Mutação pode ter aumentado perigo da febre aviária, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu nesta quarta-feira que os resultados de um novo estudo indicam que o vírus da gripe aviária pode ter sofrido uma mutação no norte do Vietnã, fazendo com que a doença possa agora ser transmissível de uma pessoa para outra.
Até agora, as pessoas só têm contraído a gripe em contato com aves doentes.
Apesar das suspeitas, cientistas ainda não conseguiram provar que houve essa mutação, e a doença pode estar se espalhando mais no Vietnã simplesmente porque o vírus adquiriu características que permitem que ele seja transmitido mais facilmente de aves para humanos.
A BBC teve acesso a uma cópia das conclusões do estudo feito no norte do Vietnã, que convoca os governos a melhorar as medidas de saúde pública que estão sendo tomadas para proteger contra uma pandemia de gripe aviária.
Pandemia

Esse é o primeiro estudo detalhado da OMS sobre a possibilidade de um novo padrão de transmissão da doença.

Desde o fim de 2003, pelo menos 92 pessoas se contaminaram com a gripe ao lidar com aves.

No novo estudo, os cientistas constataram que o vírus encontrado no norte do Vietnã tem diferenças mais marcantes em sua constituição genética do que outras cepas do vírus encontradas, em outras regiões.

Segundo o correspondente da BBC Pallab Ghosh, a preocupação é que a nova forma de infecção, de um ser humano para outro, possa formar a base de uma nova ameaça global.

BBC BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *