Os atletas baianos compareceram em massa, aproveitando os baixos custos de um evento nacional no próprio estado para pontuar bem no ranking. Renê Xavier que já liderava o ranking brasileiro na categoria júnior, Vinícius Alvin e Edmílson Palma que eram o líder e vice-líder na categoria Amador Masculino, Tatiane Meneses e Juliana Dourado que ocupavam a 5ª e 7ª colocações na categoria Amador Feminino, subiram no ranking após a etapa do Guaibim.
A competição teve seu início na sexta-feira com o baiano profissional. Na primeira fase, a comissão adotou um critério diferente, os atletas competiram duas vezes na mesma bateria e a soma dos seus resultados garantiram a classificação dos dois melhores de cada bateria. Quando ocorriam empates, o desempate acontecia através de bateria homem X homem. Enquanto isso, os top 4 do ranking baiano profissional Uri Valadão, Clayton Mendes, Henrique Milazzo e Lucas Queiroz aguardavam os classificados na segunda fase.
Vale ressaltar a presença do atleta profissional argentino Gustavo Alba, que em turnê pelo Brasil, competiu entre os baianos neste evento.
Levaram a melhor na primeira fase os atletas Jr. Silva de canavieiras, Thiago Nascimento de Ilhéus, Israel Salas e Renê Xavier, sendo este último, atleta da categoria Júnior.
No final do dia, rolou a semifinal da Local, categoria especial para atletas iniciantes de Valença que tem como objetivo difundir a prática do Bodyboarding no município. Classificaram-se para final os atletas Thiago Vieira, Hélio Costa, Cristóvão Jr. e Thiago Lago.
No sábado, o mar acordou maior e melhor, as ondas atingiam meio metro com rampas para manobras aéreas e a competição começou com as quartas-de-final homem X homem do baiano profissional. Destaque para Renê Xavier que numa emocionante bateria, eliminou o campeão brasileiro profissional Uri Valadão que cometeu uma interferência. Nas outras baterias, levaram a melhor os atletas Lucas Queiroz, Israel Salas e Clayton Mendes, ficando com a quinta colocação Uri Valadão, o atleta de Canavieiras Jr. Silva, Henrique Milazzo e o ilheense Thiago Nascimento.
Foi a vez de dar início ao brasileiro amador. O evento não recebeu a grande massa do Bodyboarding brasileiro amador, mas manteve seu alto nível através da presença dos líderes do ranking. A 1ª e 2ª atletas do ranking amador feminino Jéssica Becker (RJ) e Isabela Sousa (CE), o 1º e 2º atletas do ranking amador masculino Vinícius Alvin e Edmílson Palma e o 1º e 2º atletas do ranking júnior Renê Xavier e Vítor Soares estavam presentes. Destacando a presença do paranaense Giovani Pereira que viajou com sua professora Pérola de Souza e do capixaba Alexandre Pessoti.
A briga pela liderança do ranking estava entre os baianos Vinícius Alvin que venceu em Maracaípe e Edmílson Palma que ficou em segundo em Maracaípe. Vinícius caiu nas quartas de final, abrindo o caminho da liderança do ranking para Edmílson Palma o “Missinho” que chegou até a final. O grande destaque dessa categoria foi o atleta de Ilhéus Júnior “Megahair” Bonfim, que estreando em brasileiros não tomou conhecimento dos experientes Renê Xavier, Edmílson Palma e Gabriel Alvin, 2º, 3º e 4º colocados respectivamente.
Na categoria Amador feminino, a briga maior foi entre a fluminense Jéssica Becker e a cearense Isabela Sousa, líder e vice-líder do ranking. Na final, Isabela fez uma onda onde voou num ARS animal tirando o único 10,0 (dez) unânime da competição e garantindo o título da etapa. Jéssica veio em segundo, deixando as baianas Juliana Dourado e Tatiane Meneses com a 3ª e 4ª colocação respectivamente. Marcando também a presença das irmãs Tatiane e Karoline Lima do Espírito Santo que ficaram com a 5ª colocação.
O grande destaque da competição foi o atleta Renê Xavier que decidiu competir em três categorias, a júnior e a amador masculino pelo brasileiro e a profissional pelo baiano. Uma decisão desgastante, mas que lhe valeu três finais, o título da categoria profissional, o 2º lugar na categoria amador masculino e na última bateria da competição, o 3º lugar na categoria júnior. Com esse resultado, Renê reafirmou seu favoritismo ao título brasileiro júnior, arrancando quase 1000 pontos de diferença para o segundo colocado, o também baiano Vítor Soares.
O grande campeão da categoria júnior foi David Borges, o 2º colocado Everton Araújo e o 4º Vítor Soares. Na categoria profissional, Clayton Mendes precisava da vitória sobre Renê para tomar a liderança do circuito das mãos de Uri Valadão. Mas acabou ficando com a 2ª colocação e 20 pontos atrás de Uri no ranking. Em seguida, vieram o experiente Lucas Queiroz e Israel Salas dividindo a 3ª colocação.
A competição foi realizada pela ABBV (Associação de Bodyboarding de Valença) e chancelada pela CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding).
Patrocínios:
Maresia Boardtech, Sunset Surf Shop e Art & Cor.
Co-patrocínios:
Boticário, Fisk, Minasgás, Face – Faculdade de Ciências Educacionais, Unimed Valença, Metalúrgica Atlântica, Cabana do Dekinha, Pranchas Gênesis, Frontside Visuais, Casa & Fazenda, Stylo Uniformes, Valença FM e Prefeitura Municipal de Valença.
Agradecimentos:
Todo o comércio local, amigos da cidade de Valença e de Salvador que acompanharam e contribuíram muito nos quase três meses de trabalho para que o evento fosse realizado. A Prefeitura Municipal de Valença que através do excelente trabalho das suas secretarias, contribuiu enormemente para a boa execução do evento! Valença entra definitivamente no calendário das competições nacionais além de se abrir para o Bodyboarding com o objetivo de se tornar à cidade mãe deste esporte no estado. Está sendo negociado com prefeitura e empresas locais, o Projeto Meninada Nas Ondas, que assistirá, a princípio, 25 crianças carentes da comunidade do Guaibim, além de uma filial da Escola Gênesis de Bodyboarding, ambos comandados pelo Professor Márcio Torres.
Resultados:
AMADOR MASCULINO
1 – Júnior “Mega-hair” Bonfim (Ilhéus-BA)
2 – Renê Xavier (BA)
3 – Edmilson Palma (BA)
4 – Gabriel Alvin (BA)
5 – Éverton Araújo (BA)
7 – Rômulo Souza (BA)
7 – Vitor Soares (BA)
9 – Tiago Carvalho (BA)
9 – Vinícius Alvin (BA)
9 – Giovani Pereira (PR)
9 – José Roberto (BA)
13 – Lucas Gonzáles (BA)
13 – Alexandre Pessotti (ES)
13 – Darlan Tourinho (BA)
13 – Andrei de Almeida (BA)
13 – José Adrião (BA)
13 – Davi Voss (BA)
AMADOR FEMININO
1 – Isabela Sousa (CE)
2 – Jéssica Becker (RJ)
3 – Juliana Dourado (BA)
4 – Tatiane Meneses (BA)
5 – Tatiane Lima (ES)
5 – Karoline Lima (ES)
JÚNIOR
1 – David Borges (BA)
2 – Éverton Araújo (BA)
3 – Renê Xavier (BA)
4 – Víctor soares (BA)
5 – Lucas Belchot (BA)
6 – Thiago Lago (BA)
BAIANO PROFISSIONAL
1 – Renê Xavier (SSA)
2 – Clayton Mendes (SSA)
3 – Israel Sallas (SSA)
3 – Lucas Queiroz (SSA)
5 – Uri Valadão (SSA)
5 – Henrique Milazzo (SSA)
5 – Thiago nascimento (ILHÉUS)
5 – Jr. Silva (CANAVIEIRAS)
9 – Vinícius Alvin (SSA)
9 – Alexandre Milazzo (SSA)
11- Erick Pires (SSA)
11- Gustavo Alba (ARG)
11- Jr. “mega-hair” Bonfim (ILHÉUS)
LOCAL
1 – Thiago Vieira
2 – Hélio Costa
3 – Cristóvão Jr.
4 – Thiago Lago
5 – Madson Tomaz
5 – Eric Rocha
7 – Manuel Rodrigues
7 – Felipe Galvão