Fortalecimento da Amurc na região

Ao destacar o fortalecimento dos municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia, o presidente da Amurc e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), lembrou que o governador Paulo Souto beneficiou 17 cidades de pequenos portes com programas sociais e econômicos. “Com esse gesto o governador evita que os prefeitos se desloquem até Salvador em busca de recursos financeiros. E através da Amurc a nossa região está sendo ouvida e fortalecida. Tenho certeza que esse encontro em Ilhéus que reuniu lideranças políticas do estado é apenas o início de outros atos conjuntos que acontecerão aqui num curto espaço de tempo”, disse.
Ao seu ver, os benefícios que o governador Paulo Souto trouxe à região são computadores que vão colocar as cidades na inclusão digital no programa do governo do estado, permitindo que a população tenha acesso à rede mundial de computadores. “Além disso, os municípios que estão na nossa jurisdição foram contemplados com o Kit Moradia, ação pilotada pela Secretaria de Combate à Pobreza e Desigualdades Sociais. Com verbas do governo baiano cada família dos municípios de Aiquara, Almadina, Apoarema, Aurelino Leal, Dário Meira, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Pau Brasil, São José da Vitória, Ubaitaba e Una, terá oportunidade de ter casa construída para morar de forma digna. Também as pessoas vão ser incluídas no programa de geração de emprego e renda para manutenção de sua família”.

1 MILHÃO DE PESSOAS – A proposta do governo do estado, através do programa de inclusão digital, é criar escolas de informática em mais de 300 municípios, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas, capacitando ainda mais de 100 mil pessoas. Informa Pedro Jackson Brandão que essa ação tem como finalidade principal o combate ao analfabetismo digital na Bahia.

Outro ponto destacado pelo presidente da Amurc foi a assinatura do convênio com o Instituto Biofábrica de Cacau, considerado de vital importância para evitar o êxodo rural. “Mais uma vez, o governador Paulo Souto, sensível aos problemas e reclamos da região, envidou esforços e beneficiou as prefeituras de Arataca, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Gandu, Ibicaraí, Ibirataia, Ipiaú, Itajuípe, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba, Ubatã e Una, para implantar centros para criar clones de cacau resistentes à vassoura-de-bruxa que serão utilizados no programa de renovação da lavoura cacaueira”.

Prefeito considera o São João
de Itanhém um sucesso

Ao considerar que o São João de Itanhém foi um verdadeiro sucesso, o prefeito Gedeon Botelho disse que milhares de pessoas das regiões sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia se fizeram presentes na praça do Mercado Municipal para prestigiar o evento, que este ano teve como tema “São João quente é na terra da gente”. A animação ficou a cargo das bandas de forró da região, “Skalla Show”, “Scankmar”, “Chico do Milho”, “Adenilton” e “Tony Kyster”.

Na sua opinião, apesar do município não ter sido favorecido pelas questões climáticas, Itanhém foi prestigiada com a maior festividade junina do estado, lotando a praça para assistir os shows. “Além disso, valorizamos o talento de artistas locais e a cultura regional. O público não se decepcionou com o evento, graças à receptividade dos itanheenses e a organização do Arraiá do Água Preta”, disse.

Para o prefeito a população vem se destacando em sua formação cultural, principalmente através da música e da dança. “Prova disso foram as apresentações dos artistas “Skalla Show”, “Scankmar”, “Chico do Milho”, “Adenilton” e “Tony Kyster”, que fizeram bonito, conquistando a simpatia e a credibilidade do público”. Segundo Gedeon Botelho, outro destaque foi a participação de Fabiano Araújo, da banda “Cheiro de Forró”, filho de Itanhém, que é um grande exemplo visto pela juventude da região como talento a ser seguindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *