ADVOGADOS E JUÍZES ELOGIAM O PROJETO DA FACULDADE DE ILHÉUS

Uma comitiva de operadores do Direito, composta de juízes e advogados, capitaneada pelo presidente da seção ilheense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leonel Cristo Pontes, visitou as instalações da Faculdade de Ilhéus, localizada no bairro Jardim Atlântico, zona sul da cidade, a convite dos diretores da instituição. Na oportunidade, o diretor Almir Milanesi confirmou que o Cesupi – Centro de Ensino Superior de Ilhéus, entidade mantenedora da faculdade, protocolou no Ministério da Educação proposta de implantação do curso de Direito.
A Faculdade de Ilhéus mantém em pleno funcionamento os cursos de Administração e Ciências Contábeis, e dá continuidade ao projeto de construção do campus próprio. A primeira etapa, com 18 salas de aula climatizadas, está pronta, mas o projeto é de 50 salas. Já funcionam a biblioteca, as salas de administração, secretaria acadêmica e a cantina. O projeto pedagógico interdisciplinar ganhou impulso com os princípios da cultura empreendedora.

Na opinião do juiz de Direito de Ilhéus, Helvécio Argolo, também professor, existe demanda de Direito na região. “Não conheço o projeto pedagógico da Faculdade de Ilhéus, mas pela magnitude das instalações físicas acredito ser algo definitivo e não tratar-se de uma brincadeira. Já vi diversas situações enganosas, inclusive participando de comissões pelo MEC”. O juiz desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (5a. Região), Waltércio de Oliveira, confessou sua surpresa com a primeira fase da Faculdade de Ilhéus. “A iniciativa parece com uma infra-estrutura muito bem implantada, com a possibilidade de trazer outros cursos, inclusive Direito. Outras cidades no Sul da Bahia já têm faculdade particular e não têm uma estrutura como a Faculdade de Ilhéus. A educação é a base de toda a sociedade”, disse.

DIREITO – O presidente da OAB de Ilhéus, Leonel Cristo, destacou que os diretores da instituição, Almir e Sandra Milanesi, Daury e Fátima Frisso, fundaram a Faculdade de Ilhéus já com dimensões estruturais pedagógicas e físicas de uma universidade. “Notamos que a visão dos fundadores é de empreendedores em educação, mas com expressiva qualidade de ensino, à vista dos cursos em andamento. Evidentemente, o de Direito terá, pelo menos, o mesmo padrão, pois além das instalações físicas, novas e de ótima qualidade, direcionadas exclusivamente para o ensino superior em causa, lembremo-nos que Ilhéus/Itabuna aglutina excelentes professores à formação de um corpo docente de primeira grandeza, importante referencial da nossa região Sul Bahiana.”

O conselheiro da OAB na Bahia e professor universitário, Gilberto Gomes, achou que “o projeto é interessante e equilibrado, e sobretudo cumpre uma função social fundamental que é distribuir educação, e educação formal”. O vice-presidente da OAB baiana, Saul Quadros, declarou: “As instalações físicas deixaram a melhor das impressões. Eu pude positivar que alguns cursos estão em funcionamento e a presença dos alunos era maciça. Como os propósitos desse grupo, que está chegando à Ilhéus, são muito os melhores possíveis, acredito que eles deverão obter autorização do Conselho Federal para que o curso de Direito possa ser instalado. Espero que se o curso de Direito vier a ser instalado, a Faculdade de Ilhéus aproveite a prata da casa, isto é, que o seu corpo docente venha a ser formado pelos jovens professores com os cursos de doutorado e mestrado, ou advogado experiente no exercício da profissão, magistrados e integrantes do Ministério Público que tenham vocação para o magistério superior e que residam nesta região.”

PÓLO – Para a juíza do Trabalho Eloína Machado, “a Faculdade de Ilhéus acompanha uma nova etapa de consolidação da região cacaueira como Pólo de Educação, implementa induvidosamente a cultura, a valorização da pessoa em seus projetos transcendentais, imprimindo novos conceitos, afastados dos anteriores dirigidos unicamente à agricultura”. O presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT), Antônio Menezes, falou que a estrutura física é muito boa. “A única crítica que fiz a eles foi com relação a biblioteca. Vão ter que investir na biblioteca para solicitar o curso de Direito. O projeto é de muito idealismo. A faculdade está bem localizada e pode prestar grandes serviços à região”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *