“Shopping a Céu Aberto” cadastra comerciantes;
Camelôs ganham novo local e elogiam trabalho da Prefeitura;
Ilhéus estuda medidas para deixar gasolina mais barata;
Oferta de emprego cresce 2,65% até maio, em Ilhéus;
“Quartas Culturais” debate leis de proteção ao patrimônio municipal.
As dificuldades no cadastro de produtores reduziram em quase 80% a oferta de leite em toda a Bahia e já ameaçam seriamente o atendimento às metas do Programa do Leite, desenvolvido numa parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Uma das usinas que atendem o município, a Dahler, teve que suspender o fornecimento do produto devido à queda na oferta por parte dos miniprodutores cadastrados pela Secretaria Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (Secomp). Com isso, desde o dia 11 apenas 1.049 litros de leite estão sendo distribuídos nas escolas municipais.
A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, disse que a queda na oferta atinge diretamente 3.941 crianças de até sete anos matriculadas em escolas e creches. Ela explica que a redução na oferta se deve a problemas técnicos no cadastramento de produtores familiares rurais junto às usinas e à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), segundo circular de número 022/2005, da Secomp. A circular informa que “o fornecimento em parte dos 111 municípios beneficiários do Programa do Leite, temporariamente poderá ser suspenso”.
A circular afirma que as dificuldades se devem à identificação de produtores que atendam ao perfil exigido pelo programa. O produtor tem que ser beneficiado pelo Programa de Agricultura Familiar (Pronaf) para se tornar fornecedor. Por semestre, a cota de cada um deles não pode ser superior a R$ 2.500,00, segundo explica a superintendente de Articulação e Programas Especiais da Secomp, Elisa Cristina Pellegrini.
A secretária enfatiza que essas dificuldades afetam diretamente crianças de baixa renda, mas a situação será regularizada tão logo a Dahler consiga normalizar a sua distribuição, dentro do que exige o Decreto 4772/03, de criação do Programa do Leite. Ela explica que todo o esforço está sendo feito junto ao Governo do Estado para que a situação seja revertida.
Mesmo com o problema, o município ainda luta para que as metas do programa em Ilhéus sejam ampliadas, o que possibilitará que até 8 mil crianças sejam beneficiadas. “Nós acreditamos numa solução rápida para que as crianças não sofram”. Esta ação social visa reduzir os índices de desnutrição no Brasil e, também, fortalecer a cadeia leiteira.
“Shopping a Céu Aberto” cadastra comerciantes
Foi iniciada nesta segunda-feira (18), uma nova etapa do projeto Shopping a Céu Aberto, que visa o reordenamento das principais artérias do comércio de Ilhéus. A Prefeitura de Ilhéus, em conjunto com o Sebrae, está cadastrando as lojas situadas na Marquês de Paranaguá, Calçadão Jorge Amado, D. Pedro II e Ernesto Sá. A previsão é de que até o dia 29 de julho todas as lojas sejam cadastradas. Para realizar o cadastramento, o Sebrae e a Prefeitura treinaram uma equipe de cinco universitários da empresa júnior da Uesc, que está visitando as lojas instaladas no perímetro de intervenção.
No questionário, constam informações sobre os dados da empresa, itens comercializados, área da loja, do depósito e das vitrines, nível de informatização e de associativismo, e os principais problemas que dificultam as vendas. Além de recolher as informações, os recenseadores também estão tirando fotos da fachada e do interior das lojas. Após a conclusão do cadastramento, os dados e fotos serão enviados para a equipe de design em Salvador, que estará em Ilhéus na segunda quinzena de agosto, para dar início à Oficina de Design.
A coordenadora do projeto Shopping a Céu Aberto, Luciani Dória, lembrou que Ilhéus é o primeiro município da Bahia a ter esta oficina. Ela explica que trata-se de reuniões de trabalho (workshops) com o objetivo de resolver problemas de design de importância regional ou interesse social e cultural, em tempo hábil. Os grupos de projetos da oficina serão divididos em desenho urbano, ordenamento das informações visuais, design informacional e equipamentos urbanos.
Os lojistas estão confiantes no projeto, enxergando nele uma possibilidade de aumentar as vendas e criar um espaço mais adequado para que o consumidor faça suas compras. O presidente do Sindicato do Comércio de Ilhéus, Antônio Costa, acredita que com a implantação do Shopping a Céu Aberto, o espaço que passará a ser gerido pela comunidade empresarial, será um local de compra mais atrativo, confortável, organizado e seguro para os lojistas e clientes. “As pessoas poderão fazer suas compras no centro comercial tendo todos os benefícios de um shopping”, disse.
Camelôs ganham novo local e elogiam trabalho da Prefeitura
Na manhã de sábado (16), a Prefeitura de Ilhéus, através Secretaria de Serviços Urbanos, removeu os camelôs da Travessa Banco da Bahia, ao lado da agência dos Correios (Calçadão da Marquês de Paranaguá), para a rua Almirante Barroso, junto ao Sindicato Rural. Além do deslocamento das barracas para o novo endereço, os funcionários da Prefeitura auxiliaram na desmontagem e reinstalação do teto das lojas.
O serviço de mudança das barracas foi iniciado às 8h e concluído às 14 h. Edvaldo Souza, presidente da Associação dos Camelôs da Travessa Banco da Bahia, ficou satisfeito com o auxílio proporcionado pela Prefeitura, elogiando a postura dos funcionários. “Eles foram educados e prestativos. Por causa disso tudo correu bem e hoje já estamos trabalhando”, afirmou.
A mudança dos camelôs para o local é provisória, já que a Prefeitura tem projeto para construir um “camelódromo” no atual Terminal Urbano, que abrigará os vendedores informais do centro da cidade. Em reunião com a secretaria de Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia, Rúbia Carvalho, com as associações que representam os camelôs, na última quarta-feira (13), foi assegurado que eles só serão levados para o “camelódromo” do Terminal Urbano, após a conclusão da obra.
Ilhéus estuda medidas para deixar gasolina mais barata
A Prefeitura, em conjunto com o Sindicato Rural de Ilhéus, iniciou uma série de ações visando reduzir os preços de combustíveis no município. A gasolina é comercializada a um valor médio de R$ 2,65 o litro em Ilhéus, enquanto em Itabuna o valor é de R$ 2,20. Na semana passada, produtores rurais, donos de postos de combustíveis e técnicos da secretária de Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia realizaram uma primeira reunião para análise de preços e saber o porquê da diferença.
Os produtores rurais alegam, por exemplo, que têm procurado abastecer máquinas e equipamentos a gasolina em outras praças por conta do valor médio no município, que consideram elevado. Foi alegado que os donos de combustíveis pagam às suas distribuidoras um preço diferenciado. Um dos exemplos dados pelos proprietários de postos é o da Shell, que vende gasolina aos postos ilheenses por R$ 2,10. Em Itabuna, o valor é de R$ 2,06. Os preços podem ser consultados no site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no endereço http://www.anp.gov.br/i_preco-web/
A secretária de Indústria e Comércio, Rúbia Carvalho sugeriu uma nova reunião com a presença de representantes da ANP, das principais distribuidoras de combustível, do Ministério Público e Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon). Ela disse que, desde o início do ano, há muitas reclamações dos consumidores, mas a Prefeitura tem procurado formas democráticas para resolver os problemas do município.
Por conta do valor, a cidade também perde em receita e na geração de empregos. Nos últimos anos, segundo levantamento parcial, o volume de gasolina vendido em Ilhéus caiu cerca de 40% devido ao valor alto se comparado com praças vizinhas. A decisão, segundo explica a secretária, visa beneficiar o consumidor ilheense, com produto mais barato e de qualidade.
Oferta de emprego cresce 2,65% até maio, em Ilhéus
O nível de emprego em Ilhéus cresceu 2,65% nos cinco primeiros meses do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O órgão do Ministério do Trabalho mostra que as áreas que mais abriram vaga neste período foram os de indústria (montagem de equipamentos eletrônicos), trabalhador rural e montagem de móveis e artefatos. Neste período, foram efetuadas 2.824 contratações contra 2.349 demissões, o que acabou por gerar um saldo positivo de 475 admissões. É o melhor índice de emprego entre os municípios regionais.
O prefeito Valderico Reis afirmou que a geração de emprego e renda é a maior preocupação da administração municipal. Neste sentido, afirma ele, seu governo tem procurado formas de estimular a abertura de novos postos de trabalho. Uma das iniciativas está na atração de indústrias e novas empresas e na modernização do comércio local, um dos setores que mais empregam no município.
Uma das ofensivas na área de geração de emprego está na construção do shopping center Ilhéus, empreendimento liderado pelos sócios do Grupo Iguatemi. O empreendimento será erguido na Avenida Soares Lopes, próximo à Catedral de São Sebastião. A estimativa é de que a obra esteja concluída em dezembro de 2006. O investimento total deve chegar a R$ 30 milhões. A pedra fundamental foi lançada no aniversário da cidade e a previsão é de que sejam gerados 600 empregos diretos.
Valderico também acredita que uma das formas de gerar empregos é investir numa das maiores potencialidades de Ilhéus, o turismo. Cálculos demonstram que este setor chega a gerar até 4 mil empregos na alta estação. O prefeito afirma que um dos desafios é promover eventos e o produto Ilhéus lá fora para que o movimento de turistas seja ainda maior no período da baixa estação. O planejamento inclui a atração de novas companhias aéreas, como a BRA e a Gol. A BRA já opera vôos locais e a Gol deve inaugurar uma linha para o município neste segundo semestre.
“Quartas Culturais” debate leis de proteção ao patrimônio municipal
As leis de proteção ao patrimônio do município serão apresentadas pela assessora da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Adriana Castro, durante a palestra que acontece a partir das 19 horas desta quarta-feira (20), no auditório Sosígenes Costa, localizado na rua Jorge Amado, centro histórico da cidade. Integrando o projeto Quartas Culturais, a palestra será abordada com base em pesquisas realizadas pela assessora da Fundaci.
Ela enfatiza que fez pesquisa de dados importantes a respeito de medidas que visam tombamentos e outros mecanismos eficientes para preservar o patrimônio, e que teve o cuidado de recolher e garimpar fragmentos ligados ao universo arquitetônico, cultural e histórico do município. “Nesta pesquisa, procuramos sempre respeitar as características fundamentais dos dados revelados”.
Adriana Castro entende que com o recolhimento de dados é possível obter valorosas informações e construir meios mais concretos a respeito da necessidade da proteção do patrimônio do município. Sendo assim, o projeto Quartas Culturais procura ampliar a discussão o tema e trazer outros referencias para serem discutidos com a sociedade, a exemplo das artes cênicas e plásticas, que serão discutidos ainda na segunda etapa do projeto.
Falou que em dezembro o projeto será encerrado com o tema “Ilhéus em debate”, que resultará numa carta contendo todas as contribuições dadas pelos palestrantes do “Quartas Culturais” durante o ano. A presidente da Fundaci, Simone Carodoso, disse que o projeto é coroado de êxito, uma vez que procura como parceiros professores conceituados, escritores e pesquisadores, além de instituições como a Academia de Letras de Ilhéus, Uesc e Rotary Club.