INFORME ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Quadrilha junina ilheense ensaia para nacional em BH;

Prefeitura e trade buscam ações para fortalecer turismo ilheense;

EBDA quer parceria para incentivar produção de leite;

Medidas facilitarão acesso do idoso ao passe-livre;

Ilhéus acelera implantação do Restaurante Popular.

Quadrilha junina ilheense ensaia para nacional em BH

A quadrilha junina Explosão da Esperança ensaia durante toda esta semana para participar do Concurso Nacional de Quadrilhas, que acontece no dia 10 de julho, em Belo Horizonte (MG). Os ensaios começam nesta segunda e vão até a quinta-feira, no Parque Infantil da Avenida Esperança, das 19h às 22h. A quadrilha junina do Alto da Esperança venceu o concurso promovido em Olivença pela Fundação Cultural de Ilhéus e acabou sendo indicada para o certame nacional.

Os integrantes se preparam para representar bem a cidade em Belo Horizonte. Eles saem de Ilhéus na sexta-feira, às 9h, do largo cultural (Teatro Municipal de Ilhéus). A quadrilha competirá nacionalmente com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e empresas locais. A despedida do grupo na sexta-feira será toda especial, ao som da zabumba, sanfona e do triângulo. “Será uma oportunidade de passar energia positiva para o grupo nesse caminho que o levará à disputa do concursonacional. Ilhéus estará bem representada”, afirma a presidente da Fundação Cultural, Simone Cardoso.

O concurso está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Turismo da capital mineira (Belotur), que selecionou grupos vencedores de competições regionais, para promover um grande evento de valorização das tradições juninas. A presidente da Fundação acredita que o Concurso Nacional de Quadrilhas será uma oportunidade para que Ilhéus revele para o país o belo trabalho realizado pelos jovens do Alto da Esperança”. O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, afirma que a apresentação do grupo em Belo Horizonte é também uma boa forma de divulgação da nossa cultura num dos maiores pólos emissores de turistas para a cidade sul-baiana.

Prefeitura e trade buscam ações para fortalecer turismo ilheense

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo (Setur), tem estreitado as relações com o trade, e buscado ações alternativas para fortalecer e divulgar o potencial turístico da cidade. Com a realização de reuniões quinzenais, o poder público e os empresários do turismo têm obtido resultados positivos para o setor.

As principais conquistas até o momento foram na divulgação do destino Ilhéus. Na semana passada, a emissora Rede TV Sul esteve na cidade para a gravação de um documentário de uma hora sobre as belezas e riquezas do município. O vídeo será exibido no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Graças à articulação da Setur em parceria com o trade, a divulgação não teve ônus para nenhuma das partes.

Além disso, foram veiculadas sem custo, matérias e anúncios de Ilhéus em uma edição especial da revista Ecoturismo, que circula na França. A Brasil Travel News também deu destaque à Ilhéus, colocando uma foto da cidade na capa e diversas reportagens no interior da revista, que possui um grande número de leitores europeus.

Nessa semana, uma equipe da Setur estará em Porto Seguro, com o objetivo de captar clientes e aproveitar o vôo da TAM proveniente de Portugal. No dia 10 de julho, a quadrilha junina vencedora em Olivença irá representar Ilhéus no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Belo Horizonte. A Setur estará presente neste evento e aproveitará para visitar agências e operadoras de viagens e montar pacotes para Ilhéus.

Na quarta reunião, realizada na semana passada, foram discutidas ações que necessitem de um investimento menor e possam trazer retorno efetivo. Uma delas é voltar as ações principalmente para as regiões que possuem vôo para Ilhéus, como São Paulo e Belo Horizonte. Para isto, foram abordadas também ações para a ABAV, onde serão levadas a culinária e a cultura da região, e para a Feira em Montes Claros.

Esteve em pauta ainda, as possíveis medidas para trazer de volta ao município a etapa internacional do Triathlon, e resgatar a Festa do Cacau. O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, salientou a importância destas reuniões e da relação de parceria entre o governo e os empresários. “Talvez o turismo em Ilhéus estava estagnado por falta de união entre os setores público e privado, mas agora isto já é uma realidade”, disse.

A Setur também enviou à Secretaria de Serviços Urbanos uma relação com base em formulário preenchido pelos empresários, com os principais atrativos turísticos e rota dos turistas, a fim de que seja dada atenção especial à limpeza e organização destes locais.

EBDA quer parceria para incentivar produção de leite

Representantes da Prefeitura de Ilhéus e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) farão, nesta terça-feira (05), a partir das 9 horas, visita técnica a uma unidade de produção de leite no distrito de Santo Antônio, zona sul do município. A visita será acompanhada pelo coordenador estadual do programa Pró-Leite, do governo baiano, Antônio Nunes Cândido, e contará com a presença do secretário municipal de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Vianna, representantes do Banco do Nordeste e produtores rurais.

O objetivo da visita, de acordo com a EBDA, é verificar o funcionamento da unidade de produção e comprovar a viabilidade da pecuária leiteira no município. A empresa faz a vistoria todos os meses, mas a desta terça-feira tem caráter especial, por reunir representantes de diversos grupos, que pretendem tornar-se parceiros com vistas ao fortalecimento de mais essa alternativa econômica na região.

O distrito de Santo Antônio possui uma associação que reúne entre 15 e 20 produtores de leite. A entidade mantém uma mini-usina de beneficiamento, que processa 1.200 litros diariamente, com o apoio do Pró-Leite, um programa que busca financiar e oferecer assistência técnica com o objetivo de aumentar a produção leiteira no Estado.

Segundo o secretário Jorge Vianna, o governo municipal está disposto a formar parcerias que possibilitem “o incremento da economia, a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida de sua população”. O secretário frisa acreditar no potencial da região para o desenvolvimento da pecuária leiteira, através da criação e fortalecimento de associações de produtores.

Medidas facilitarão acesso do idoso ao passe-livre

A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, se reúne com representantes de aproximadamente 50 associações de moradores nesta quarta-feira (6), às 13h30min, em sua sede localizada na rua Professor Mário Alfredo, centro da cidade. O objetivo do encontro é discutir formas de facilitar o acesso dos idosos ao passe-livre no transporte coletivo urbano, através do recadastramento.

Segundo a secretária Fátima Reis, no município existem 10 mil idosos. Durante o encontro com as associações de moradores, os técnicos vão buscar soluções junto com os representantes das diversas comunidades do município, visando evitar que as pessoas tenham que enfrentar filas para efetuarem o cadastramento e, assim, poder desfrutar do beneficio concedido através de leis federal e municipal.

Além dos mecanismos para facilitar o acesso ao passe livre, no encontro será agendada a data para o início do recadastramento. Ela acredita que com o auxilio das associações de moradores será mais fácil realizar o trabalho, “uma vez que elas dispõem de maior número de dados para a realização do recadastramento”.

Ilhéus acelera implantação do Restaurante Popular

O secretário municipal de Planejamento e Controle Orçamentário, Selem Rachid Asmar, afirmou que a prefeitura já reuniu toda a documentação exigida para instalar, possivelmente ainda neste ano, a sua primeira unidade do Restaurante Popular. Nesta semana, o secretário participa de um seminário técnico para cidades habilitadas a construir o restaurante que oferece refeições a R$ 1,00. O seminário será realizado em Brasília na quarta e quinta-feiras (dias 7 e 8).

Promovido pela Coordenação do Programa de restaurantes Populares, do Ministério do Desenvolvimento Social, o Seminário será uma oportunidade para que cada município apresente seu projeto a ser enquadrado nos padrões estabelecidos pelo Ministério. “Nós estamos com toda a documentação exigida, pois queremos agilizar ao máximo a inauguração deste Restaurante”, assegurou o secretário Selem Rachid.

O Programa é desenvolvido pelo Governo Federal e tem como objetivo apoiar a implantação e modernização de restaurantes públicos populares geridos pelos setores municipais e estaduais, a fim de ampliar a oferta de refeições a preços acessíveis. Segundo o secretário de Planejamento e Controle Orçamentário, o primeiro Restaurante Popular ilheense será construído na Central de Abastecimento, no Malhado.

De acordo com Selem, um segundo restaurante será construído na região central. Uma das áreas que estão sendo negociadas é a pertencente à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), ao lado do Terminal Urbano. Para instalar a sua primeira unidade do Restaurante Popular, o município terá disponibilizado pelo Governo Federal cerca de R$ 1 milhão.

O recurso será usado para as melhorias e adaptações na infra-estrutura do prédio e, ainda, para a aquisição de equipamentos e utensílios para a cozinha industrial.

Selem destaca que este é um dos mais importantes projetos sociais em desenvolvimento no primeiro ano do governo Valderico Reis. “A prioridade da atual gestão é desenvolver políticas de cidadania e de inclusão social”, afirma. O prefeito tem exigido celeridade na apresentação de documentos que possibilitem ao município instalar o restaurante. Valderico acompanhou inclusive a vistoria que técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social fizeram ao município para escolha da melhor área para a instalação do Restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *