CHAT DA NOTÍCIA – POR VALÉRIO MAGALHÃES

SÃO JOÃO MAGRO

O tempo não está pra peixe, nem pra caranguejo. E parece não estar também para o clima das festas de São João.

• Uma das maiores festas juninas do sul da Bahia, a de Itapé, já foi cancelada pelo prefeito da cidade, Pedro Jackson Brandão, que é o presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira, Amurc. Pedrão anunciou o cancelamento das festas, tanto o São João antecipado como o oficial, depois de cruzar os dados da situação financeira do município.

• A festa também não foi oficialmente anunciada pelos municípios de Ilhéus e Itabuna, que têm tradição na temporada junina. Por enquanto, o clima de forró fica por conta das festas organizadas, como acontece neste sábado, no Boca du Mar, em Ilhéus. Em Amargosa e Jequié os agitos estão programados. Em Canavieiras, o arrasta pé foi antecipado para este final de semana, por conta do aniversário da cidade, dia 24 de maio.

JUSTIÇA DO TRABALHO

A Ordem dos Advogados de Ilhéus promoveu um seminário específico para discutir a ampliação da competência da Justiça do Trabalho.

• O evento reuniu autoridades judiciárias, advogados e alguns estudantes de Direito, no auditório do Fórum da Justiça Federal, para um debate sobre a Emenda Constitucional 45, de 2004, que amplia a jurisdição trabalhista para decisões de questões previdenciárias e sindicais, por exemplo.

• O presidente da OAB, Leonel Cristo Pontes, atraiu para Ilhéus os juízes trabalhistas Waltércio Oliveira, Eloína Machado e Nélia Oliveira, os juízes de Direito Helvécio Argolo e Jorge Luís Dias Ferreira, o presidente da Associação Bahiana dos Advogados Trabalhistas – ABAT, Antônio Menezes, o promotor Olivan Costa Leal. Estiveram presentes também os professores Antônio Maron Agle, Saul Quadros Filho, Gilberto Gomes, Nei Viana, Carlos Alfredo Cruz Guimarães, Sandra Milanesi, da Faculdade de Ilhéus, e Antonio Carlos Macedo, diretor do Departamento de Direito da UESC.

• Um grande evento vai comemorar os 40 anos da Justiça do Trabalho em Ilhéus. Será realizado, de 8 a 10 de junho, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz, o Seminário sobre Novos Paradigmas do Direito Privado Brasileiro. O juiz Rodolfo Pamplona Filho está na coordenação do evento. Haverá uma sessão de julgamento da 1a. Turma do Tribunal Regional do Trabalho(TRT) com processos da jurisdição local.

UM NOVO ABRIGO

Quem visita o Abrigo São Vicente de Paula, no bairro da Conquista, em Ilhéus, percebe logo que ali se faz uma revolução.

• A casa de convivência dos idosos, dirigida há quase quatro anos pelo geriatra Antônio Carlos Espírito Santo, continua em obras, mas os internos já têm novos apartamentos, sala de fisioterapia, lavanderia, unidade de enfermagem e um novo refeitório. A campanha conta com o auxílio direto da arquiteta Ala Cores, voluntária da casa.

• O abrigo tem hoje 90 pessoas, mas com as obras já pode receber mais dez internos. O presidente da Casa, Antônio Espírito Santo, diz que as contribuições são muitas, mas o abrigo ainda não concluiu a obra de reforma e ampliação, como o salão de atividades e lazer e o jardim da igreja. Na semana passada, os empresários Elaine e Paulo Carletto, da Rota Transportes, doou cobertores para a casa, por iniciativa da Confraria do Vesúvio.

CURTA AS CURTAS :

O seminário sobre a Justiça do Trabalho, promovido pela seção ilheense da OAB, serviu de palco para retomar a organização dos advogados do setor. O operador do Direito Marcus Flávio Rhem da Silva foi nomeado diretor regional da ABAT – Associação Bahiana dos Advogados Trabalhistas.

Também no seminário de justiça trabalhista, em Ilhéus, o presidente da OAB, Leonel Cristo, aproveitou a oportunidade e realizou a cerimônia de entrega da carteira profissional aos bacharéis Marcelo Carneiro Taraschi e Kelly Cristina Souza Monteiro.

O Colégio Fênix Objetivo realiza, no dia 4 de junho, no centro de convenções de Ilhéus, o tradicional Café com Literatura, que põe no palco os estudantes para encenar vários números. Com direção da professora Ângela Márcia Damasceno, o Café vai começar às 19 horas. O tema deste ano: Bahia, Estado de Encantos e Sabores.

Uma festa super bacana marcou os 50 anos do boa praça Roberto Bastos, auditor da receita estadual. Com direito a muitos amigos, Roberto recebeu a todos com um verdadeiro reggae, regado a churrasco, no sítio Paraíso, na zona sul de Ilhéus, no feriado de quinta-feira. Puro alto astral sob o som das bandas Quizila, O Quadro, Carbono 14, Itassucy e Os Cara é Bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *