ILHÉUS BEM REPRESENTADA NO BRASILEIRO DE BODYBOARDING

O II Aberto Sunset Maresia de Bodyboarding, competição válida como 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Amador. Excelente infra-estrutura e ondas que se não estavam clássicas, também não prejudicaram a performance dos atletas, variando em meio metro. A competição foi válida também como 2ª Etapa do Circuito Baiano Profissional e 3ª Etapa do Circuito Baiano Amador. O evento foi realizado na cidade de Valença.
Os atletas baianos compareceram em massa, aproveitando os baixos custos de um evento nacional no próprio estado para pontuar bem no ranking. Renê Xavier que já liderava o ranking brasileiro na categoria júnior, Vinícius Alvin e Edmílson Palma que eram o líder e vice-líder na categoria Amador Masculino, Tatiane Meneses e Juliana Dourado que ocupavam a 5ª e 7ª colocações na categoria Amador Feminino, subiram no ranking após a etapa do Guaibim.
O evento contou também com o show do artista local Pablo Dominguez que detonou na noite do dia 30, com seu pop rock regado a samba e reggae. Durante os três dias de competição, os atletas foram prestigiados também pelo Massoterapeuta Ibanez, que relaxava e estimulava gratuitamente os atletas através de suas massagens.

A competição teve seu início na sexta-feira com o baiano profissional. Na primeira fase, a comissão adotou um critério diferente, os atletas competiram duas vezes na mesma bateria e a soma dos seus resultados garantiram a classificação dos dois melhores de cada bateria. Quando ocorriam empates, o desempate acontecia através de bateria homem X homem. Enquanto isso, os top 4 do ranking baiano profissional Uri Valadão, Clayton Mendes, Henrique Milazzo e Lucas Queiroz aguardavam os classificados na segunda fase.

Vale ressaltar a presença do atleta profissional argentino Gustavo Alba, que em turnê pelo Brasil, competiu entre os baianos neste evento.

Levaram a melhor na primeira fase os atletas Jr. Silva de canavieiras, Thiago Nascimento de Ilhéus, Israel Salas e Renê Xavier, sendo este último, atleta da categoria Júnior.

No final do dia, rolou a semifinal da Local, categoria especial para atletas iniciantes de Valença que tem como objetivo difundir a prática do Bodyboarding no município. Classificaram-se para final os atletas Thiago Vieira, Hélio Costa, Cristóvão Jr. e Thiago Lago.

No sábado, o mar acordou maior e melhor, as ondas atingiam meio metro com rampas para manobras aéreas e a competição começou com as quartas-de-final homem X homem do baiano profissional. Destaque para Renê Xavier que numa emocionante bateria, eliminou o campeão brasileiro profissional Uri Valadão que cometeu uma interferência. Nas outras baterias, levaram a melhor os atletas Lucas Queiroz, Israel Salas e Clayton Mendes, ficando com a quinta colocação Uri Valadão, o atleta de Canavieiras Jr. Silva, Henrique Milazzo e o ilheense Thiago Nascimento.

Foi a vez de dar início ao brasileiro amador. O evento não recebeu a grande massa do Bodyboarding brasileiro amador, mas manteve seu alto nível através da presença dos líderes do ranking. A 1ª e 2ª atletas do ranking amador feminino Jéssica Becker (RJ) e Isabela Sousa (CE), o 1º e 2º atletas do ranking amador masculino Vinícius Alvin e Edmílson Palma e o 1º e 2º atletas do ranking júnior Renê Xavier e Vítor Soares estavam presentes. Destacando a presença do paranaense Giovani Pereira que viajou com sua professora Pérola de Souza e do capixaba Alexandre Pessoti.

A briga pela liderança do ranking estava entre os baianos Vinícius Alvin que venceu em Maracaípe e Edmílson Palma que ficou em segundo em Maracaípe. Vinícius caiu nas quartas de final, abrindo o caminho da liderança do ranking para Edmílson Palma o “Missinho” que chegou até a final. O grande destaque dessa categoria foi o atleta de Ilhéus Júnior “Megahair” Bonfim, que estreando em brasileiros não tomou conhecimento dos experientes Renê Xavier, Edmílson Palma e Gabriel Alvin, 2º, 3º e 4º colocados respectivamente.

Na categoria Amador feminino, a briga maior foi entre a fluminense Jéssica Becker e a cearense Isabela Sousa, líder e vice-líder do ranking. Na final, Isabela fez uma onda onde voou num ARS animal tirando o único 10,0 (dez) unânime da competição e garantindo o título da etapa. Jéssica veio em segundo, deixando as baianas Juliana Dourado e Tatiane Meneses com a 3ª e 4ª colocação respectivamente. Marcando também a presença das irmãs Tatiane e Karoline Lima do Espírito Santo que ficaram com a 5ª colocação.

O grande destaque da competição foi o atleta Renê Xavier que decidiu competir em três categorias, a júnior e a amador masculino pelo brasileiro e a profissional pelo baiano. Uma decisão desgastante, mas que lhe valeu três finais, o título da categoria profissional, o 2º lugar na categoria amador masculino e na última bateria da competição, o 3º lugar na categoria júnior. Com esse resultado, Renê reafirmou seu favoritismo ao título brasileiro júnior, arrancando quase 1000 pontos de diferença para o segundo colocado, o também baiano Vítor Soares.

O grande campeão da categoria júnior foi David Borges, o 2º colocado Everton Araújo e o 4º Vítor Soares. Na categoria profissional, Clayton Mendes precisava da vitória sobre Renê para tomar a liderança do circuito das mãos de Uri Valadão. Mas acabou ficando com a 2ª colocação e 20 pontos atrás de Uri no ranking. Em seguida, vieram o experiente Lucas Queiroz e Israel Salas dividindo a 3ª colocação.

A competição foi realizada pela ABBV (Associação de Bodyboarding de Valença) e chancelada pela CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding).

Patrocínios:

Maresia Boardtech, Sunset Surf Shop e Art & Cor.

Co-patrocínios:

Boticário, Fisk, Minasgás, Face – Faculdade de Ciências Educacionais, Unimed Valença, Metalúrgica Atlântica, Cabana do Dekinha, Pranchas Gênesis, Frontside Visuais, Casa & Fazenda, Stylo Uniformes, Valença FM e Prefeitura Municipal de Valença.

Agradecimentos:

Todo o comércio local, amigos da cidade de Valença e de Salvador que acompanharam e contribuíram muito nos quase três meses de trabalho para que o evento fosse realizado. A Prefeitura Municipal de Valença que através do excelente trabalho das suas secretarias, contribuiu enormemente para a boa execução do evento! Valença entra definitivamente no calendário das competições nacionais além de se abrir para o Bodyboarding com o objetivo de se tornar à cidade mãe deste esporte no estado. Está sendo negociado com prefeitura e empresas locais, o Projeto Meninada Nas Ondas, que assistirá, a princípio, 25 crianças carentes da comunidade do Guaibim, além de uma filial da Escola Gênesis de Bodyboarding, ambos comandados pelo Professor Márcio Torres.

Resultados:

AMADOR MASCULINO

1 – Júnior “Mega-hair” Bonfim (Ilhéus-BA)

2 – Renê Xavier (BA)

3 – Edmilson Palma (BA)

4 – Gabriel Alvin (BA)

5 – Éverton Araújo (BA)

7 – Rômulo Souza (BA)

7 – Vitor Soares (BA)

9 – Tiago Carvalho (BA)

9 – Vinícius Alvin (BA)

9 – Giovani Pereira (PR)

9 – José Roberto (BA)

13 – Lucas Gonzáles (BA)

13 – Alexandre Pessotti (ES)

13 – Darlan Tourinho (BA)

13 – Andrei de Almeida (BA)

13 – José Adrião (BA)

13 – Davi Voss (BA)

AMADOR FEMININO

1 – Isabela Sousa (CE)

2 – Jéssica Becker (RJ)

3 – Juliana Dourado (BA)

4 – Tatiane Meneses (BA)

5 – Tatiane Lima (ES)

5 – Karoline Lima (ES)

JÚNIOR

1 – David Borges (BA)

2 – Éverton Araújo (BA)

3 – Renê Xavier (BA)

4 – Víctor soares (BA)

5 – Lucas Belchot (BA)

6 – Thiago Lago (BA)

BAIANO PROFISSIONAL

1 – Renê Xavier (SSA)

2 – Clayton Mendes (SSA)

3 – Israel Sallas (SSA)

3 – Lucas Queiroz (SSA)

5 – Uri Valadão (SSA)

5 – Henrique Milazzo (SSA)

5 – Thiago nascimento (ILHÉUS)

5 – Jr. Silva (CANAVIEIRAS)

9 – Vinícius Alvin (SSA)

9 – Alexandre Milazzo (SSA)

11- Erick Pires (SSA)

11- Gustavo Alba (ARG)

11- Jr. “mega-hair” Bonfim (ILHÉUS)

LOCAL

1 – Thiago Vieira

2 – Hélio Costa

3 – Cristóvão Jr.

4 – Thiago Lago

5 – Madson Tomaz

5 – Eric Rocha

7 – Manuel Rodrigues

7 – Felipe Galvão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *