Versão 2005 do “ArtEducação” será lançada nesta sexta em Ilhéus;
Corpo de Bombeiros faz exposição no Teatro Municipal de Ilhéus;
BRA começa a operar em Ilhéus neste sábado;
Caravana vai a Recife torcer pelo ilheense que concorre ao Fama;
Ilhéus capta recursos para fortalecer apicultura local;
Livro destaca rima, métrica e som em Sosígenes Costa.
A partir desta sexta-feira (1º) até o dia 5 de julho, quem opera no transporte escolar de Ilhéus deve dar entrada no protocolo de renovação do alvará, na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setras). A vistoria será realizada nos dias 6, 7 e 8 de julho, das 12h às 18h, no Parque de Operações, localizado na Avenida Esperança, em frente ao Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.
Os documentos necessários para a abertura do processo são alvará, cartão de identificação, antecedentes criminais e cópia do documento do veículo. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Celso Luiz Assereuy, o alvará escolar tem validade de seis meses. Sua renovação está sendo realizada no período de férias escolar para não prejudicar os trabalhos e garantir que a frota esteja regularizada até o início das aulas no próximo semestre.
O secretário explica que na vistoria é feita uma análise geral da situação do veículo, principalmente nos ítens que se referem à segurança, como pneu, suspensão e toda a parte de mecânica. Assereuy afirma que em Ilhéus existem 73 carros de transporte escolar cadastrados pela Setras. “Todos devem renovar seu alvará, para evitar multas e e para não ter o veículo apreendido”.
Versão 2005 do “ArtEducação” será lançada nesta sexta em Ilhéus
O Programa ArtEducação Bahia 2005 será lançado às 10 horas desta sexta-feira (1º), no auditório Sosígenes Costa, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), espaço localizado na rua Jorge Amado, centro histórico da cidade. Voltado para crianças carentes, o programa atenderá, nesta versão, a uma clientela de mais de 400 menores, oferecendo oficinas de teatro, dança, canto, coral, música, artes plásticas, literatura e balé clássico.
O prefeito Valderico Reis, a secretária e Governo, Luciana Reis, e a presidente da Fundaci, Simone Cardoso, estarão presentes na solenidade de lançamento do programa, que contará ainda com a participação do coordenador geral da iniciativa, Paulo Atto, a gerente de assuntos coorporativos da TIM do Brasil, Eliane Alves, e a articuladora institucional do programa em Ilhéus, Nilda Maria Ramos Moreno.
O programa é desenvolvido através de parceria que envolve a prefeitura local, TIM, Fazcultura, Governo da Bahia e Ciacen. Constitui-se em uma forma contribuir para o aumento do conhecimento, da auto-estima e da sociabilização de crianças e adolescentes, além de um meio de valorizar a mão-de-obra local, uma vez que os arte-educadores são selecionados nas próprias cidades onde o programa acontece.
Falando sobre o “ArtEducação”, o coordenador geral disse que “foi de fundamental importância também o estabelecimento das parcerias locais empreendidas pela iniciativa, com as prefeituras através de uma rede de alianças estratégicas levadas a cabo através das secretarias de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, que visam a permanência das ações, a mobilização das comunidades e o incremento das conquistas obtidas com os trabalhos”, disse.
Corpo de Bombeiros faz exposição no Teatro Municipal de Ilhéus
Equipamentos utilizados em atividades de resgate pelo Corpo de Bombeiros estão expostos até a tarde do próximo sábado (2), no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus. A exposição integra as comemorações do Dia do Bombeiro e fica aberta no período da manhã e tarde. Além de conhecer o uso dos equipamentos, os visitantes são informados da atuação dos bombeiros, que vai além do controle de incêndios.
Estão expostos equipamentos para captura de abelhas, primeiros socorros, operações de resgate e guarda-vidas. “É preciso que a população conheça as múltiplas atividades desenvolvidas pelos bombeiros”, explicou o Sargento Viveiros, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Já no dia 2 de Julho, o Grupamento organiza a 7ª Corrida do Fogo. A largada acontece às 09h30min, na Avenida Soares Lopes. Haverá premiação para os primeiros colocados em todas as categorias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Grupamento do Corpo Bombeiros.
BRA começa a operar em Ilhéus neste sábado
A partir deste sábado (2), a empresa de transportes aéreos BRA começará a operar em Ilhéus. Estão confirmados vôos que sairão de São Paulo com previsão de pousar em Ilhéus às 18h05min, após escala em Salvador. A empresa informa que, a depender da procura, novos vôos serão disponibilizados às terças e quintas-feiras. O Boeing 737-300 chegará à cidade trazendo 148 passageiros.
A BRA se tornou conhecida após a popularização do transporte aéreo no país. A empresa comercializa passagens com valor inferior aos das demais companhias. A BRA opera em mais de 30 destinos, a maioria deles no Nordeste. Ela já é considerada uma das principais empresas low-fare (baixo custo) do país. Será uma alternativa para as pessoas que se utilizam do transporte rodoviário no deslocamento para outros estados e têm Ilhéus como destino.
Por enquanto os vôos serão fretados (charter), mas o objetivo é que, a curto prazo, a cidade conte com uma agência para vendas de passagens individuais. Segundo o secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, mesmo os lugares que não forem ocupados com o fretamento serão vendidos, a fim de garantir que o vôo chegue à cidade com sua ocupação total.
Mazzei também informa que a companhia de aviação GOL deverá começar a operar em Ilhéus no segundo semestre desse ano. Segundo ele, a empresa já tem 33 aeronaves e está adquirindo mais sete, sendo que uma delas será destinada a vôos para Ilhéus. “Estamos buscando novas opções para facilitar o acesso dos turistas à nossa cidade. Novos vôos com preços mais acessíveis é um excelente chamariz para atraí-los”, complementa o secretário municipal de Turismo.
Caravana vai a Recife torcer pelo ilheense que concorre ao Fama
O músico ilheense Fábio Souza, classificado para as eliminatórias do programa Fama, da Rede Globo, receberá uma caravana de amigos e familiares que irá torcer por ele em Recife. O grupo parte para a capital pernambucana nesta sexta-feira (1). A caravana conta com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que viabilizou o ônibus e já vem apoiando o artista desde que ele passou para a fase classificatória.
Fábio Souza é o único representante sul-baiano na competição e irá concorrer com 96 candidatos às quatorze vagas para a academia do reality show. A capital pernambucana irá sediar um dos shows eliminatórios, onde, de doze candidatos que se apresentam, sete são eliminados e cinco vão para a final. Para a região Nordeste, o Fama destinará três vagas, que o ilheense está se empenhando em conquistar.
Ilhéus capta recursos para fortalecer apicultura local
Ilhéus deverá ter recursos da ordem de R$ 300 mil para a construção da Casa do Mel, equipamento que atenderá a apicultores do município e de todo o sul da Bahia. Desde a semana passada, dirigentes da Prefeitura, Fundação Banco do Brasil e da Associação de Apicultores de Ilhéus discutem o projeto. O município desapropriará uma área de cinco mil metros quadrados no Distrito Industrial de Ilhéus para a construção da Casa do Mel. Os recursos para a execução do projeto serão garantidos pela Fundação Banco do Brasil.
Segundo o secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Viana, o projeto fortalecerá a posição de Ilhéus como um dos principais produtores de mel e derivados da Bahia. Além disso, destaca Viana, o município poderá comercializar o produto para outros países. “Exportadores de Campinas já demonstraram interesse em comprar a produção local”, enfatiza. A Casa será utilizada para o beneficiamento da produção “não apenas de Ilhéus como de todo o sul da Bahia e de apicultores que estejam ligados à Associação”.
O secretário explica que os recursos também serão destinados ao desenvolvimento de trabalhos de conscientização ambiental dos apicultores e às melhores formas de produção de mel e derivados. Os apicultores ainda poderão se habilitar a receber o selo de inspeção federal (SIF). O selo somente é expedido quando as formas de produção, beneficiamento e embalagem cumprem as exigências do Ministério da Agricultura. Jorge Viana enfatiza que o projeto significará um grande passo para que os apicultores se organizem e conquistem novos mercados.
O secretário de Agricultura, Interior e Pesca disse que há grande receptividade do Banco do Brasil em financiar o projeto. Os produtores terão mercado assegurado ao se organizar e dispor de técnicas modernas de centrifugação e de beneficiamento do mel, além de criar embalagem e rótulos próprios e que identifiquem a produção ilheense e do sul da Bahia. Uma das primeiras ações será o estudo de impacto ambiental do projeto na área destinada à construção da Casa.
O projeto está sendo discutido desde o início deste ano, quando os produtores se reuniram com o prefeito Valderico Reis e o secretário de Agricultura, Interior e Pesca. Viana explica que a construção da Casa do Mel garantirá a geração de mais empregos, além de fomentar a organização dessa cadeia produtiva. Viana enfatiza que a flora regional garante ao sul da Bahia a produção de mel e derivados com qualidade singular, “assegurando um grande mercado consumidor no Brasil e no exterior”.
Livro destaca rima, métrica e som em Sosígenes Costa
O Triunfo de Sosígenes Costa, livro organizado por Cyro de Mattos e Aleilton Fonseca, lançado na noite quarta-feira ( 29) na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), celebra, de acordo com Cyro, a trajetória literária do autor de “Búfalo de Fogo”, poema feito em homenagem ao amigo Jorge Amado. Publicado pela Editus (Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz), o trabalho reúne ensaios de diversos autores, abordando vários aspectos do fazer literário do poeta belmontense, que “representou a realidade cotidiana com rima, métrica e som”.
O lançamento foi feito como parte do projeto “Quartas Culturais”, promovido, quinzenalmente, pela Fundaci para resgatar fragmentos relacionados com a história da cidade e de personalidades que contribuíram para o engrandecimento do universo cultural de Ilhéus e região Sul do Estado. Os debates foram abertos pela assessora Adriana Castro, que leu uma mensagem da presidente da Fundaci, Simone Reis, enaltecendo a obra do poeta Sosígenes Costa.
A solenidade de lançamento contou com uma mesa-redonda, no auditório reinaugurado na terça-feira (28) (e que leva agora o nome de Sosígenes Costa), com a participação de Cyro de Mattos (como organizador da coletânea), Maria Luiza Nora (diretora da Editus) Maria Luiza Heine (historiadora) e o escritor Jorge Araújo, um dos ensaístas incluídos em O Triunfo de Sosígenes Costa. Aleilton Fonseca não pôde comparecer a solenidade, em função de compromisso anteriormente assumido com a Academia de Letras da Bahia,d e que é membro recém-empossado.
Cyro de Mattos falou das qualidades do poeta que o inspirou a publicar o título, lembrando ser uma pessoa tímida, recatada, mas com muitas qualidades, “dentre as quais elegância, talento, educação, refinamento e leveza do texto escrito”. Cyro analisou ainda outros aspectos da obra do poeta, a quem chamou de “autor de versos suntuosos”, e leu um poema de sua autoria dedicado ao homenageado.
Para Maria Luiza Nora, “Sosígenes Costa deixou um legado muito importante, sendo um poeta de linguagem universal, portanto, do mundo”. Ela afirmou que foi um grande prazer editar O Triunfo de Sosígenes Costa, assim como todas as publicações de Cyro de Mattos, salientando também a contribuição dos diversos autores que participam da coletânea, como Heitor Brasileiro, Hélio Pólvora e Rui Povoas.