CASA DOS ARTISTAS

Nos dias 7, 8 e 9 de julho o Teatro Popular de Ilhéus abre a Programação Julho/Agosto da Casa dos Artistas com o espetáculo “O Contador de Histórias Grapiúnas”. A programação deste bimestre terá 3 espetáculos de teatro infantil, 3 espetáculos de música e 5 espetáculos de teatro adulto.
A Cia. Teatral Pingos de Luz traz ao Teatro Pedro Mattos o espetáculo infantil “GABI – A Rainha da Cocada Preta” no dia 13 de agosto. Já o espetáculo “Lampiaço – O Rei do Cangão”, do Teatro Popular de Ilhéus, será apresentado no dia 20 de agosto. Todos os espetáculos infantis acontecem sempre aos sábados, às 17 horas.
“Cálix Bento”, “Ilhéus com O” e “Quadrila” são os espetáculos musicais da programação. “Cálix Bento” é um espetáculo do grupo musical Improviso Nordestino, que em parceria com o TPI, vem desenvolvendo a trilha sonora de alguns espetáculos da Casa e será apresentado nos dia 14, 15 e 16 de julho. “Ilhéus com O”, da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, será apresentado nos dias 19 e 20 de agosto. “Quadrila” é a união das bandas O Quadro e Quizila, o espetáculo acontece nos dias 28 e 29 de julho.
A programação de teatro adulto traz à Casa dos Artistas os espetáculos: “O Contador de Histórias Grapuínas” dias 7, 8 e 9 de julho e 18 e 19 de agosto. “A menina que queria continuar a brincadeira” da Cia. Trapizonga de Teatro, nos dias 21, 22 e 23 de julho. “A história engraçada e singela de Fuscão – o quase capão – e o Cabo Eleitoral”, do TPI, nos dias 30 de julho e 6 de agosto. O espetáculo da RR Produções Artísticas, “Auto Falante” será apresentado nos dias 11, 12 e 13 de agosto.

Para marcar o aniversário de 10 anos do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), o grupo vem, desde março, desenvolvendo o projeto “Teatro de Todos os Dias – Estudos sobre Bertolt Brecht”. São dez anos de estudos sobre o teatro popular, sua história, mecanismos de resistência e técnicas desenvolvidas por inúmeros estudiosos, que através deste projeto o TPI pretende compartilhar com o público. São palestras, ensaios abertos, estudos dirigidos e a montagem de dois espetáculos: “Os Fuzis da Senhora Carrar” e “Luz nas Trevas”, textos de Bertolt Brecht com direção e dramaturgia de Romualdo Lisboa.

Como parte do projeto “Teatro de Todos os Dias” serão feitas as seguintes palestras: Antropologia teatral – o sentido da pré-expressividade no trabalho do ator”, com o diretor teatral Hirton Fernandes, no dia 20 de julho, “A Guerra Civil Espanhola – fascismo contra comunismo”, com o professor Alexandre Risciollele, dia 27 de julho; “Marx e o teatro dialético”, com o professor Jorge de Souza Araújo, dia 01 de agosto e “O teatro épico do Teatro Popular de Ilhéus – processos de montagem e estudos”, com o diretor teatral Romualdo Lisboa, dia 15 de agosto.

Além disso, acontecem os Ensaios Abertos de “Os fuzis da Senhora Carrar” todas terças-feiras, a partir do dia 19 de julho até 16 de agosto. Em algumas destas terças os ensaios acontecem em escolas públicas. Sempre às 19 horas Para encerrar a Programação Julho / Agosto o Teatro Popular de Ilhéus fará a pré-estréia da montagem de “Os Fuzis da Senhora Carrar” como parte do projeto “Teatro de Todos os Dias – estudos sobre Bertolt Brecht”, no dia 30 de agosto.

Os espetáculos de música e teatro adulto serão apresentados às 20 horas.

AI/TPI/Ilhéus – Bahia, 05 de julho de 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *