Cacau fino produzido no sul da Bahia quer ganhar a Europa;
Doutores do Riso levam alegria a pacientes do S. José;
Homem é eletrocutado ao tentar furtar cabos elétricos;
Professora conta história do brasão oficial de Ilhéus;
Ilheense fica em quinto na etapa do Baiano de Body Board.
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, juntamente com o Projeto Sentinela, realizará na próxima sexta-feira (17), na Biblioteca Municipal, o evento “Bazá Sociá de São João”. A atividade vai acontecer durante todo o dia, incluindo apresentações de música e dança e a venda de produtos cuja verba será destinada à área social.
A abertura está marcada para as 8h, com a participação da secretária de Assistência Social do município, Fátima Reis, e da coordenadora do Projeto Sentinela, Maria José da Hora, que apresentará ao público presente o trabalho desenvolvido pelo programa. Em seguida, haverá apresentações da Orquestra Filarmônica Capitania São Jorge dos Ilhéus, Coral Gospel e a quadrilha junina. Durante todo o dia, o bazar estará aberto ao público, e às 17h, terá apresentação cultural de dança do grupo Soanne Marry e da quadrilha da terceira idade.
Os produtos que serão vendidos foram doados por amigos e funcionários das instituições envolvidas. Além de comidas típicas, as pessoas poderão comprar roupas, artigos de cama, mesa e banho, e utilidades domésticas. Parte do dinheiro arrecadado será convertido em melhorias no Projeto Sentinela, que cuida de crianças e adolescentes vítimas de agressões sexuais e tem desenvolvido um trabalho de grande importância, identificando e denunciando pontos de prostituição infantil, combatendo a violência contra crianças e adolescentes e buscando devolver a auto-estima das crianças violentadas.
A coordenadora do Sentinela convida a população a participar do bazar, enfatizando que essa participação também terá uma importância social . “Se cada um fizer sua parte, vamos conseguir melhores resultados nos trabalhos que desenvolvemos”, considera Maria José.
Cacau fino produzido no sul da Bahia quer ganhar a Europa
O sul da Bahia produz cerca de 6 mil toneladas de cacau fino e especial, anualmente. A região quer aumentar a sua participação no mercado internacional e, também, obter maiores ganhos com amêndoas selecionadas e de alta qualidade. Uma das estratégias para divulgar a qualidade da produção sul-baiana será a realização do primeiro Festival Internacional do Cacau e Chocolate. O evento começa no dia 20 e vai reunir, em Ilhéus, produtores, chocolateiros, chefes de cozinha e especialistas em técnicas de seleção de amêndoas e produção de chocolate de qualidade superior.
O evento pretende atrair chocolateiros europeus, principalmente de países como Inglaterra, França e Itália. “Queremos conquistar mais mercado e valorizar o nosso produto”, destaca Nicolas Maillot, um dos membros-fundadores da Associação de Profissionais de Cacau Fino e Especial (Apcfe). Para ele, a organização da cadeia produtiva pode resultar na comercialização de cacau com preços até 100% acima da cotação para amêndoas comuns.
O Festival Internacional vai contar com o patrocínio da Prefeitura de Ilhéus. “Será uma forma de estimular a produção de cacau de qualidade”, explica o secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Jorge Vianna. Segundo ele, o município tem participado de debates sobre a viabilidade da indústria chocolateira regional. “A geração de emprego é uma das nossas prioridades e enxergamos na organização dos cacauicultores uma forma de fortalecer a nossa região, uma das principais produtoras do mundo”, destaca Vianna.
Os produtores querem conquistar os fabricantes de chocolate na Europa. Para isso, também têm participado de eventos internacionais, em Turim e em Paris. Os produtores da Apcfe conquistaram três dos cinco prêmios do Festival destinados a quem produz amêndoas de alta qualidade. Pelos cálculos dos produtores, a indústria chocolateira movimenta 60 bilhões de dólares anuais, em todo o mundo. Apenas 3,3% dessa receita fica com os produtores de cacau. É essa realidade que, organizados, os membros da Associação querem mudar, agregando valor ao produto e buscando novos mercados.
Programação
O Festival será realizado em Ilhéus entre os dias 20 e 26. A programação inclui a realização de palestras, leilões de cacau de alta qualidade, discussões técnicas e concursos e degustação de chocolate. O roteiro do evento, explica Maillot, mostrará a cadeia de produção, desde a fazenda de cacau até a fabricação de chocolate. As palestras serão realizadas no Centro de Pesquisas do Cacau, na Ceplac, e no auditório central da Uesc.
Doutores do Riso levam alegria a pacientes do S. José
Voluntários participantes da “Oficina de Capacitação Doutores do Riso”, promovida pelo projeto Águia da Cultura, tiveram ontem seu primeiro teste em Ilhéus, durante visita aos pacientes da ala de pediatria do Hospital São José. Atores maquiados e vestidos de palhaços levaram alegria às crianças, em uma iniciativa que tem o objetivo de tornar menos dolorosa a situação de quem precisa estar internado.
Médicos, enfermeiros e demais funcionários do hospital aprovaram a idéia e reconheceram que o bom humor dos Doutores do Riso tem potencial até mesmo para acelerar a recuperação e reduzir o tempo de internamento dos pacientes. Tatiana Passos, assistente social do hospital, classificou a visita como algo positivo para as crianças. “Com toda essa animação, certamente o sofrimento delas diminui”, opina.
As crianças visitadas foram presenteadas com bichinhos feitos de bexigas, além de todo o ânimo deixado pelos doutores palhaços, que contagiaram os corredores com brincadeiras e sorrisos. “Como se trata de um trabalho que lida muito com os sentimentos dos atores, a próxima fase da oficina será a capacitação psicológica dos Doutores do Riso”, explicou o coordenador do projeto Águia da Cultura, Justino Vianna.
Homem é eletrocutado ao tentar furtar cabos elétricos
Um homem de 25 anos, identificado como Ricardo Reis Santos, foi vítima de uma descarga elétrica, ao tentar furtar fios do sistema de iluminação pública, no bairro da Conquista. O fato aconteceu na madrugada de quinta para sexta-feira, sendo que o indivíduo foi encaminhado para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, com graves queimaduras em todo o corpo. Ainda na sexta-feira, Ricardo Santos foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde permanecia em estado de coma até a manhã desta terça-feira (14).
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos têm denunciado o furto de cabos da rede de iluminação pública e alertado para os riscos envolvidos neste tipo de delito. “Além de poder ser presa, a pessoa ainda enfrenta o perigo de sofrer um acidente grave como esse registrado na Conquista”, afirma o secretário Jorge Cunha. Segundo ele, a polícia está atenta para a ocorrência desses crimes em Ilhéus e a Secretaria solicitou providências para evitar os roubos e prender os autores.
A Prefeitura tem investido na melhoria do sistema de iluminação, com prioridade para as áreas da periferia. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, já foram instaladas mais de 3.500 lâmpadas e substituídos 3.100 reatores, mais de 2 mil bases e 3 mil fotocélulas. Jorge Cunha diz que o maior obstáculo para melhorar a iluminação da cidade está sendo a ação de elementos que subtraem os fios durante as madrugadas, fato que é registrado com maior freqüência nos bairros Jardim Atlântico e Conquista, além da avenida Soares Lopes.
Uma campanha de conscientização está sendo realizada pelo governo para inibir os furtos de cabos elétricos e incentivar as pessoas da comunidade a denunciar casos de que tomem conhecimento. O secretário Jorge Cunha alerta que os receptadores do material furtado, a exemplo de donos de ferro-velho, também podem sofrer as medidas judiciais previstas na lei. As denúncias de furtos podem ser feitas pelo telefone 3234-5085, ou no 190 da polícia.
Professora conta história do brasão oficial de Ilhéus
A história e o significado dos símbolos oficiais do município de Ilhéus serão objeto de palestra da professora Adélia Carvalho Melo, a convidada do projeto Quarta Cultural deste dia 15. Sua participação se dará a partir das 19 horas, no auditório da Fundação Cultural, com acesso aberto à comunidade.
Segundo a professora, sua abordagem vai fazer uma análise histórica dos símbolos municipais, sendo o primeiro deles o brasão, criado por decreto no ano de 1954, e a bandeira, oficializada por lei em 1965, juntamente com as cores do município. A professora também vai destacar lei de 1995, de iniciativa do ex-vereador Nizan Lima, que tornou obrigatório o ensino da História de Ilhéus nas escolas públicas da rede municipal.
A professora destaca que o objetivo da palestra é chamar atenção para a existência dos símbolos oficiais, cuja importância é muitas vezes desconhecida pela maior parte da população. “Queremos mostrar que esses símbolos existem e precisam ser conhecidos e respeitados”, afirma.
A presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Simone Cardoso, diz que a palestra da professora Adélia Melo será proferida em um momento no qual o governo adota medidas exatamente com o objetivo de garantir a introdução da História Regional nos currículos escolares. Por esse motivo, segundo ela, “é extremamente importante a participação de professores e estudantes nessa palestra, que diz muito sobre a cultura da nossa cidade”.
Ilheense fica em quinto na etapa do Baiano de Body Board
O surfista ilheense Darlan Tourinho, único representante da região sul do Estado na II Etapa do Circuito Baiano de Body Board, conseguiu faturar o quinto lugar na competição realizada na praia de Padang, Stella Maris, em Salvador. Ele competiu com 40 atletas da categoria amador e teve que se desdobrar nas manobras para chegar nessa colocação, uma vez que o nível dos atletas foi considerado elevado, tornando a competição bastante difícil.
O atleta já está se preparando para encarar mais um desafio de sua carreira e a meta maior é disputar todas as etapas do Brasileiro, principal competição da modalidade. Darlan disse que para isso é necessário muito esforço no sentido de redobrar o treinamento e se aperfeiçoar mais tecnicamente.
Sobre sua colocação na II Etapa do Circuito Baiano de Body Board, Darlan disse que a competição geral reuniu 70 surfistas, todos demonstrando um bom nível técnico e muita garra. Ele falou que procurou se empenhar muito para conseguir ficar entre os cinco primeiros colocados e que seu esforço lhe rendeu um bom resultado diante da qualidade dos adversários.