Ações fortalecem turismo e atraem operadoras nacionais;
Prefeitura garante pagamento das parcelas atrasadas do Peti;
São João de Ilhéus já tem data e programação;
Prefeitos definem implantação do Sistema Único de Segurança.
Para mês do São João, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) vai garantir muito forró durante as edições do projeto Agita Ilhéus. No próximo sábado (11), Jane Poeta e Otávio Júnior animarão a festa no Teotônio Vilela. Já no dia 18, no Banco da Vitória, a banda Zuê e o cantor Alex Lessa farão todos dançar coladinhos ao ritmo junino. No sábado de São João (25), o Agita Ilhéus não será realizado, por conta da programação do Praia e Forró, em Oivença.
O projeto, conduzido pela Fundaci, resulta de compromisso do prefeito Valderico Reis de promover eventos nos bairros. “As festas não servem apenas para divertir o povo, mas também ajudam os pequenos comerciantes e valorizam os músicos locais”, afirma o prefeito.
Desde 30 de abril, o Agita Ilhéus vem acontecendo a cada sábado em um bairro diferente, sempre a partir das 21 horas. “Nós realizamos os shows nas comunidades para que as pessoas tenham a festa perto de casa”, explica Simone Cardoso, presidenta da Fundaci.
Ações fortalecem turismo e atraem operadoras nacionais
Ilhéus decidiu investir firme em estratégias de divulgação dos seus atrativos naturais e históricos nos maiores centros emissores de turistas do Brasil. A intenção é consolidar o município como um dos principais destinos baianos para turistas brasileiros e estrangeiros. Para isso, a Prefeitura tem se articulado com o trade, demais integrantes da Costa do Cacau e a Bahiatursa a participação e a divulgação do destino nos eventos nacionais. “É uma articulação que já mostra resultados e tende a ser ainda mais positiva daqui para frente”, afirma o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei.
Um desses resultados foi a inclusão de Ilhéus e da Costa do Cacau como um dos roteiros nacionais participantes do Salão Nacional de Turismo, que terminou no dia 5 em São Paulo. Graças a esse trabalho conjunto, afirma Mazzei, Ilhéus conseguiu obter o reconhecimento do Ministério do Turismo e ter o apoio do Governo Federal para obras de infra-estrutura e marketing. “Vamos a Brasília para definir investimentos visando fortalecer o nosso turismo e torná-lo ainda mais atrativo”, diz.
Com a formatação de seus produtos turísticos e as diversas motivações oferecidas para quem quer conhecer ou viajar com destino a Ilhéus e à Costa do Cacau, operadoras e empresas do setor passam a se interessar em investimentos na região. Em conjunto com operadoras regionais, o município expôs a sua riqueza natural e histórica para cerca de 100 mil pessoas, entre especialistas, operadoras e público em geral, durante o Salão Nacional de Turismo. A Prefeitura e operadoras regionais distribuíram aos participantes do Salão uma folheteria com os destinos, os atrativos e as motivações turísticas da Costa do Cacau.
Projetos atraem operadoras
No evento, as empresas aéreas Gol e BRA confirmaram vôos regulares e mistos com destino ao aeroporto local Jorge Amado. Mazzei observa que aumentou também o interesse de operadoras pelo produto turístico Ilhéus. “Isso nos motiva a intensificar ainda mais a promoção do município para captar novos negócios”, diz. Dentre as operadoras, destaca-se a Nativa, que está ampliando a sua atuação com lojas em Salvador e Lisboa. “Eles se interessaram em promover pacotes para universitários, principalmente de São Paulo”, informa. O projeto será executado em parceria com a Uesc, atraindo um bom fluxo de estudantes de diversas áreas, fazendo intercâmbio de conhecimentos.
