Ilhéus apresenta projeto de Shopping a Céu Aberto;
Projeto Sentinela pede apoio da Câmara de Vereadores;
Valderico quer implantar Sistema Único de Segurança;
Ilhéus bate recorde de vacinação de idosos.
Teatro tem dois grandes espetáculos musicais
Dois grandes musicais baseados na MPB e inserções de músicas internacionais serão apresentados a partir das 21 h deste sábado (21) no Teatro Municipal de Ilhéus, com o Grupo 4Elementos, Sylvia Patrícia e Fernando Morinho. O grupo 4Elementos abre a noite com o show “Onilateralidade”, instrumental concebido através de pesquisas sonoras em vários estilos, trazendo modificações nas estruturas de composições com arranjos e novas roupagens, sem esquecer o improviso. Os espetáculos são considerados sucessos de público e de crítica.
Com canções de verdadeiros “monstros sagrados” da MPB, o instrumental é um espetáculo com composições de Vinícius de Moraes, Assis Valente, Djavan, Milton Nascimento e Caetano Veloso, dentre outros nomes de peso no cenário musical brasileiro. O grupo 4Elementos é composto dos músicos Wander Gutemberb (violão, arranjos e direção musical do espetáculo), Marcelo Avatar (violão), Alexandre Vieira (baixo) e Ubaldo Conceição (percussão).
A segunda apresentação da noite será um encontro da cantora e compositora Sylvia Patrícia com o pianista e ator Fernando Marinho. Nesse espetáculo, o repertório é diversificado, passando por grandes sucessos nacionais e internacionais, releituras de “pérolas” da MPB, além de composições inéditas de Sylvia Patrícia, que tocará bongô, triângulo e maracás. Fernando Marinho tocará piano e acordeom.
Os espetáculos, que fazem parte do Projeto Circulação Cultural, são promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A entrada para ambos os shows é de R$6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Apenas um ingresso dá acesso aos dois espetáculos.
Ilhéus apresenta projeto de Shopping a Céu Aberto
Ilhéus acaba de dar um novo passo rumo à implantação de um modelo inovador de gerenciamento e organização das principais artérias do comércio. Na próxima segunda-feira (23), às 8h30min, será apresentado, no auditório da Ceplac em Ilhéus, o Projeto Shopping Center a Céu Aberto, elaborado através de parcerias entre a Prefeitura, Sebrae, CDL, Associação Comercial de Ilhéus (ACI) e Sindicato do Comércio (Sindicomércio).
Na reunião, o Sebrae fará uma apresentação técnica explicando o significado de um shopping a céu aberto, quais os passos para sua implantação e os modelos de gestão. O consultor Adão de Souza fará uma apresentação visual, mostrando cases de sucesso de outras cidades que executaram o projeto. Ele mostrará como deve ser a preparação do comércio, a construção de calçadas propícias para o trânsito dos consumidores, o sistema de fiações elétricas e hidráulicas, a harmonização do ambiente e a melhoria das fachadas e vitrines e da gestão das empresas com cursos gerenciais e oficinas de merchandising.
O processo de execução do projeto está em fase avançada. A primeira etapa compreendeu uma discussão com os lojistas e as entidades representativas de classe, que destacaram a necessidade de transformar a área em shopping a céu aberto. A primeira área a sofrer intervenção será o calçadão da Marquês de Paranaguá, que possui 350 metros de extensão e já tem passado por algumas mudanças em sua estrutura física. Em seguida, será a vez da rua Dom Pedro II e o Calçadão Jorge Amado. Antes do início das obras, será realizado um workshop a fim de ouvir outros segmentos da cidade.
A reforma da estrutura física será feita pela Prefeitura de Ilhéus, enquanto os demais parceiros ficarão responsáveis pela gestão e capacitação das empresas, cuidando da educação empreendedora, com oficinas de marketing e outros cursos voltados para o desenvolvimento do comércio. O prefeito Valderico Reis afirmou que a meta do governo com o projeto de revitalização do comércio de Ilhéus é criar um espaço de compras mais adequado e atrativo para os consumidores e turistas.
Projeto Sentinela pede apoio da Câmara de Vereadores
Uma campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes será deflagrada na próxima semana pelas instituições que trabalham na atenção às vítimas. A ofensiva será um trabalho educativo e envolverá a distribuição de cartazes informando as formas de contato com entidades e projetos como Sentinela, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Polícia Civil e Ministério Público. A campanha foi lançada durante sessão especial na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (18). Um serviço gratuito foi criado para receber denúncias através do telefone 0800-99-05000.
A coordenadora do projeto Sentinela, Maria José da Hora Oliveira, disse que a estratégia é obter o apoio da comunidade para denunciar abusos contra crianças e adolescentes vítimas. Segundo ela, “cada um pode ser agente na luta contra esses tipos de crimes”. A diretora do Sentinela e especialistas que trabalham no projeto foram à Câmara participar da sessão especial e explicar como é desenvolvida a assistência às vítimas de abusos e violência sexual. Maria José pediu o apoio das instituições e do Legislativo na defesa das crianças e adolescentes. A secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, falou do esforço para reativar o Sentinela, que foi abandonado pelos ex-gestores desde o segundo semestre do ano passado.
O Sentinela é um projeto desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. O Governo Federal exige o acolhimento das vítimas por até 24 horas. Com o apoio da Prefeitura, o projeto tem acolhido os menores além do tempo estabelecido. De acordo com a coordenadora, a atual gestão recebeu o Sentinela sem os equipamentos essenciais para o seu funcionamento e, em apenas um dia, a instituição já estava em total funcionamento. O município doou uma Kombi, combustível e um advogado exclusivo para o Projeto.
A psicóloga Iracema Cruz explicou aos vereadores como é feito o atendimento e tratamento dos menores e suas famílias. Ela também esclareceu as diferenças entre abuso e exploração sexual, no qual o primeiro é cometido apenas por fins libidinosos, cometidos por pedófilos, e o segundo envolve valor financeiro, que é a prostituição. A psicóloga explicou que a maior dificuldade encontrada é o resgate das meninas que se prostituem e são usuárias de drogas, pois não há na região instituições que dêem conta dos dependentes químicos, já que o centro de recuperação mais próximo fica em Feira de Santana. “É preciso uma rede de articulação para a defesa das crianças”, pediu Iracema.
Segundo o advogado do projeto, Soleval Planeta, a maioria dos casos de estupros acontece em casa, cometidos por parentes ou por vizinhos. “Grande parte das vítimas são menores de 12 anos”, disse. A programação do dia nacional de luta contra a exploração sexual infanto-juvenil se encerra nesta quinta, na Casa dos Artistas, com apresentação do monólogo “A menina que queria continuar a brincadeira”. A peça trata do drama de uma adolescente de 15 anos, várias vezes estuprada pelo pai, até que engravida.
Valderico quer implantar Sistema Único de Segurança
Preocupado com o crescimento dos índices de violência na região sul da Bahia, o prefeito de Ilhéus, Valderico Reis, pretende implantar uma série de medidas – em conjunto com outros municípios – com o objetivo de prevenir e combater o avanço da criminalidade. Uma das ações em estudo é a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que dá aos municípios posição ativa na adoção de políticas nessa área.
Valderico vai discutir a proposta com os prefeitos Fernando Gomes, de Itabuna; Pedro Jackson Brandão, chefe do Executivo de Itapé e presidente da Amurc; Jarbas Barbosa, Itacaré; Sérgio Magalhães, Jussari; Dílson Argolo, Uruçuca; Mardes Monteiro, Buerarema; Marcos Dantas, Itajuípe; Zairo Loureiro, Canavieiras; e José Bispo Santos (Zé Pretinho), Una. A reunião está marcada para o dia 8 de junho, no Palácio Paranaguá, sede do governo municipal, após encontro entre o prefeito ilheense e representantes das polícias Civil, Militar e Federal, da Câmara de Vereadores, Procuradoria-Geral do Município, mini-presídio Ariston Cardoso e sociólogos.
Segundo o prefeito, na reunião de 8 de junho, será discutida a inclusão dos municípios no Susp em um projeto-piloto, baseado no diagnóstico sócio-econômico da região. “A proposta é que essas ações tenham efeito multiplicador em relação a outras cidades”, explica. Considera Valderico que o trabalho conjunto em torno de estudos sobre a criminalidade é importante para Ilhéus e Itabuna porque são dois importantes municípios da região.
Na reunião, que contou com a participação do secretário de Planejamento e Controle Orçamentário de Ilhéus, sociólogo Selem Rachid Asmar, foi abordado o envolvimento da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para traçar um diagnóstico e criar um Núcleo de Estudos de Criminalidade. Esse núcleo, por intermédio de técnicos especializados e estudantes, elaboraria pesquisas sobre os índices de criminalidade na região, utilizando como base as estatísticas das polícias Civil e Militar.
Ilhéus bate recorde de vacinação de idosos
Ilhéus atingiu 97,5% da meta de vacinação de idosos contra o vírus da gripe. Os resultados foram comemorados pela secretária municipal de Saúde, Vera Jasmineiro, que atribuiu o excelente nível de cobertura vacinal às estratégias de intensificação dos trabalhos nas zonas urbana e rural. Com este índice, o município superou a meta estipulada pelo próprio Ministério da Saúde, que preconiza como satisfatória a imunização de, pelo menos, 70% da população de idosos. No total, foram vacinados quase 16 mil a partir de 60 anos.
Vera disse ainda que o resultado se deve ao empenho técnico das equipes da Secetaria Municipal de Saúde e ao total apoio da Prefeitura, já que todo o recurso utilizado para vacinar os idosos foi oriundo da verba municipal, a exemplo de materiais, equipamentos e locação de automóveis para o deslocamento das equipes de vacinação. Além disso, merecem destaque também as ações diferenciadas que foram desenvolvidas pela Prefeitura para atingir um maior número de idosos, como a vacinação nas filas dos bancos e INSS, igrejas católicas e evangélicas.
Segundo Vera Jasmineiro, outro ponto de extrema importância foi a ampliação do período da campanha, que começou com uma semana de antecedência e foi prorrogada por mais 10 dias. A coordenadora de Vigilância à Saúde de Ilhéus, Cássia Virgínia Lima Brito, considerou o resultado extraordinário, já que nos anos anteriores, o município não conseguiu sequer atingir a meta do Ministério da Saúde.
O alto índice de cobertura vacinal já havia sido elogiado ontem (18) pelo diretor do departamento estadual de Vigilância Epidemiológica (Divep), Edgar Cruzoé. Ele afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo as estratégias corretas na área epidemiológica, tanto na vacinação como no combate a endemias, a exemplo da dengue, tuberculose e hanseníase.