Ilhéus sediará Encontro de Ciência e Tecnologia;
Ilhéus terá ciclo de debates e palestras sobre o negro;
Jogos Estudantis têm tabela e regulamento definidos;
Porto Pesqueiro em Ilhéus terá investimentos de R$ 5 milhões;
Teatro tem shows e entrega de troféus no mês de Jorge Amado;
“Quartas Culturais” comemora o aniversário de Jorge Amado.
A versão 2005 do Projeto Águia da Cultura, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), será lançada oficialmente às 20 horas de amanhã (10), no Teatro Municipal. As comemorações contam com a participação de 23 comunidades da cidade e do interior. O coordenador geral do Águia da Cultura, Justino Viana, explica que a Fundação ampliou os objetivos e o raio de ação do projeto, acompanhando as obrigações estatutárias.
A programação de lançamento da nova versão do “Águia da Cultura” terá ainda a apresentação do novo layout do ônibus que serve de apoio ao projeto e é equipado com instrumentos que possibilitam o desenvolvimento das atividades sócio-educativas e culturais que são levadas aos bairros e distritos de Ilhéus, como mini-biblioteca e espaço para encenações teatrias. Durante o dia de amanhã (10), o veículo estará aberto à visitação pública, na praça Dom Eduardo (Catedral)
Depois da solenidade, haverá apresentação do grupo de terno de pastoras de Sambaituba, Bumba-meu-boi de Urucutuca e das quadrilhas juninas que participaram da festa junina de Olivença, além de grandes nomes que militam na música em Ilhéus e que são colaboradores do projeto, como Chica de Cidra. A Associação de Pré-idosos do Sul e Extremo-Sul da Bahia também vai estar presente no lançamento
A projeto conta com a participação da empresa de transportes Águia Branca, que é co-autora do projeto que tem como principal objetivo a popularização do acesso à produção cultural. Outra proposta da iniciativa está associada ao oferecimento de cursos de capacitação profissional, como forma de obtenção de emprego e renda. “Vamos trabalhar dentro de um novo conceito na área de cultura e dar maior ênfase às relações sócio-pedagógicas”, diz.
Ilhéus sediará Encontro de Ciência e Tecnologia
O município de Ilhéus vai dar mais um passo importante para se consolidar como pólo tecnológico. Entre os dias 3 e 30 de outubro, o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães será transformado em espaço para difusão de novidades da ciência e divulgação de experiências e projetos de pesquisa desenvolvidos na Bahia e, particularmente, em centros de estudo localizados na região sul do Estado.
Este evento, que promete entrar para a história do município, é o I Encontro de Ciência e Tecnologia, que será realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comercio, Ciência e Tecnologia, contando com o apoio do governo baiano. Para acertar detalhes do projeto, esteve em Ilhéus, no início dessa semana, o coordenador de Popularização da Ciência e Tecnologia do Estado, Alberto Peverati Filho, que se reuniu com a secretária Rúbia Carvalho.
O objetivo do Encontro é colocar a comunidade local em contato direto com os principais avanços da tecnologia, em uma proposta voltada a popularizar o conhecimento. De acordo com Rúbia Carvalho, o evento pretende mostrar o quanto a ciência tem contribuído e ainda pode contribuir para melhorar a vida das pessoas. “Queremos reunir as principais instituições de pesquisa da região, como Ceplac e Uesc, enfatizando projetos como o de combustíveis alternativos”, afirma a secretária.
O encontro vai englobar o seminário “A Popularização da Ciência”, a V Semana de Informática da Uesc, o III Congresso e Feira de Informática e Eletro-eletrônico do Sul da Bahia e o I Congresso de Inovação Tecnológica de Ilhéus. Durante a programação, um planetário inflável será instalado na área externa do Centro de Convenções. A secretária Rúbia Carvalho frisa que o encontro concretiza proposta do prefeito Valderico Reis, que defende o fortalecimento de Ilhéus como centro de produção e difusão tecnológica.
Durante alguns dias, o encontro será simultâneo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para acontecer entre 3 e 9 de outubro. A promoção é do Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai incentivar a realização de eventos semelhantes no mesmo mês, em todo o País. Peverati salienta que Ilhéus sai na frente e até amplia a proposta, ao criar uma programação com um mês de atividades.
Para garantir o sucesso do encontro, a Secretaria saiu em busca de parceiros, entre eles Infraero, instituições de ensino do sul da Bahia e empresas do Pólo de Informática. Também está havendo entendimentos com a Força Aérea Brasileira (FAB), para trazer ao evento uma réplica do 14 Bis, o primeiro avião do mundo, criado pelo brasileiro Santos Dumont em 1906. As comemorações do centenário do 14 Bis começam no dia 23 de outubro próximo e vão se estender até 23 de outubro de 2006.
Para o coordenador de Popularização da Ciência e Tecnologia do governo do Estado, é crucial mostrar à sociedade que o Brasil não é apenas consumidor de tecnologia, mas também um produtor. “Nossos aviões, por exemplo, estão entre os melhores do planeta e são exportados para diversos países”, cita. Ele destaca que o governo tem todo o interesse em apoiar eventos como esse, tendo como público-alvo preferencial estudantes e professores de todas as redes de ensino.