Nesta quinta-feira (9), o secretário se reúne com o trade para definir a estratégia de participação do município num evento de divulgação de roteiros e dicas de turismo em São Paulo. O evento acontecerá ainda este mês, terá duração de 30 dias e a cidade montará dois quiosques no Shopping Higienópolis, na capital paulista. O shopping é voltado, principalmente, às classes A e B. “A proposta será discutida, mas a nossa cidade terá como ser divulgada através de folheteria e dois quiosques multimídia que serão instalados num estande exclusivo para a Costa do Cacau”, afirma.
Mazzei avaliou como altamente positivos os contatos mantidos com diversas operadoras de viagem e empresas voltadas ao segmento, dentre elas com uma publicação especializada em turismo, a Brasil Travel News, que lançou uma edição especial para o Salão Nacional e dedicou reportagem e foto de capa para Ilhéus. O coordenador de promoções da Secretaria Municipal de Turismo, Hermano Fahning, também participou do salão e destacou o interesse das empresas em promover Ilhéus. A Rede TV SUL, que tem cobertura nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fechou um programa de 60 minutos para Ilhéus e sul da Bahia.
Resort
No Salão Nacional de Turismo, no Expo Center Norte, em São Paulo, também foi anunciado o interesse do grupo BCI em investir na construção de um resort na Ilha do Frade, em Ilhéus. Mazzei afirma que a confirmação do investimento se dará com contrapartidas, que incluem revitalização do centro da cidade e outros investimentos em infra-estrutura e meio ambiente. “A intenção em investir em Ilhéus é real e esse projeto tem previsão de começar a ser executado até o final de 2006, mas para isso necessitamos de maiores investimentos em infra-estrutura”, diz Mazzei.
O mesmo grupo mostrou interesse, também, na construção de um flat em Ilhéus. Segundo o secretário, o prefeito Valderico Reis já afirmou que investir no fortalecimento do turismo local é uma das suas prioridades. Para o secretário, a cidade tem agora maiores condições de atrair empreendimentos e mais turistas. “O município não está fazendo nada sozinho e tem contado com o apoio do trade. Essa união nos permite executar ações de curto prazo e planejar medidas que visem ao fortalecimento e profissionalização do nosso turismo”, complementa.
Prefeitura garante pagamento das parcelas atrasadas do Peti
A secretária de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Fátima Reis, garantiu a regularização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), com o pagamento das parcelas atrasadas. A quitação será feita a partir do dia 13, pelo prefeito Valderico Reis, que determinou a elaboração de cronograma especial a ser cumprido em cada bairro, para melhor organizar o atendimento às famílias. O atraso de três meses se deve à não-prestação de contas pelo gestor passado. Os detalhes sobre a regularização foram apresentados na terça-feira (7), em reunião com moradores do bairro Teotônio Vilela, que também conheceram o novo fardamento, incluindo mochila, que será usado pelos inscritos no programa.
A secretária de Governo, Luciana Reis – representando o prefeito Valderico Reis – comemorou o resultado prático do Peti, afirmando que o programa leva às famílias noções básicas sobre saúde pública, educação, meio ambiente, cidadania, ralações humanas em casa e na escola e como conviver com os jovens e idosos. “O mais importante é que cada um dos menores ocupe o seu tempo com estudo e atividades recreativas, deixando de ser explorados pelo trabalho infantil”, disse Luciana.
Já a diretora de Ação Social da Secretaria e coordenadora do programa em Ilhéus, Ariadne Sá, explicou que os trabalhos do Peti foram reiniciados em janeiro, com o recadastramento dos menores. “Na verdade, não encontramos a meta proposta pelo governo federal, que é de 2.500 crianças. Identificamos cerca de 1.300 e já completamos a meta e a partir daí iniciamos um trabalho com as famílias, mostrando de forma didática o que é o programa, propostas e a necessidade da criança freqüentar a escola”. A coordenadora informou ainda que os jovens atendidos recebem acompanhamento de monitores e participam de atividades recreativas e educativas.
São João de Ilhéus já tem data e programação
A Prefeitura de Ilhéus já divulgou a programação oficial da festa junina que vai acontecer na estância hidromineral de Olvença, entre os próximos dias 23 e 26. Com o nome de Praia e Forró, o evento – organizado pela Fundação Cultural – terá 19 bandas e promete muita animação, além do charme especial de ser uma das poucas festas de São João à beira mar no Brasil.
O arrasta-pé começa no dia 23, às 20 horas, com a apresentação dos grupos Arriba Saia, É Só Filé, Zabumbahia e Jarley e Banda. No dia seguinte, os forrozeiros vão “arrastar a chinela” na Praça de Olivença, ao som de Cleiton e Camargo, A Preferida, Gang Cidade e Buskapé. Também neste dia, haverá festa de camisa, a partir das 14 horas, no estacionamento do Centro de Convenções, com a presença das bandas Fala Mansa, Zabumbahia e Asa de Águia.
A sanfona e a zabumba do Cueca Branca abrem a noite de São João no dia 25, quando o forró terá também a participação de Melaço de Cana, Cipó Caboclo e Açucena Cheirosa. Já no dia 26, o ritmo consagrado por Luiz Gonzaga será reverenciado pelos músicos do Caviar com Rapadura, Chamego da Bahia, Maria Huana e Mel de Forró.
A Secretaria Municipal de Turismo divide a organização do Praia e Forró com a Fundação Cultural de Ilhéus. A presidente desta entidade, Simone Cardoso, afirma que, “com a realização dessa festa, estamos garantindo a continuidade de uma tradição e valorizando a nossa cultura popular”. O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, fala da importância da festa para o estímulo ao setor turístico, meta do prefeito Valderico Reis. “O nosso objetivo, enquanto poder público, é promover e incentivar eventos como esse, visando também ao favorecimento da economia e, particularmente, do nosso setor turístico”, destaca.
Além das bandas citadas, o Praia e Forró terá a animação dos conjuntos Prosa Chique e Maria Bonita, restando apenas a definição do dia das apresentações dentro do calendário do evento. De acordo com a Fundação Cultural, a programação também vai incluir concurso de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, entre outros atrativos sempre presentes nas tradicionais festas de São João.
Prefeitos definem implantação do Sistema Único de Segurança
A implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na região, voltou a ser discutida pelo prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, num encontro no Palácio Paranaguá com chefes de executivo de diversos municípios vizinhos. Na reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (8), no Palácio Paranaguá, chegou-se em conjunto à definição das etapas para a implantação do projeto.
Além dos prefeitos ou representantes de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itapé, Jussari, Uruçuca, Buerarema, Itajuípe, Canavierias e Una, também estiveram presentes integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal de Itabuna, Amurc, Grupo de Ação Comunitária (GAC), Polícia Militar e Guarda Municipal. Foram apontadas como formas de minimizar a questão da falta de segurança, a implantação do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), a implementação de mecanismos que promovam a geração de trabalho, a ação social nos principais focos de violência, a segurança nas zonas rural e urbana, principalmente nas imediações das escolas, e a melhoria específica dos serviços de segurança e iluminação públicas.
A metodologia para a implantação dos planos e projetos de segurança pública será constituída de três etapas: definição da equipe técnica que coordenará as ações, captação de recursos para elaboração de pesquisas e diagnóstico da situação dos municípios, e a criação dos Conselhos Municipais de Segurança. Além disso, deverão ser realizados intercâmbios com o setor público e a sociedade civil organizada e uma audiência com o ministro da Justiça. O prazo para que o projeto seja concluído é de seis a oito meses.
O prefeito Valderico Reis disse que, com a união dos municípios da região, em colaboração com o Governo do Estado, “vamos conseguir resultados mais eficazes no enfrentamento à violência”. Todos os prefeitos ou representantes de governos municipais presentes ao encontro elogiaram a iniciativa e se mostraram dispostos a desenvolver as medidas necessárias à implantação do Susp. “A questão da falta de segurança não pode mais ser deixada em segundo plano, precisamos resolvê-la de imediato”, declarou o prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas.