O tênis – apelidado de “olho quadrado” – tem uma palmilha que registra a quantidade de exercícios feitos pela criança e a partir daí calcula a quanto tempo de televisão ela tem direito.
Inventado por uma estudante de desenho industrial da Universidade Brunel, em Londres, o calçado tem um podômetro acoplado, que conta o número de passos dado pela criança.
Um botão então transmite esses dados para uma caixa acoplada à TV.
“Hoje há um monte de programas e canais de TV para crianças. Há dez anos, as crianças se distraíam brincando com os amigos, agora, elas passam horas no quarto assistindo televisão”, disse a criadora do tênis, Gillian Swan.
“O olho quadrado vai ajudar as crianças a incluir exercícios em sua rotina diária desde cedo”, disse ela.
O olho quadrado “espera” que as meninas dêem pelo menos 12 mil passos por dia, e os meninos 15 mil – “o que deveria ser tarefa fácil para crianças ativas”, disse Swan.
Dificuldade
O tênis recomenda que as crianças assistam somente duas horas de TV por dia, e pode servir como um alerta para os pais.
“Ele deve ressaltar estilos de vida sedentários e estimular mudanças de comportamento em toda a família”, disse Paul Turnock, o diretor de desenho da Escola de Engenharia e Desenho da Brunel.
O protótipo do tênis vai ser exposto junto ao trabalho de outros graduandos da Escola de Engenharia e Desenho na semana que vem.
“O projeto é um excelente exemplo de (como se) inventar um conceito e criar um projeto perfeitamente cabível no futuro”, disse Turnock.
BBC BRASIL