Ilhéus terá ciclo de debates e palestras sobre o negro
A partir da próxima sexta-feira (12), às 19h, será realizada em Ilhéus uma série de encontros para discutir o contexto do movimento negro e a política de promoção de igualdade racial. Os encontros quinzenais coordenados pela Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, acontecerão na Casa de Cultura Afro Gomgombira, na rua Luiz Gama, nº 25, Baixa Fria.
Durante os meses de agosto e setembro, vários temas serão discutidos, como ação afirmativa, políticas compensatórias, sistemas de cotas, discriminação racial, saúde e doenças na cultura afro brasileira, além do estatuto da igualdade racial e politização da juventude afro-descendente. No primeiro encontro, haverá um debate geral sobre a aprovação em Ilhéus do termo de adesão no desenvolvimento de políticas públicas específicas para a comunidade negra local, e da lei federal número 10.639/03, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio.
O encontro contará com a participação de autoridades municipais, lideranças do movimento negro e representantes religiosos de matrizes africanas de Ilhéus, além de estudantes, pesquisadores e comunidade local. O presidente da ONG Gongombira, Marinho Rodrigues, contou que os encontros também terão exibição de vídeo sobre diversos temas ligados à cultura negra.
O prefeito Valderico Reis afirmou que o seu governo sempre apoiará ações em prol da igualdade racial. No final de julho, o prefeito assinou o Termo de Adesão ao Fórum Intergovernamental da Igualdade Racial, que objetiva melhores condições de vida às comunidades afrodescendentes. Em setembro, grupos de trabalho da Secretaria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial e do município se reúnem com movimentos populares para discussões sobre a adesão, tendo como eixos de discussão quilombos, educação, trabalho e saúde. Workshop de dança e percussão
Nos dias 10 e 11 de agosto, às 19h, a Casa de Cultura Afro Gongombira realizará o Workshop de Dança e Percussão Afro-Brasileiras, com a direção dos professores Nega Vida, Neide Rodrigues e Marinho Rodrigues. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Casa dos Artistas e na própria Casa de Cultura, na Baixa Fria. Mais informações pelos telefones 9966-3933 e 8813-070.
Jogos Estudantis têm tabela e regulamento definidos
A Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania definiu as tabelas e os regulamentos para os Primeiros Jogos estudantis Campeões da Vida – 2005, num Congresso Técnico entre a Secretaria e representantes das escolas inscritas. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira (8), no auditório Sosígenes Costa, da Fundação Cultural. “Com os jogos estudantis, pretendemos estimular não só a prática de esportes, mas também elevar a auto-estima dos estudantes e distanciá-los das drogas e criminalidade”, disse o secretário de Esportes, Newton Lima.
Os Jogos Estudantis acontecerão de oito a onze de setembro, quando equipes das escolas das redes municipal, estadual e particular disputarão os títulos de campeãs no futsal, basquete, vôlei e handebol, nas categorias masculino e feminino. Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Herval Soledade e também no ginásio do Clube Social de Ilhéus. “Preferimos realizar os jogos em dois locais para que as competições se encerrem cedo, garantindo a segurança do público e dos estudantes”, informou o Coordenador Geral dos Jogos, Dílson Lima.
Para os Primeiros Jogos Estudantis Campeões da Vida, foi montado um forte esquema de segurança, com parcerias entre a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil. Também está proibida a venda de bebidas alcoólicas num raio de 100 metros dos ginásios e o término de todos os jogos não ultrapassará às 20h30min. “Faremos de tudo para assegurar que o espírito esportivo seja o único a reinar durante os Jogos”, completou Dílson Lima.
Porto Pesqueiro em Ilhéus terá investimentos de R$ 5 milhões
A transformação de Ilhéus em pólo pesqueiro baiano será tema de uma audiência que o secretário municipal Jorge Viana terá com o ministro especial da Pesca, Jorge Fristch. O encontro será nesta quarta-feira (10), às 16h, em Brasília, e terá a participação de representantes de colônias de pesca, do deputado federal Gedell Vieira Lima, do presidente da Colônia Z-34, do presidente da Codeba, Geraldo Simões, e do vereador José Reinaldo. Na audiência, será apresentada a área escolhida por consenso entre colônias de pesca, município e União para a construção do novo terminal pesqueiro de Ilhéus.
Os estudos preliminares definiram a área localizada entre o antigo moinho de Ilhéus e o Iate Clube como a região mais adequada para o novo terminal, ao lado do porto internacional do Malhado. “É a área indicada porque está protegida de correntes marítimas e, também, demandará pequenos investimentos para a sua manutenção”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Jorge Viana. Ilhéus receberá um total de investimentos de até R$ 5 milhões para a construção do terminal, que terá capacidade para atracação de um navio de médio porte e várias embarcações de pesca artesanal.
O secretário Jorge Viana afirmou que a obra representará a organização da atividade no município e transformará Ilhéus “num pólo estadual, gerando emprego e renda”. O assessor de Ação Regional da Secretaria de Agricultura e Pesca, Gilmar Bomfim, destaca que o novo terminal é uma luta antiga do município e vai representar um ganho tanto na organização da atividade como na profissionalização do beneficiamento e comercialização de pescado.
Além da base de atracação, o novo terminal contará também com área de resfriamento. “Teremos câmaras frigoríficas, fábricas de gelo e posto de abastecimento para as embarcações”, diz o secretário de Agricultura e Pesca. Jorge Viana ressalta o papel decisivo do prefeito Valderico Reis para que o Governo do Estado, através da BahiaPesca, definisse Ilhéus como a área propícia para o equipamento. Cerca de R$ 400 mil já estão alocados para estudos e definição de estrutura física do terminal.
Teatro tem shows e entrega de troféus no mês de Jorge Amado
No mês de aniversário do escritor Jorge Amado, o Teatro Municipal de Ilhéus terá uma extensa programação de shows e atividades culturais, algumas delas em homenagem ao escritor que mais divulgou a cidade e o sul da Bahia para o mundo.
Nesta quarta-feira (10), às 20h, será lançada a versão 2005 do projeto Águia da Cultura. Já na próxima quinta-feira (11), no mesmo horário, acontece o espetáculo “O chorinho que vem da Bahia”.
O ingresso individual para a apresentação de chorinho terá preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A promoção é da Baião de 2 Produções. Na sexta-feira (12), a Banda De Boca subirá ao palco do Municipal para apresentar um show musical sem instrumentos. No sábado, Belchior, uma das maiores expressões da MPB, faz show no Teatro, a partir das 21 horas. O espetáculo com o compositor cearense terá custo de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O show integra o projeto MPB Petrobrás de Música e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus.
A programação para a segunda quinzena de agosto prevê shows musicais e apresentações em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor grapiúna Jorge Amado. No dia 17, às 19h, acontece o show “Vinde & Vêde in concert”.
No dia 20, escolas de dança ilheenses promovem espetáculo especial, numa homenagem ao escritor Jorge Amado. No dia 22 acontece o lançamento da Semana do Excepcional, com um show musical promovido pela Apae. A entrada é franca e será realizado às 18h30min.
Também como parte das comemorações alusivas ao aniversário do escritor Jorge Amado, o palco do Teatro Municipal abrigará a cerimônia de entrega do Troféu Jorge Amado a artistas ilheenses, dia 28, às 20h, quando também será apresentando o espetáculo ‘Fantasia Jorgeamadiana”. Nos dias 29 e 30, a programação do mês será encerrada com reapresentações do “Fantasia…”, às 20 horas.
O Teatro ainda sediará no mês de agosto o Projeto Danças no Foyer, com aulas gratuitas de iniciação em diversos estilos de dança. As sessões acontecem sempre a cada terça-feira, a partir das 18h30min, no foyer do Municipal. As aulas são ministradas pela professora Sôanne Marry.
“Quartas Culturais” comemora o aniversário de Jorge Amado
“Jorge Amado na Cidade de São Jorge dos Ilhéus” será o tema da edição de amanhã (10) do projeto “Quartas Culturais”, desenvolvido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). O evento será em comemoração ao aniversário de nascimento do escritor Jorge Amado, que se estivesse vivo completaria 93 anos nesta quarta. O tema será abordado pela professora Eliane Sabóia, às 18h30min, no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundaci.
Este evento está inserido no projeto ‘Agosto de Jorge Amado”, que durante todo o mês promoverá atividades destacando a importância da obra do escritor grapiúna para a divulgação da cidade e do legado literário deixado pelo autor. A presidente da Fundação, Simone Cardoso, disse que o projeto Quartas Culturais tem o objetivo de debater temas ligados à cultura e outras áreas interrelacionadas. “Buscamos promover a discussão da nossa cultura”. A presidente destacou ainda que amanhã a edição do projeto será especial. “Vamos discutir a participação do nosso maior nome na literatura e que tão bem divulgou a nossa cultura e a nossa história para o mundo”.
O projeto Quartas Culturais foi implementado este ano. Na última edição do projeto, foram debatidas as leis de proteção ao patrimônio histórico e cultural, tendo como palestrante a assessora da Fundaci, Adriana Castro. Antes dela, a professora Adélia Carvalho Melo, abordou a história e o significado dos símbolos oficiais do município de Ilhéus, como o brasão, criado por decreto em 1954, e a bandeira, oficializada por lei em 1965.
O “Quartas Culturais” também já prestou homenagem à Madre Thaís, considerada um exemplo em Ilhéus. A palestra foi proferida pela coordenadora da campanha de restauração do Convento Nossa Senhora da Piedade, Regina Célia Mendonça do Amaral. O patrimônio cultural também foi tema de palestra da promotora de Justiça, Karina Gomes Cherubini, do Ministério Público Especial de Ilhéus. A palestra foi intitulada “O Ministério Público e a proteção do patrimônio cultural de Ilhéus.