Ilhéus efetua cadastros no programa Bolsa Família;
Ilhéus terá congresso técnico para definir Jogos Estudantis;
Cozinha Brasil forma suas primeiras turmas;
Diretor da Fundação Cultural do Estado teve encontro com produtores ilheenses;
Começa o “Agosto de Jorge Amado” em Ilhéus;
Fim de semana esportivo tem jogos de basquete e futebol.
O Agita Ilhéus desse sábado (6) vai levar muita animação para a avenida Litorânea Norte, no Malhado. Desta vez, a animação vai ficar por conta das bandas Di Pankada e Mix Mania que, a partir das 21h, estarão fazendo a festa na praça principal, em cima do trio Megatom.
O projeto está em sua 14ª edição e já levou muita diversão e entretenimento para diversos bairros da cidade, como Teotônio Vilela, Nelson Costa, Salobrinho, Nossa Senhora da Vitória, Malhado, Banco da Vitória e Olivença. Uma mistura de ritmos tem agitado as noites de sábado em Ilhéus, com bandas de forró, axé, pagode e arrocha.
Na próxima semana, haverá uma edição especial do projeto, que acontecerá excepcionalmente no domingo (14), aproveitando a passagem do Dia dos Pais. A festa será na Praça Santa Rita, no bairro da Conquista, com as bandas Beijo Suave, Tred Raiz, e Forró do Kaiçara. Ainda estão programadas festas para o bairro São Miguel, no dia 20, com as bandas Zuê e S4 & Cia, e na Vila Cachoeira, no dia 27, com Sambágua e Zouk Mania.
A presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Simone Cardoso, organizadora do evento, afirmou que a festa tem sido um sucesso, atraindo um público maior em cada edição. “A Prefeitura está levando uma opção de diversão e entretenimento gratuito à população”, enfatizou.
Ilhéus efetua cadastros no programa Bolsa Família
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus inicia, nesta segunda-feira (8), a migração de cadastros de beneficiários do Bolsa-Escola para o programa Bolsa-Família. A medida é determinada pelo Governo Federal, que está unificando os cadastros das pessoas atendidas por benefícios sociais. A meta do município é migrar 6.377 famílias para o cadastro único.
O atendimento na Secretaria será prestado no horário normal de expediente, que é das 8 às 14 horas. Para efetuar a atualização cadastral, o beneficiário ou responsável deverá estar munido dos documentos pessoais (Registro de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho) de todos os membros da família. De acordo com a secretária de Assistência Social de Ilhéus, Dona Fátima Reis, o procedimento deverá ser adotado por todas as pessoas inscritas no Bolsa-Escola e não haverá qualquer prejuízo quanto ao benefício.
Além de organizar o cadastro de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, a medida traz outras vantagens. Uma delas é que o Bolsa-Família estabelece um auxílio financeiro no valor mínimo de R$ 50,00 para famílias com renda per capita até R$ 100,00. A este recurso, somam-se eventualmente outras parcelas, caso se atenda ao requisito complementar de ter filho com idade entre 6 e 15 anos matriculado na rede pública de ensino.
De acordo com dados do IBGE, Ilhéus possui 24.146 famílias na linha de pobreza. Desse total, 10.910 já foram inscritas no cadastro único de benefícios sociais. Além das outras 6.377 já beneficiadas por algum programa, que estão sendo migradas, existem 6.859 a serem incluídas. Estas famílias já foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e os dados respectivos serão transmitidos para o Ministério do Desenvolvimento Social.
Ilhéus terá congresso técnico para definir Jogos Estudantis
Na próxima segunda-feira (8), a Secretaria de Esporte e Cidadania da Prefeitura de Ilhéus realizará um congresso técnico, onde será divulgado o regulamento e definida a tabela dos Jogos Estudantis. O congresso será às 18h, na Fundação Cultural de Ilhéus, e as competições acontecerão entre os dias 8 e 11 de setembro, no Ginásio de Esportes Herval Soledade.
Os Jogos Estudantis vão envolver disputas nas modalidades futsal, basquete, vôlei e handebol, com equipes masculinas e femininas. A expectativa é de que sejam reunidos cerca de dois mil alunos de 32 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. O secretário de Esportes, Newton Lima, disse que estes prometem ser os melhores Jogos Estudantis de todos os tempos, que estão contando também com a parceria da Secretaria de Educação.
Os jogos serão realizados sempre entre 7h30min e 20h30min, não podendo ultrapassar este horário, por conta de uma decisão da própria Secretaria de Esporte e Cidadania, visando garantir a segurança dos participantes. A Prefeitura solicitou a presença de prepostos da Polícia Militar, Tiro de Guerra e Guarda Municipal, e irá proibir a venda de bebidas alcoólicas num raio de 100 metros do ginásio.
Newton Lima acredita que estas medidas vão garantir uma competição tranqüila, bem organizada e de sucesso, com a segurança de atletas e torcedores. Ele destacou o incentivo do prefeito às práticas esportivas, que promovem a qualidade de vida para pessoas de todas as idades.
Cozinha Brasil forma suas primeiras turmas
Terminaram, nesta sexta-feira (5), as aulas de capacitação do Programa Cozinha Brasi – Alimentação Inteligente, que ensina como preparar pratos baratos e saudáveis combatendo o desperdício. Ao todo foram 105 inscritos, divididos em turmas de 15 agentes multiplicadores e três turmas para os demais interessados, cujas aulas terminaram na quinta-feira (4), à noite. Este programa é uma realização do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e do Conselho Nacional do Sesi.
As aulas forma ministradas no Sesi, por duas nutricionistas, num caminhão adaptado com cozinha completa. Neste local, os alunos, em sua maioria mulheres, puderam aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos. Com o término dos cursos, aqueles que freqüentaram as aulas regularmente receberam certificado e um livro com 250 receitas. “A receptividade das turmas foi muito boa. Podemos dizer que alcançamos o nosso objetivo de difundir os conceitos sobre alimentação saudável”, declarou a nutricionista Andréia Ferreira de Jesus, uma das instrutoras.
A Prefeitura de Ilhéus, parceira do Sesi na iniciativa, disponibilizou 30 vagas, cujas inscrições foram feitas nas Secretarias de Assistência Social e Trabalho e Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Diretor da Fundação Cultural do Estado teve encontro com produtores ilheenses
O diretor do Núcleo de Música e Artes Cênicas da Fundação Cultural do Estado, Sérgio Sobreira, disse que a crise do ponto de vista orçamentário para a cultura é fato. Ele participou de um encontro com representantes dos espaços culturais da cidade, produtores e artistas, na noite desta quinta-feira (4). O encontro aconteceu no auditório Sosígenes Costa, onde o diretor proferiu palestra a respeito da política de financiamento de atividades culturais.
Sobreira lembrou da importância da criatividade para a superação de crises financeiras na atividade e afirmou que o setor tem grande vastidão, por isso permite diversas alternativas para superar os momentos econômicos mais conturbados, no sentido de não deixar que a produção cultural seja tão comprometida. Falou que a verba destinada à cultura ainda é incipiente, portanto não permite grandes avanços. Na visão do diretor, a crise é fator de criatividade, sendo assim é importante buscar formas para viabilizar projetos
Sobreira também disse que, apesar do governo federal não possuir políticas públicas significativas para a cultura, uma vez que sinaliza apenas com 0,7 por cento do orçamento para o setor, é necessário que os gestores públicos que trabalham com a atividade procurem se mobilizar para estabelecer a produção cultural. Segundo ele, um dos três estados que mais aplicam em cultura no país é a Bahia.
Sobre a produção cultural em Ilhéus, Sobreira esclareceu que a Fundação Cultural da Bahia está intensificando as relações com o interior, no sentido de impulsionar a atividade e assegurou que há muito o que fazer para incentivar a cultura local, citando neste contexto a construção de parcerias com a iniciativas pública e privada. Ele pretende promover um curso de produção cultural em Ilhéus.
Começa o “Agosto de Jorge Amado” em Ilhéus
Ilhéus vai respirar arte e cultura durante todo o mês, com a realização da programação “Agosto de Jorge Amado”, uma promoção da Fundação Cultural (Fundaci) para homenagear um dos escritores mais traduzidos e o que mais divulgou a cidade para o Brasil e o mundo. Espetáculos de teatro, música e dança; palestras, exibição de filmes, oficinas e a entrega do prêmio que leva o nome do escritor grapiúna a personalidades que se destacaram na atividade cultural, além da assinatura de um decreto que contribui significativamente com a educação e a cultura, estão na grande da programação.
A abertura oficial acontece às 21 horas desta sexta (5), com a apresentação de números de dança baseados nos personagens femininos do escritor, no Teatro Municipal. Neste sábado (6), data do aniversário de nascimento do escritor, será celebrada missa em sua memória, às 8 horas, na Igreja Matriz de São Jorge. No dia 10, acontece a sessão do projeto Quartas Culturais, voltada para a programação, com a palestra da professora Eliane Sabóia sobre o tema “‘Jorges’” Amado de São Jorge dos Ilhéus”. A sessão vai ser realizada às 18h30min, na Fundação Cultural. Em seguida, haverá o lançamento do projeto Águia da Cultura, às 20 horas, no Teatro Municipal.
Da extensa grade da programação, consta ainda passeio ciclístico denominado de “Teatro nas ruas”, com as escolas integradas ao projeto Águia da Cultura, exibição dos filmes “Tieta do Agreste”, ”Gabriela, Cravo e Canela” e “Dona flor e seus dois maridos”; e uma nova rodada do projeto “Quartas Culturais” sobre o tema “Turismo de Ilhéus – Quebrando paradigmas”, com o secretário Raimundo Mazzei.
O cronograma inclui ainda novas apresentações do espetáculo “Mulheres de Jorge”, com o Núcleo de Dança, Ballet Soany Marry e Academia Dinâmica e Movimento, Festival de Criatividade Infantil e mais uma sessão do projeto Quartas Culturais sobre “A literatura e o Quarteirão Jorge Amado”, cuja palestra será ministrada por Juliana Menezes.
Também estão previstas homenagens à escritora Zélia Gattai, viúva de Jorge, e a entrega do Troféu Jorge Amado, além do espetáculo musical “Fantasia Jorgeamadiana”, a palestra “A literatura e Ilhéus” e oficinas culturais diversas. Para fechar a programação, haverá a assinatura do Decreto 20/05, que institui o Concurso Municipal de Redação, sobre o tema “Ilhéus, Cidade Romance do Brasil”.
Fim de semana esportivo tem jogos de basquete e futebol
Com o apoio da Secretaria de Esporte e Cidadania, Ilhéus terá um domingo movimentado na área esportiva. Às 11 horas, Ilhéus faz sua quarta partida no Campeonato Baiano de Basquete. Será contra a equipe de Ituberá, na casa do adversário. Dirigida pelo professor Jordino, a seleção ganhou uma partida e perdeu duas. Para motivar os atletas, a prefeitura liberou transporte e ajuda de custo, além de ter cedido o ginásio de esporte Herval Soledade para realizar treinos e jogos.
Na Barreira, a Secretaria de Esportes e Cidadania também está apoiando as semifinais do campeonato. Os jogos acontecem pela manhã, no campo do bairro. Já na avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, serão realizadas quatro partidas pela manhã. Ainda no mesmo dia, a partir das 8 horas, no campo do Cierg, está programado o I Campeonato Integração de Futebol, com a participação de dezesseis equipes.
Segundo o vice-prefeito e secretário Newton Lima, a prefeitura está apoiando, com troféus e medalhas, o torneio feminino de futebol de campo. Os jogos acontecem domingo com oito equipes, na localidade de Coutos. “Para o 7 de Setembro vamos elaborar atividades esportivas e de cidadania, que vão acontecer na praça Castro Alves e nas quadras da avenida Soares Lopes, visando promover o entretenimento dos jovens”.