Ilhéus presta homenagem a um de seus maiores educadores;
Inauguração de obras marca festa dos 471 anos de Ilhéus;
Casa Jorge Amado comemora oito anos em grande estilo;
Forromance durou mais de 40 horas em Olivença.
Ilhéus avança na democratização do acesso aos serviços judiciários com a instalação de um órgão de defensoria pública e gratuita para a população de baixa renda. Nesta terça-feira (28), o prefeito Valderico Reis instala a Assistência Jurídica Gratuita do Município (AJGM), que funcionará na Cidade Nova. Ela vai beneficiar cidadãos carentes que não têm como acionar a Justiça em função das despesas com processo.
O atendimento jurídico será prestado por uma equipe de nove funcionários, dentre eles um assessor jurídico chefe, dois assessores diretos, quatro estagiários de cursos de Direito, um secretário e um servente. “Muitos não têm como entrar na Justiça em busca de seus direitos porque não podem pagar um advogado ou cobrir as custas do processo”, ressalta o procurador-geral do Município, Guilherme Scofield. “Esta é uma ação que garante dignidade a quem mais precisa da Justiça”, afirma.
No início, a AJGM prestará atendimento jurídico em causas cíveis e no âmbito da Justiça Estadual. De acordo com o procurador-geral, a Assistência Jurídica funcionará em dois turnos e, inicialmente, terá capacidade para realizar até 20 atendimentos diários. Além de acompanhamento de ações na Justiça, a AJGM prestará ainda orientações e encaminhamentos de casos para órgãos competentes. Para o procurador, a Assistência Jurídica Gratuita revela a preocupação do atual governo com os mais pobres.
O procurador também explicou como será feito o atendimento na AJGM. O cadastramento do cliente será realizado por uma equipe de estagiários de direito, que fará uma triagem completa do cidadão que necessitar da defesa gratuita. Durante esse atendimento, será avaliada qual a necessidade. Nos casos de ações judiciais, a AJGM será responsável pela ação e o acompanhamento do processo.
Ilhéus presta homenagem a um de seus maiores educadores
O centro de formação continuada que a Prefeitura de Ilhéus inaugura nesta terça-feira (28), às 11h30min, na Avenida Canavieiras, prestará homenagem a um dos maiores nomes da educação no município, o professor Leopoldo Campos Monteiro. Membro da Academia de Letras de Ilhéus, atualmente residindo em Brasília, o educador lecionou história em escolas locais, dirigiu o Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev) e foi um dos primeiros professores de História do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne.
O professor confirmou a sua participação na solenidade em que será homenageado pelo prefeito Valderico Reis e o secretário municipal de Educação, Almir Pereira Gonçalves. Leopoldo Campos Monteiro nasceu em 1924 em Sergipe, chegou novo a Ilhéus e aqui iniciou sua festejada trajetória como educador e político. Leopoldo chegou a se candidatar a prefeito de Ilhéus, em 1962. “O professor deu grande contribuição ao ensino em nosso município”, afirma o secretário municipal de Educação, Almir Pereira. Leopoldo também ocupa a cadeira de número 30 da Academia de Letras de Ilhéus.
O secretário afirmou que a homenagem é “muito mais do que justa” e destacou o papel de qualificação que o Centro de Referência irá desempenhar. O centro atuará na formação continuada do educador ilheense que atende a rede municipal. Ele explicou que serão criados núcleos de estudos que desenvolverão diversos projetos em áreas como Educação Física, Estudos Regionais, Filosofia, Inglês e Informática. Através desses núcleos, os educadores poderão aperfeiçoar o ensino oferecido nas escolas da rede.
Referencial pedagógico
Almir afirmou que a Secretaria Municipal de Educação trabalhará com metas de médio prazo para transformar o CRE em espaço de capacitação para todos os níveis de ensino, desde o Infantil ao Médio. “O centro oferecerá ferramentas que permitam aos educadores refletir sobre sua atuação como agentes de formação política, cultural e social”, destacou. Ele afirma que o projeto é transformar o CRE num referencial pedagógico de excelência na formação e qualificação de profissionais de educação.
O secretário lembra que o atual governo tem dado prioridade a investimentos em educação. Almir disse que o governo, já no primeiro momento da gestão, ampliou o número de vagas em toda a rede em cerca de cinco mil e fez reformas urgentes em todas as unidades para o início deste ano letivo. Algumas das unidades escolares estão sendo entregues agora totalmente reformadas, como as localizadas no Banco da Vitória e no Salobrinho. “O prefeito Valderico Reis tem a educação como uma de suas prioridades”, observa. “Temos liberdade para definir projetos que resultem em avanços no nosso sistema de ensino”, completou.
Inauguração de obras marca festa dos 471 anos de Ilhéus
O primeiro aniversário de Ilhéus, na gestão do prefeito Valderico Reis, será marcado por inaugurações de obras que vão melhorar os serviços do município nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico e social e microcrédito. Com os projetos que serão entregues nesta terça-feira (28), dia em que Ilhéus festeja 471 anos de história e 124 de cidadania, Valderico mostra coerência com o seu compromisso de priorizar o atendimento aos mais carentes.
A série de inaugurações começa às 10 horas, com a entrega do Banco da Mulher à comunidade, num evento que contará com a presença do prefeito e toda a sua equipe, além da presidente estadual do Banco da Mulher, Angelina Garcez. A instituição de microcrédito, voltada especialmente ao atendimento das pequenas empreendedoras, vai funcionar na galeria do antigo Ilhéus Hotel, na Rua Eustáquio Bastos. Às 10h30min, na Cidade Nova, será inaugurado o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita, cujo papel será garantir o acesso e a representação de pessoas de baixa renda ao Poder Judiciário.
A programação segue às 11h30min, com a solenidade de inauguração do Centro de Referência em Educação Professor Leopoldo Campos Monteiro, na Avenida Canavieiras. O prefeito Valderico Reis também vai entregar, totalmente reformada, a Escola Municipal do Salobrinho, em cerimônia prevista para as 14h30min. Para as 16 horas, os moradores do Banco da Vitória estão sendo convidados a prestigiar a entrega das obras de reforma da Escola Herval Soledade e de construção do anexo da Escola Municipal do Banco da Vitória. Às 17 horas, a Fundação Cultural reabre em sua sede o auditório Sosígenes Costa, após a realização de obras de melhoria climatização do ambiente.
Obras na área de saúde também fazem parte da relação preparada pelo governo para este aniversário. Serão inauguradas, às 12h30min, as unidades de saúde dos bairros Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória, além da reinauguração do posto de Vila Cachoeira. A programação de inaugurações se encerra às 17h30min, com a instalação da pedra fundamental do Shopping Iguatemi, na avenida Soares Lopes. A previsão dos investidores no projeto é de que a obra esteja concluída até dezembro de 2006.
SHOW E ESPORTE
As comemorações do aniversário de Ilhéus começaram nesta segunda (27), com o show da banda de forró Magníficos, na Praça Dom Eduardo. Nesta terça, o governo municipal vai promover alvorada festiva às 5 horas, seguida de hasteamento de bandeiras, também na Dom Eduardo. Às 8 horas, será celebrada missa solene na Catedral de São Sebastião, pelo padre Nildemar Andrade.
O esporte também faz parte da programação, com torneios de vôlei de praia, futvôlei e beach soccer, em arenas na Avenida Soares Lopes. Os jogos começaram domingo e prosseguem até esta terça-feira, quando haverá distribuição de medalhas para as equipes vitoriosas. Ao final das partidas, estão sendo realizados shows com bandas da região.
Casa Jorge Amado comemora oito anos em grande estilo
Funcionando desde 27 de junho de 1997, a Casa Jorge Amado comemorou oito anos nesta segunda-feira, com uma recepção especial para ilheenses e visitantes. Durante todo o dia, quem compareceu à casa que preserva a memória do escritor foi saudado por “personagens” da literatura amadiana e quitutes da culinária regional, num ambiente característico de livros como Gabriela, Cravo e Canela.
Em frente à Casa Jorge Amado, recepcionando os visitantes, uma baiana distribuía acarajés, enquanto outra os benzia com água de cheiro e uma atriz declamava poemas. No interior, moças caracterizadas de Gabriela e um ator caracterizado como Jorge Amado tiravam fotos com os turistas. A diretora Eugênia Célia Silva disse que a Casa desempenha “um papel importantíssimo para manter viva e presente em Ilhéus a contribuição que o escritor deu ao projetar nossa cidade para o mundo”.
Forromance durou mais de 40 horas em Olivença
Da quarta-feira (22) até a madrugada de segunda (27) a praça Cláudio Magalhães, na Estância Hidromineral de Olivença, foi o principal cenário dos festejos juninos promovidos pela prefeitura local na cidade de Ilhéus. Foram mais de 40 horas do Forromance, a festa junina de 2005, com destaque para a qualidade das bandas que animaram a festa, a presença do grande o público, a infra-estrutura da festa e as quadrilhas juninas, que trouxeram um toque de modernidade ao espetáculo tradicional.
A oitava edição do concurso de quadrilhas foi um dos pontos que mais chamaram a atenção no Forromance. A competição começou na quinta-feira (23) e terminou na noite de domingo (26), quando o júri apontou como vencedora a quadrilha Explosão da Esperança (do alto da Esperança), que obteve mais de 50 pontos.
O segundo lugar ficou com Harmonia do Forró (Malhado), o terceiro com Cravo e Canela (avenida Esperança) e o quarto com Valentes Guerreiros (Teotônio Vilela). Pelo júri popular, a Cravo Canela ficou em primeiro lugar. Segundo a coordenação dos festejos, o concurso de quadrilhas alcançou seus objetivos, com a participação de nove grupos, havendo a expectativa de duplicar esse número no próximo ano.
A escolha da Rainha do Forromance, Adriana Carvalho, representante da quadrilha vencedora, aconteceu na abertura do arraial. Ela ficou responsável de receber as autoridades no palanque oficial. Já o Melhor Puxador foi “Barriga”, da quadrilha Harmonia do Forró.`
As bandas de forró fizeram a festa da moçada, com a oferta de som de diversos estilos de forró, do tradicional pé-de-serra ao moderno eletrônico. Outros destaques da festa foram o esquema de segurança e o trabalho promovido pela Secretaria de Saúde, que pôs à disposição do público uma equipe médica com ambulância, além de distribuir preservativos e orientar sobre prevenção de DST/Aids.