Vias rurais e urbanas são recuperadas pela Prefeitura;
Quarta Cultural aborda patrimônio arquitetônico;
Fundação Cultural resgata manifestações populares;
Secretaria espera dois mil atletas nos Jogos Estudantis.
A comunidade de Rio do Engenho promove, a partir do próximo dia 26, uma série de atividades em louvor a Nossa Senhora Santana. As comemorações começam com missa solene, batizados e procissão, na terça-feira. No sábado e no domingo, dias 30 e 31, haverá festa de largo, com animação de bandas regionais.
A festa é uma das mais tradicionais de Ilhéus e possui grande riqueza simbólica, identificada com a própria história do distrito, onde está edificada a mais antiga capela rural brasileira. A construção dedicada a Nossa Senhora Santana data de 1556 e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O acesso a Rio do Engenho pode ser feito por meio de lanchas ou escunas que partem da Baía da Sapetinga. Outras opções são as estradas Ilhéus – Buerarema e Ilhéus – Itabuna, via Maria Jape. Por sua riqueza cultural e religiosa, a festa atrai um grande número de católicos de Ilhéus e região, além de turistas.
Vias rurais e urbanas são recuperadas pela Prefeitura
Desde março, a Prefeitura de Ilhéus vem recuperando as ruas e estradas do município. Cerca de 30% dos mais de 1200 quilômetros que compõem as estradas vicinais e 70% das áreas de grande fluxo da cidade já passaram pelo processo de recuperação. Para execução das obras, estão sendo utilizados recursos próprios. Entre as obras em andamento, está a estrada de acesso ao povoado de Sapucaeira.
As vias dos povoados ao norte do município começaram a ser recuperadas nesta semana, mas as chuvas dificultaram o andamento das atividades. Para o reparo das estradas rurais, o município mobiliza 26 homens, com três patróis, duas pás-carregadeiras, dois tratores de esteira, duas retro-escavadeiras e um rolo compactador. “Os recursos são próprios do município, pois temos urgência em finalizar essas atividades”, informou o prefeito Valderico Reis, que, todas as manhãs visita o Parque de Operações para conferir o andamento dos trabalhos.
Na zona urbana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos já realizou uma operação “Tapa Buracos” nas principais ruas do centro, zona norte e sul. Ainda nesta semana, será liberada a licitação para o fornecedor de asfalto a fim de que o trabalho seja retomado. No momento, técnicos da Secretaria estão fazendo o estudo topográfico dos altos localizados no bairro Nossa Senhora das Vitórias, para sua futura pavimentação. A intenção do prefeito é deixar todas as vias do bairro em perfeitas condições para o tráfego de pedestres e automóveis.
Em algumas localidades, a Prefeitura vem incentivando a organização de mutirões, fornecendo o material necessário para a manutenção das ruas. Na Vila Queiroz, a instalação de manilhas e do esgotamento fluvial está praticamente concluída graças à participação dos moradores.
Quarta Cultural aborda patrimônio arquitetônico
A mais recente edição do projeto Quartas Culturais, iniciativa da Fundação Cultural e do Águia da Cultura, apresentou o tema “Legislação do Patrimônio Cultural de Ilhéus”. A abordagem foi feita pela assessora da Fundaci, Adriana Castro, que baseou sua palestra em pesquisa sobre tombamentos e medidas eficazes para se preservar o patrimônio histórico e arquitetônico do município.
O evento foi realizado no auditório Sosígenes Costa, na sede da Fundaci, e contou com um público formado especialmente por profissionais ligados à educação e representantes de movimentos culturais. Adriana Castro destacou a necessidade de se manter viva a história de Ilhéus, ”conservando traços arquitetônicos e urbanísticos que retratam diversas épocas”.
A palestrante, que é também uma das coordenadoras do projeto Quartas Culturais, falou sobre esta iniciativa da Fundaci e do Águia da Cultura, “que tem criado um espaço privilegiado para a discussão de fatos importantes da vida ilheense”. Presente ao evento, a presidente da Fundação Cultural, Simone Cardoso, disse que o objetivo do projeto é exatamente criar oportunidade para a exposição e o debate de temas de relevância cultural e social para a comunidade.
Fundação Cultural resgata manifestações populares
Com o objetivo de resgatar as principais manifestações populares do município, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), além de valorizar as tradições juninas – apoiou grupos que participaram de concurso do São João –, agora está legitimando ações para socializar os trabalhos desenvolvidos por moradores através do “Bumba-Meu-Boi”, “Ternos de Reis”, dentre outras atividades culturais.
Para agosto, grupos de manifestações populares do Alto do Coqueiro, Avenida Esperança, dos bairros do Pontal e Teotônio Vilela, além de representantes das localidades rurais de Sambaituba, Juerana e Urucutuca, começam a ensaiar sob a supervisão da assessoria técnica da Fundação Cultural.
Desdobramento
O coordenador cultural da Fundaci, Marcos Magno, lembra que como resultado dos concursos juninos ocorridos em Olivença e em Belo Horizonte, a diretoria do grupo que representou Ilhéus (Explosão da Esperança) no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas já começa se mobilizar para realizar trabalho de pesquisa visando o evento do próximo ano.
Com o objetivo de promover uma troca de experiências, diretores e casais que participaram do concurso viajam em setembro para a cidade de Exu (Pernambuco). “Essa coleta de dados em cidades que cultivam a verdadeira manifestação cultural popular do país serve na verdade para enriquecer eventos semelhantes programados para acontecer em Ilhéus”.
A presidente da Fundação Cultural, Simone Reis, relata que o apoio da instituição a esses eventos é de fundamental importância “porque estamos contribuindo para resgatar a nossa cultura popular, o que faz parte da política do atual governo”.
Secretaria espera dois mil atletas nos Jogos Estudantis
A Secretaria de Esportes e Cidadania da Prefeitura de Ilhéus está organizando o que prometem ser os melhores Jogos Estudantis de todos os tempos no município. A expectativa é reunir 2 mil alunos de 32 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, para as quais já foi enviado documento com as orientações para inscrição nos Jogos.
Os estabelecimentos de ensino deverão encaminhar os protocolos com os pedidos de inscrição para a Secretaria de Esportes e Cidadania, que passou a funcionar no andar térreo do Palácio Paranaguá. De acordo com o secretário Newton Lima, é grande a expectativa quanto ao sucesso dos Jogos, cuja organização também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
As competições vão acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, sempre entre 7h30min e 20h30min, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Um mês antes, no dia 8 de agosto, será realizado no mesmo local o congresso técnico, no qual será divulgado o regulamento e definida a tabela dos Jogos. A competição vai envolver disputas nas modalidades futsal, basquete, vôlei e handebol, em todas com equipes masculinas e femininas. A participação está restrita a estudantes nascidos a partir de 1988.
Um aspecto que está recebendo atenção especial da Secretaria de Esportes e Cidadania diz respeito à segurança dos participantes dos Jogos Estudantis. Entre as medidas já determinadas, está a limitação do horário de encerramento das partidas, que não poderá ultrapassar as 20h30min. A Secretaria também solicitou a presença de prepostos da Polícia Militar, Tiro de Guerra e Guarda Municipal, aos respectivos comandos destas corporações. Além disso, durante os Jogos, será proibida a venda de bebidas alcoólicas num raio de 100 metros do ginásio.
“Essas medidas vão garantir que tenhamos uma competição bonita, bem organizada e com segurança para atletas e torcedores”, afirma o secretário Newton Lima. Ele salienta o interesse do prefeito Valderico Reis em incentivar a prática de esportes em Ilhéus, com o objetivo de promover a qualidade de vida, não somente no público jovem, mas entre pessoas de todas as idades.