Amurc assina convênios para fortalecer a região

Como desdobramento do 2º Fórum de Gestão Municipal, realizado em Ilhéus, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) assinou convênios de cooperação técnica com dezessete instituições, a exemplo da Ceplac, Caixa Econômica, Uesc, Sebrae, subsecção de Itabuna da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (Adab), Instituto Biofábrica, Superintendência Estadual de Recursos Hídricos (SRH), Senac-Bahia, União dos Municípios da Bahia (UPB), Unimed, INSS, Ciee, BigCard, Eeemba, Coordenadoria de Ações Regionais (Car) e secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano.
Em parceria com a Amurc, a Ceplac fará o reflorestamento das matas ciliares nas bacias dos rios Cachoeira, Almada, Santana, Una, Aliança, Doce, Salgado e Colônia, enquanto a Biofábrica pretende desenvolver projetos urbanísticos com a liberação de mudas e clones de essências florestais e frutíferas e formação de jardins clonais. Já o Senac vai realizar cursos profissionalizantes visando a geração de emprego e renda e a Unimed assina contratos para viabilizar planos de saúde para prefeitos, servidores municipais e dependentes. A UPB vai desenvolver ações para o fortalecimento do movimento municipalista brasileiro; o governo do estado já implantou na sede da Amurc um posto avançado da SRH e a Adab pretende integrar ações para o melhoramento agropecuário na região.

Outra preocupação da Amurc é com relação à promoção de benefícios da comunidade regional e por isso fechou convênio com o INSS. Com a Car está em estudo uma parceria para construir pontes, açudes, poços artesianos, feira livre e projetos nas áreas de iluminação na zona rural. Com a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano será elaborado projeto visando o fortalecimento institucional, de infra-estrutura urbana e de desenvolvimento municipal, enquanto a Caixa irá disponibilizar os programas sociais e de infra-estrutura básica.

Outro convênio considerado de grande relevância foi assinado com a Eeemba que é a implantação de escola técnica de engenharia eletromecânica e eletroeletrônica, enquanto com o Sebrae devem ser reeditadas as feiras dos Municípios e a Baiana de Negócios e revitalização da Feira do Cacau. Com o Ciee está em estudo a realização de programa de estágio remunerado para estudantes; com a OAB pretende-se acelerar as questões processuais e os precatórios; a liberação do cartão BigCard para servidores públicos municipais com desconto em folha de pagamento e com a Uesc a execução de programas de desenvolvimento municipal, através da Pro-reitoria de extensão da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *