Nesta edição, a nona já realizada, o quadro foi estabelecido a partir de 1.211 denúncias de telespectadores, recebidas de 10 de janeiro a 3 de junho pela Comissão e pelo site www.eticanatv.org.br o endereço também reúne organizações da sociedade civil. Desde 13 de novembro de 2002, a campanha já recebeu 17.415 manifestações.
O primeiro lugar, assim como nas últimas quatro edições, ficou com os programas “Eu Vi na TV” e “Tarde Quente”, comandados pelo apresentador João Kléber na Rede TV! –foram 144 denúncias. A quarta posição ficou com o “Pânico na TV”, também da Rede TV!, que recebeu 43 denúncias. A maioria, diz a pesquisa, remete a cenas de pessoas ridicularizadas e ao uso freqüente de palavrões.
O coordenador da campanha, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), disse hoje que encaminhará as denúncias ao Ministério Público pedindo providências contra as diversas violações cometidas contra os direitos humanos.
Segundo ele, o objetivo é ranking mostra uma televisão totalmente “descompromissada com a construção de uma cidadania e muito mais preocupada na construção de consumidores e de interesses econômicos, desconsiderando solidariedade e ética.”
O público pode dar opiniões sobre a programação televisiva por meio do site www.eticanatv.org.br ou pelo telefone 0800-619619.
Folha Online