Projeto Shopping a Céu Aberto começa a cadastrar lojas dia 18;
Praças esportivas são recuperadas em Ilhéus;
Ceplac e Veteranos vão às finais do Campeonato Master de Futsal;
Homenagens a Jorge Amado acontecem em todo mês de agosto;
Lei das PPPs começa a ser debatida na próxima semana;
Secretária destaca importância do marketing para instituições;
Vacinação contra a pólio bate recorde de cobertura.
Blitz combate transporte clandestino em Ilhéus
Com o objetivo de combater o transporte clandestino em Ilhéus, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) já começou a realizar uma série de blitzen no centro e nos bairros. A primeira aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no bairro do Malhado. Segundo o secretário Celso Luiz Assereuy, as ações serão intensificadas durante este mês. Durante a blitz, são vistoriados todos os tipos de veículos, inclusive moto-táxis e transporte escolar.
Quanto a estes últimos, na semana passada, a Prefeitura realizou vistoria para renovação do alvará, a fim de regularizar a frota antes da volta às aulas. A frota é composta por 73 veículos, mas segundo o secretário, nem todos compareceram para a renovação e alguns não foram aprovados na vistoria. “Os proprietários destes veículos ainda podem comparecer à Secretaria e regularizar a sua situação”.
Para o processo de renovação de alvará do veículo, o motorista deve apresentar cartão de identificação, certidão de bons antecedentes e cópia do documento do veículo. “Aqueles que não estiverem regularizados, correm o risco de ser multados ou até mesmo ter seus veículos apreendidos”, alerta Celso. O secretário explica que a Prefeitura quer acabar com a clandestinidade, a fim de garantir principalmente a segurança dos passageiros que utilizam esses meios de transporte. “Durante a blitz, iremos fiscalizar a documentação dos veículos e suas condições de segurança”, contou.
Após a aprovação pela Câmara do projeto que regulamenta a criação da Setrans, o município deu início a uma série de projetos de reordenamento e humanização do trânsito ilheense. Algumas ações estão sendo executadas em pontos críticos como o Teotônio Vilela e Vila Nazaré e na região do Hernani Sá e Barreira. Nestas áreas, técnicos da secretária estudam o fluxo de veículos e pedestres para a adoção de medidas visando a redução de acidentes e a segurança no trânsito.
Projeto Shopping a Céu Aberto começa a cadastrar lojas dia 18
A partir da próxima segunda-feira (18) começará uma nova etapa do projeto Shopping a Céu Aberto, que visa o reordenamento das principais artérias do centro de Ilhéus e a modernização do comércio. A Prefeitura, em conjunto com o Sebrae, cadastrará as lojas situadas na Marquês de Paranaguá, Calçadão Jorge Amado, D. Pedro II e Ernesto Sá.
Nesta etapa de trabalho, os lojistas serão visitados por uma equipe de recenseadores e responderão a um questionário que auxiliará no diagnóstico do comércio. A secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, solicita que os comerciantes recebam bem a equipe de recenseadores, a fim de agilizar o processo. Eles estarão devidamente uniformizados e portando documentos de identificação.
Rúbia explica que o prefeito Valderico Reis está buscando formas de acelerar o processo de implantação do projeto, para que os consumidores tenham um espaço de compra mais atrativo, confortável, organizado e seguro. Dentre as principais vantagens desta mudança, ela destaca o incremento nas vendas, a realização conjunta do calendário promocional e a melhoria na coleta diária do lixo. “As pessoas poderão fazer suas compras com mais tranqüilidade, tendo todos os benefícios de um shopping”, disse.
O projeto de modernização conta com a parceria de instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Associação Comercial, Sincomércio e Sebrae. O objetivo é fortalecer a economia com ações de reordenamento do comércio que incluem mudança do sistema de fiação elétrica e de telefonia e de iluminação. O projeto tem a finalidade de “não apenas modernizar o comércio mas torná-lo atrativo para consumidores regionais”.
Praças esportivas são recuperadas em Ilhéus
Com o final das competições profissionais disputadas pelo Colo Colo, a Prefeitura começou a executar obras de reforma no Estádio Mário Pessoa. Nesta primeira semana, as ações se concentram na substituição de grande parte do gramado do campo e reparos no sistema de drenagem. O vice-prefeito e secretário municipal de Esporte e Cidadania, Newton Lima, afirma que o estádio passará por uma reforma mais ampla neste segundo semestre, envolvendo reparos nas instalações elétrica e hidráulica.
Newton lembra que logo no início do ano foram reformados banheiros e vestiários e reparado o sistema hidráulico a fim de dar condições ao estádio para abrigar os jogos do Colo Colo no Campeonato Baiano. “Agora estamos recuperando o campo com a colocação de placas de grama”, enfatizou. Segundo ele, há cerca de seis anos o estádio não passava por reforma, o que afetou ainda mais o estado do gramado, “principalmente nos períodos de chuva mais intensa”.
O secretário anunciou que a partir da próxima quarta-feira (20) o ginásio Herval Soledade será fechado para reforma, com a pintura interna, recuperação do piso da quadra e revisão de todo o sistema de iluminação. “Há dois anos que o ginásio não recebe nenhum tipo de melhoria”. Segundo o secretário, as obras serão concluídas para a realização dos Jogos Estudantis, que reúne várias modalidades esportivas e conta com a participação de alunos das escolas públicas e particulares do município.
Newton destaca que as reformas nas praças esportivas são feitas com recursos próprios e lembra que um projeto já foi enviado ao Ministério do Esporte para recuperar todas as praças públicas, dentre elas as localizadas no Malhado, Avenida Soares Lopes, Barra, Savóia e Sapetinga. “O esporte é uma das prioridades do nosso governo”, afirma. Segundo ele, neste mesmo período está sendo reparado o campo da Barreira, com corte de grama e revisão de drenagem.
Ceplac e Veteranos vão às finais do Campeonato Master de Futsal
O Campeonato Master de Futsal, competição para jogadores com mais de 40 anos, chega ao fim na próxima terça-feira (19) com a partida entre as equipes da Ceplac e Veteranos. Os times conquistaram o direito a disputar o título da competição ao vencer os seus jogos disputados na noite de quinta-feira (14). O palco da final será o Ginásio de Esportes Herval Soledade, que abrigou todas as partidas do Campeonato.
Jogando pelo terceiro e quarto lugares, os times Colo Colo e Social entrarão em quadra às 19h30min. A finalíssima entre Ceplac e Veteranos acontece às 20h30min. A equipe da Ceplac jogou contra o Colo Colo e venceu por 6 a 4. Já a equipe dos Veteranos foi um pouco mais feliz na defesa, marcando 6 gols e levando apenas 2 do Social.
A competição é promovida pela Secretaria de Esporte e Cidadania tem como objetivo estimular a prática esportiva para atletas acima de 40 anos. “Nós também estamos homenageando nomes que marcaram época no futebol de campo e no futsal das décadas de 70 e 80”, afirma o vice-prefeito e secretário de Esporte, Newton Lima.
A competição teve início no dia 24 de maio e fez a alegria de muitos jogadores ‘aposentados’. As partidas foram realizadas sempre nas noites das terças e quintas-feiras, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. O secretário anunciou que logo após a finalíssima o ginásio será fechado temporariamente para passar por reformas visando a disputa dos Jogos Estudantis, em setembro.
Homenagens a Jorge Amado acontecem em todo mês de agosto
As homenagens a Jorge Amado, escritor que mais divulgou Ilhéus para o mundo e adotou a cidade como terra natal, serão abertas no dia 2 de agosto e se estendem até o dia 31 do próximo mês, com programação repleta de atividades de literatura, teatro e artes plásticas. Os festejos pelo transcurso do aniversário de vida do escritor mais popular do país, no dia 10 de agosto, serão realizados em diversas ruas do centro histórico da cidade, espaços culturais, distritos e povoados do município.
A presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Simone Cardoso, informou que a programação oficial das atividades em homenagens ao escritor grapiúna será divulgada na segunda quinzena deste mês. Grande parte será direcionada ao público que não tem oportunidade de acesso à cultura, a exemplo dos estudantes da rede municipal de ensino.
Segundo a presidente, além dos diversos espaços que serão ocupados para a realização das atividades, o interior do município também vai ser palco de apresentações de teatro, assim como realização de mostra de literatura e artes plásticas. Disse que é uma das estratégias utilizadas pela Fundaci para levar a obra do autor mais traduzido do país às pessoas que não conhecem seu trabalho. Durante os eventos, Floriano Teixeira, um dos ilustradores da obra de Jorge Amado, também será lembrado pela importante contribuição à obra amadiana.
Casa Jorge Amado – A assessora de Simone Cardoso, Adriana Castro disse que a Casa de Cultura Jorge Amado, que funciona no prédio ao lado da Fundaci, está passando por serviços de reparos na estrutura hidrosanitária, além de manutenção do piso e da cobertura . Com os trabalhos, a Casa de Cultura Jorge Amado terá mais condições de oferecer mais conforto e comodidade aos turistas do país e do mundo que passam anualmente pelas dependências do imóvel, onde o escritor passou parte de sua infância e iniciou o romance “O País do Carnaval”.
Lei das PPPs começa a ser debatida na próxima semana
O anteprojeto de lei enviado pelo prefeito Valderico Reis à Câmara Municipal e que institui as Parcerias Público-Privadas (PPPs) começa a ser debatido com a sociedade na próxima quarta-feira (20), numa série de sessões especiais que vão até o dia 29, além de um seminário no dia 22. As sessões acontecem no plenário da Câmara, sempre a partir da 16 horas. A aprovação do projeto é considerada pelo prefeito imprescindível para a atração de investimentos privados em áreas como saúde, educação, infra-estrutura e outras áreas prioritárias.
O prefeito defende um amplo debate com a sociedade para que o projeto aprovado na Câmara seja aquele que represente o pensamento ilheense. Na mensagem enviada ao Legislativo, Valderico destaca que o objetivo é facilitar a participação do setor privado em investimentos que sozinho o município não tem condições de realizar. As sessões especiais da Câmara acontecem nos dias 20 e 21 e entre 26 e 29 deste mês.
Um seminário com a participação de técnicos especializados e lideranças políticas e comunitárias está programado para o dia 22, no auditório local da Ceplac, às 8h. O anteprojeto das Parcerias Público-Privadas enviado ao Legislativo segue os princípios da lei aprovada nos níveis nacional e estadual pelo Congresso e Assembléia Legislativa, respectivamente. “Devemos debater o projeto de forma participativa e democrática”, antecipa o prefeito. As PPPs são apontadas como a melhor alternativa para que o município possa investir, tendo a participação do capital privado.
A construção de uma moderna central de abates está entre os principais benefícios da aprovação das Parcerias Público-Privadas em Ilhéus. A Central deverá ser construída na rodovia Jorge Amado, contando com capital privado e em consórcio com a Prefeitura de Itabuna. As negociações com o prefeito Fernando Gomes estão avançadas. O município espera a aprovação da Lei para elaboração do projeto e definição da empresa que investirá no empreendimento.
A Central beneficiará ainda municípios regionais e poderá dispor de capacidade e tecnologia para atender ao mercado externo. A secretária municipal de Governo, Luciana Reis, acredita que a aprovação da Lei significará mais capacidade de investimentos para Ilhéus. “Mesmo organizando nossas finanças com pouco mais de seis meses de administração, temos projetos que precisaríamos de outras fontes de recursos”, observa.
Secretária destaca importância do marketing para instituições
O evento foi aberto ontem pelo presidente da Associação Comercial de Itabuna, Sílvio Roberto, e contou com a presença de autoridades regionais. O evento deste ano tem como tema “Brasil, o sucesso depende de você”. Hoje à tarde a programação teve continuidade com a realização da palestra “A importância da marca na construção de cases de sucesso”, da publicitária Cláudia Lassance, da Fischer América.
A programação se encerra neste sábado (16) com duas palestras,uma do publicitário Stalimir Vieira, às 8h, falando sobre Marketing e Ética, e outra, às 10h, do consultor Clóvis Lumertz, sobre “Gestão em marketing e vendas”. A secretária também destacou o papel da iniciativa privada e das instituições na realização de um evento como o Seminário, “um momento de atualização para profissionais, estudantes e empresários”.
Vacinação contra a pólio bate recorde de cobertura
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) em Ilhéus atingiu um índice recorde de cobertura, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os números parciais fechados na última quinta-feira (14) mostram que o município atingiu 83% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Para se ter uma idéia, no ano passado o índice de cobertura da semana passada não ultrapassou os 62%, de acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
Além da vacinação nas unidades de saúde, a Secretaria organizou um trabalho estratégico em que agentes visitaram residências a fim de imunizar as crianças com idade inferior a 5 anos, público alvo da campanha. Cássia reafirmou que o município fez a sua parte ao mobilizar um batalhão de até 400 profissionais para vacinar as crianças não somente nas unidades de saúde mas também “indo à campo e desenvolvendo estratégias que envolveram, inclusive, a visitação às residências”.
Segundo ela, nesta última semana da campanha foi estabelecido um roteiro de visitação das equipes em residências de 55 áreas da zona rural e bairros periféricos da cidade. Somente neste trabalho de campo, os agentes vacinaram nesta semana 873 crianças contra a paralisia infantil. “Desde o início do ano, o município tem desenvolvido estratégias para reforçar o índice de cobertura vacinal nas campanhas e fora desses períodos”, destaca.
Cássia afirma que as estratégias deram resultado principalmente se forem consideradas as dificuldades que o município tem para atingir a todo o público alvo da campanha. Ilhéus tem uma faixa territorial e uma zona rural grandes, o que acaba dificultando as ações de vacinação. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu atingir um índice bem acima da média histórica. “Contamos com o esforço de todos e do apoio da Prefeitura”, destaca a diretora de Vigilância à Saúde.