um importante passo para a formatação do Rio do Engenho como produto turístico”. O primeiro será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto e abordará técnicas sobre o beneficiamento de frutas.

Em setembro, nos dias 6 e 7, será ministrado o curso Despertar Rural, uma dinâmica de grupo para produtores rurais. Outros três cursos foram programados para os meses de outubro e dezembro. Horta Orgânica, entre os dias 4 e 6 de outubro, seguido de Beneficiamento de Fibra da Bananeira, 10 a 14 do mesmo mês, assim como Flores Tropicais, de 24 a 26. O último curso será de Relações Interpessoais, nos dias 5 e 6 de dezembro.

O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, disse que estas atividades visam qualificar a comunidade para ações de geração de renda e a recepção dos turistas que visitam o local. “Queremos melhorar não apenas a estrutura do Rio do Engenho, como também oferecer e qualificar a comunidade”. Segundo ele, esta etapa do projeto conta com a parceria total do Sebrae, mas o projeto é resultado de parcerias com a Uesc, Cargill, Iesb e Capitania dos Portos.

Para a escolha dos cursos que serão ministrados, o Sebrae e a Secretaria de Turismo, realizaram o cadastramento da comunidade, um diagnóstico participativo através do qual foi elaborado o plano de ação, o curso de empreendedorismo “Saber Empreender”, além de reuniões periódicas com a comunidade do Rio do Engenho e instituições parceiras, que acontecerão mensalmente a fim de dar sustentação ao projeto.

TVE transmite ao vivo jogo da seleção ilheense de basquete

A Seleção de Basquete de Ilhéus – adulto masculino – joga neste sábado (13), às 15 horas, contra a equipe do Unirb-AAB. A partida será transmitida ao vivo pela TVE. No domingo (14), também às 15 horas, os atletas voltam à quadra para enfrentar o Esporte Clube Bahia, em Salvador. Ganhando essas duas partidas, a seleção estará a um passo da classificação.

Depois da rodada do final de semana, a Seleção ainda terá outros dois compromissos, mas em casa. Dia 27, a equipe recebe o Bahia no ginásio do Clube Social de Ilhéus. No domingo (28), os ilheenses enfrentam a seleção de Ituberá. Os atletas comandados pelo professor Jordino já venceram Ituberá em disputa pelo Baiano 2005. A partida foi realizada no último domingo. A equipe venceu por 68 a 38.

Até agora, a equipe registrou duas vitórias e duas derrotas no campeonato. O dirigente Paulo Carqueja, disse que a equipe jogou bem no último final de semana e todo o grupo está confiante na classificação. Os destaques do jogo foram os armadores Mário e Márcio e o ala Edney.

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Esporte e Cidadania colabora com transporte e ajuda de custo. O campeonato é promovido pela Federação Baiana de Basquetebol.

Alunos conhecem patrimônios histórico e cultural em Ilhéus

As atividades do “Agosto de Jorge Amado” prosseguem amanhã (11) com a primeira rodada do passeio histórico denominado “Teatro nas ruas”. A iniciativa será desenvolvida com estudantes de escolas que participam do “Águia da Cultura”, projeto promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). De 8 às 17 horas desta quinta-feira, os estudantes matriculados no ensino fundamental II visitam patrimônios históricos e arquitetônicos em companhia de arte-educadores que trabalham no Águia da Cultura.

A presidente da Fundaci, Simone Cardoso, ressalta que o projeto permite que os estudantes tenham contato com a história do município. A visitação a casarões e prédios localizados no Quarteirão Jorge Amado e no centro. As informações relativas aos acontecimentos históricos serão repassadas aos estudantes pelos arte-educadores do projeto Águia da Cultura.

Além do passeio histórico, consta da programação desta quinta-feira do “Agosto de Jorge Amado” a exibição do filme “Tieta do Agreste”, que é baseado na obra do escritor grapiúna. A projeção acontece às 18h30min, no auditório Fernando Leite Mendes, na Fundaci. A entrada é franca. O filme tem como protagonista a atriz Beth Farias, que vive o papel de uma das mais conhecidas personagens do escritor Jorge amado.

Comissão estuda medidas contra o avanço do mar na zona norte

Uma comissão composta de representantes da Prefeitura de Ilhéus, Comdema, Marinha, Codeba e Capitania dos Portos será formada para estudar medidas que evitem o avanço ainda maior das correntes marítimas sobre as comunidades localizadas na zona norte do município, principalmente a do São Miguel. Os estudos deverão ter o suporte técnico de uma equipe especializada da diretoria de Obras Civis da Marinha, no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada em reunião realizada pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) na tarde da terça-feira (9) e que teve a participação de representantes do Crea, CRA, Codeba, Capitania dos Portos, associações de moradores e a ONG Ordem de Defesa do Meio Ambiente.

O presidente do Comdema, Fábio Villanueva, disse que a reunião convocada pela secretaria municipal de Meio Ambiente visou, num primeiro momento, promover “uma devida apuração do problema e apresentar documentos existentes para todo o grupo”. Com base nos documentos, Fábio afirma que será possível avaliar detalhadamente o assoreamento no São Miguel. “Queremos uma solução prática e efetiva para o problema que afeta a zona norte”, diz Fábio. Levantamento de técnicos ambientais já apontava tendência de ação erosiva na zona norte antes mesmo da construção do porto.

Segundo o presidente do Comdema, num prazo de quinze dias o grupo de trabalho volta a se reunir para discutir as alternativas emergenciais de ajuda aos moradores e pescadores que têm embarcações colocadas na área afetada. Alguns deles já perderam seus barcos devido à fúria das ondas. O São Miguel e seu entorno são habitados por milhares de famílias, a maioria formada por pescadores e cabaneiros e outros pequenos comerciantes. Eles também vivem do turismo, outra atividade importante no município.

O avanço do mar ao longo dos anos já destruiu inúmeras ruas e imóveis residenciais e comerciais na zona norte. Agora, a preocupação do prefeito Valderico Reis é com relação às ações centradas na proteção de várias residências ameaçadas pela maré em função da força das correntes marinhas. Na reunião, foram apresentados dados que indicam a possibilidade de ocorrência de ressacas marítimas. “As nossas ações visam adotar medidas preventivas”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *