Detran prorroga prazo para regularização de motoristas

A Resolução 168 entrou em vigor, mas o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) resolveu dar um prazo de tolerância até hoje, dia 21, e só vai colocar em prática as exigências referentes às alterações na renovação das carteiras de habilitação a partir de amanhã e, mais especificamente, após o São João. O diretor geral do Detran-Ba, Jalon Oliveira, explica que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já havia anunciado que as alterações deveriam começar a ser cumpridas realmente no dia 22, após a decisão pela prorrogação de três meses em 22 de março.
As alterações no processo de renovação das carteiras são válidas para os motoristas que se habilitaram antes de 21 de janeiro de 1998, ou seja, no período anterior à vigência do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Pelas novas regras, os motoristas deverão se submeter a um curso de 15 horas de direção defensiva (dez horas) e primeiros socorros (cinco horas) para renovar o documento. O Detran-Ba acredita que os condutores enquadrados nessa situação, estimados em 750 mil na Bahia (30% dos cerca de 2,5 milhões de motoristas do estado), só devem passar a procurar o órgão com mais freqüência a partir da próxima semana, após o término dos festejos juninos. Para se livrar dos cursos, muita gente já estava se antecipando à entrada em vigor da resolução e comparecendo à sede do Detran para renovar logo a carteira de motorista.
A Resolução 168 estabelece três opções para o motorista renovar sua carteira de habilitação através das novas regras. A primeira delas é fazer o chamado curso presencial nos Centros de Formação de Condutores (CFCs, as antigas auto-escolas), obter freqüência integral, apanhar o certificado de conclusão e ir ao Detran apenas para se submeter aos exames médicos. A segunda opção seria realizar o curso a distância, através de teleconferências e salas virtuais, algo que a Bahia não oferece. Por fim, a terceira modalidade consiste em estudar por conta própria, usando as apostilas de 40 a 60 páginas que estão disponíveis no site do Denatran (www.denatran.gov.br). Em seguida, é necessário se submeter a uma prova no Detran, na qual é exigido o percentual de 70% de acerto. A prova, inclusive, já está elaborada e formatada. Conta com 40 questões – 27 delas sobre direção defensiva e 13 sobre primeiros socorros.

ibahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *