Pioneira em pregão eletrônico, a Ceplac economiza 35% na compra de materiais

A Ceplac é precursora em pregão eletrônico na Bahia. Desde 2001, o órgão vem realizando licitações por meio da Internet, sendo o primeiro organismo federal a adotar essa modalidade de compras no Estado, obtendo uma economia de até 35% em relação aos processos convencionais. A afirmação é do pregoeiro Olímpio Souza Santos, especialista na área há quase três décadas.
O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação que veio dar mais celeridade nos processos licitatórios da Ceplac e gerar uma grande economia ao órgão – garantiu. Olímpio Santos é Assistente Administrativo da Ceplac desde 1978, lotado no Setor de Compras da Superintendência Regional do órgão, no km 22 da rodovia Ilhéus/Itabuna.
Ele lembrou que o pregão nas modalidades presencial e eletrônico vem sendo praticado pelo Governo Federal desde maio de 2000. “O objetivo foi acabar com os possíveis erros, dá maior transparência aos processos licitatórios e proporcionar maior competitividade entre as empresas participantes”, afirmou.
Olímpio Santos disse ainda que pregão é acompanhado em tempo real pela sociedade. “Além disso, há o acompanhamento em tempo real pela sociedade, vez que todo o trabalho é realizado pela Internet, por meio do portal www.comprasnet.gov.br, e resultado do julgamento é publicado no Diário Oficial da União”, ressaltou.
De dezembro de 2001 a maio deste ano, a Ceplac, no âmbito da Superintendência Regional da Bahia, realizou 21 pregões eletrônicos e presenciais. “Eles envolveram desde a contratação de serviços a aquisição de materiais de consumo e bens permanentes. Todos os pregões eletrônicos proporcionaram economicidade de 35%, em relação aos processos convencionais”, disse Olímpio Santos.
Em abril deste ano, a Diretoria Geral do órgão, em Brasília, realizou o primeiro pregão, conduzido por Olímpio Santos, para a contratação de serviço telefonia fixo e móvel. Até então, os procedimentos licitatórios eram através de carta-convite.
– Nesse pregão, a Ceplac obteve um ganho de 31% de economicidade – garantiu. Na capital federal, a Comissão de Pregoeiros é formada pelos servidores Frederico Barreto, Waleska Marques e Jurandy Barroso e Rosineide Melo. Na Sede Regional da Bahia, é integrada por Jailson Dias Santos e Elson dos Santos Bonfim, além de Olímpio Souza Santos.
De acordo com Olímpio Santos, o pregão eletrônico segue as seguintes etapas: a Ceplac necessita adquirir serviços ou bens comuns, independente do seu valor. Elabora-se o Edital de Pregão e o Termo de Referência, publica-os Diário Oficial da União, no sites www.comprasnet.gov.br. e www.ceplac.gov.br. No dia e hora previamente determinados, na Sede Regional da Ceplac, km 22 da rodovia Ilhéus/Itabuna, o pregoeiro acessa o portal www.coprasnet.gov.br, abre a sessão eletronicamente e inicia a etapa de lances.
De posse dos preços de serviços e produtos, obtidos através do Sistema de Preços Praticados-SisPP, do Governo Federal, que geraram o Termo de Referência, o pregoeiro inicia o julgamento das propostas. De qualquer microcomputador, os fornecedores, já credenciados gratuitamente, de posse da senha de acesso ao ambiente do portal e, portanto, aptos a participar do evento, passar oferecer os lances. Atendidas as necessidades da Ceplac, na obtenção do menor preço, o pregoeiro estabelece, para encerramento dos lances, um período de iminência, variável entre um e 60 minutos, após o que o sistema gerará um encerramento aleatório, sem a sua intervenção, que ocorre de um até 30 minutos.
A Ata, o Termo de Adjudicação e a homologação são gerados eletronicamente. Ficam disponibilizados no portal www.comprasnet.gov.br. para acesso de todos os cidadãos em qualquer parte do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *