INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Sesab afirma que epidemia de dengue em Ilhéus era esperada;

Ilhéus terá Dia Municipal de Vacinação anti-rábica;

Ilhéus já tem programa de combate à hepatite C;

Amurc presta homenagem à secretária Luciana Reis;

Valderico reafirma compromisso de valorizar servidor municipal;

Governo quer criar “teia social” em Ilhéus.

Sesab afirma que epidemia de dengue em Ilhéus era esperada

O diretor do Departamento Estadual de Vigilância Epidemiológica (Divep), Edgar Crusoé, afirmou nesta quarta-feira (18) que a epidemia de dengue em Ilhéus “já era anunciada desde o ano passado”. Segundo o diretor do Divep, o grande avanço da doença e a proliferação do mosquito transmissor da dengue se devem à forma “precária” de controle e prevenção desenvolvida no ano passado, quando foi cumprido apenas um dos seis ciclos anuais de combate a focos do Aedes aegypti. Na opinião do técnico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o trabalho foi “insatisfatório” e isso fez com que se “elevasse o índice de infestação do mosquito da dengue”.
“Não houve um trabalho eficiente de controle vetorial e os ciclos preconizados não foram cumpridos”, afirmou Crusoé, ao participar do encerramento do curso de apoio à gestão municipal. O diretor também condenou a política de combate a doenças endêmicas desenvolvida pelos ex-gestores municipais. Por conta da má-gestão na área epidemiológica, ainda segundo análise de Edgar, Ilhéus enfrentou um quadro epidêmico de dengue, baixa cobertura vacinal e desestruturação do serviço de combate à tuberculose.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que 75% dos casos de tuberculose no ano passado não foram lançados no sistema de informação do SUS. Também houve um alto índice de abandono dos pacientes em tratamento, chegando a 9%. No ano passado, Ilhéus não conseguiu atingir nenhuma das metas de vacinação contra raiva animal, paralisia infantil e gripe. “Isso demonstra de forma clara a fragilidade e o sucateamento dos serviços de saúde pública”, afirma a atual titular da pasta, Vera Jasmineiro.
O diretor do Divep elogiou as estratégias usadas pelo município – em 2005 – para o controle, combate e prevenção às doenças endêmicas. “Ilhéus tem obtido sucesso em suas campanhas de vacinação”, disse Edgar, ao analisar o relatório de imunização. Na campanha contra a gripe em idosos, o município conseguiu atingir 97,5% da meta. Edgar Crusoé afirma ainda que estão corretas as estratégias de combate à dengue este ano. “Ilhéus retomou o trabalho de forma intensa e acertou nas medidas adotadas”, completou.
Suspeita de desvios
Os dados relativos ao ano passado somente reforçaram as suspeitas de má-gestão da saúde e de desvios de recursos do Programa de Combate a Endemias. O Conselho Municipal de Saúde resolveu abrir investigação para saber como e onde foi utilizada a verba destinada ao combate de doenças como a dengue e a tuberculose, no ano passado. As investigações foram abertas no mês passado a pedido dos representantes dos usuários no Conselho Municipal. De acordo com a secretaria da entidade fiscalizadora, uma comissão foi instalada e, no momento, analisa os relatórios de gestão do Programa de Combate a Endemias.
Quase toda a verba destinada a este programa é usada para o combate à dengue. No ano passado, os recursos foram de, aproximadamente, R$ 600 mil. Mas, apesar da verba, a Saúde somente realizou um ciclo de combate aos focos de proliferação da doença. O Conselho estuda até a possibilidade de convocação do ex-secretário municipal de Saúde, Paulo Medauar, e do ex-diretor de Vigilância Epidemiológica, Antônio Firmo. Eles serão convocados para explicar como e onde foi aplicada toda a verba do Programa.

Ilhéus terá Dia Municipal de Vacinação anti-rábica

O próximo sábado (21) será o Dia Municipal da Vacinação Contra Raiva Animal em Ilhéus. A data foi estabelecida pela Prefeitura Municipal para intensificar ainda mais a vacinação de cães e gatos no município. Neste dia, a vacinação será reforçada com atendimento em 35 postos fixos e nove volantes, 28 carros e 309 agentes de saúde, com a meta de vacinar 20.206 cães e gatos.
A intensificação da vacinação anti-rábica começou em Ilhéus no dia 11 de abril e vai até 3 de junho. Durante este período, a aplicação da dose da vacina está sendo feita diariamente na 6ª Dires em, durante a semana, em diversos bairros da cidade. Todas as segundas-feiras no Hernani Sá (Urbis), às terças, no Teotônio Vilela, às quartas no Iguape, quintas no Parque Infantil e no Malhado, e às sextas, no Nelson Costa. Até terça-feira (17), 87% dos animais da zona rural já haviam sido vacinados, o que corresponde a cerca de 6 mil cães e 1.500 gatos.
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Aloísio Correia Leite, explica que a raiva é uma doença letal tanto para cães e gatos como para o homem, já que o animal infectado pode transmitir a doença pela mordida ou até mesmo através de um arranhão. Ele afirma que todos os animais com mais de um mês de vida devem ser vacinados, inclusive aqueles que receberam a dose no ano passado e as fêmeas que estiverem prenhes ou amamentando.
No sábado, as doses serão aplicadas em todas as regiões do município. Na Zona Norte, serão realizadas no Sarah I e II, Parque de Operações, Posto de Saúde do Iguape, CSU, Escola Vovô Isaac, Igreja Santa Terezinha, Corpo de Bombeiros e no Bar Família da Vila Lídia. Na Zona Oeste, a vacinação será no Centro de Saúde do Teotônio Vilela, Barro Vermelho, Igreja Assembléia de Deus, Bar Senhor Nunes, Vila Cachoeira e Vila Nazaré.
Na Zona Sul, os animais poderão ser vacinados no Colégio Cierg, Posto Herval Soledade, Centro Comunitário Nelson Costa, Posto da Urbis, Colégio Bohana, Praça da Mangabeira e Unidade Saúde da Família Nossa Senhora da Vitória I e II. No Centro, a intensificação será no CAE III (antigo Sesp), Morro São sebastião, Policlínica da Conquista, Praça Santa Rita, Alto da Tapera, Grupo Escolar Basílio, Colégio Odete Salma, no Malhado, Jupará Motos, Grupo Escolar Estado do Ceará, Posto Almiro Vinhas (avenida Princesa Isabel) e no Clube 19 de março.

Ilhéus já tem programa de combate à hepatite C

As atividades do Ministério da Saúde (MS), para identificar os casos de hepatite C de origem viral no país são marcadas em Ilhéus pelos primeiros resultados positivos do programa de combate à doença, implantado há cerca de quinze dias pela administração Valderico Reis. “Em tão pouco tempo, já fornecemos orientação a 40 pacientes, todos identificados a partir de um grupo de risco, os que foram previamente cadastrados como soro-positivos”, comemora a coordenadora de DST/HIV/AIDS do município, a médica Alba Ikuta. Ela acrescenta que, em Ilhéus, o trabalho de detecção e orientação sobre hepatite C será qualificado e prolongado, pois mais dois médicos estão em treinamento especial em Brasília, retornando às atividades na segunda-feira (23).
A coordenadora lembra que a campanha nacional do MS está chamando todos os pacientes que receberam doação de sangue antes de 1993 (quando a lei era pouco exigente com os hemocentros), pois essas pessoas constituem grupo de risco para a doença. Também os usuários de drogas injetáveis, devido ao uso de seringa contaminada, estão no mesmo grupo. De acordo com Alba Ikuta, a atual administração municipal tem promovido ações significativas quanto a esse problema de saúde pública, “a ponto de Ilhéus não mandar mais para Salvador seus pacientes com doença do fígado, que agora são tratados aqui mesmo”.
A hepatite C é uma inflamação no fígado, causada por vírus, e que pode levar à morte, após transformar-se em cirrose, sendo potencialmente mais perigosa em pacientes diabéticos ou aidéticos. A doença é quase sem sintomas, sendo freqüentes as informações e dor abdominal e olho amarelado – sendo a verdadeira identificação feita em laboratório, pela medição do nível de uma enzima chamada aminotransferase. “Em Ilhéus, estamos capacitados a diagnosticar a doença com rapidez e segurança, tantos em termos clínicos quanto de laboratório”, assegura Alba Ikuta.

Amurc presta homenagem à secretária Luciana Reis

A participação cada vez mais expressiva da mulher na política e em outros setores da sociedade foi lembrada na homenagem que a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) prestou à secretária de Governo de Ilhéus, Luciana Reis, nesta terça-feira (17). O fato foi registrado durante o Fórum de Gestão Municipal, organizado pela Amurc no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. A data do fórum coincidiu com o aniversário da secretária.
Antes da abertura oficial do evento, o presidente da Amurc e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), convidou a secretária à tribuna para receber a homenagem. Luciana Reis foi lembrada por seu importante papel no governo ilheense, onde tem desenvolvido um trabalho decisivo em colaboração ao chefe do Executivo, na construção de uma administração eficiente e marcada pela transparência e participação popular.
Entre outras ações, a secretária teve reconhecido o seu papel na abertura do governo à sociedade civil em suas várias instâncias representativas. “A secretária Luciana Reis mostra competência e habilidade no diálogo com os mais diversos setores. Por esse motivo, ela conquista respeito cada vez maior em sua atuação política”, disse o presidente da Amurc.
A secretária agradeceu a homenagem e conclamou os prefeitos presentes ao Fórum da Amurc a unirem esforços em prol dos interesses comuns à região cacaueira. Segundo Luciana Reis, “é preciso que todos os municípios da região estejam unidos para se fortalecer politicamente e conquistar maior respaldo em suas reivindicações”.

Valderico reafirma compromisso de valorizar servidor municipal

Ao participar de uma série de homenagens aos servidores da limpeza pública municipal, o prefeito Valderico Reis reafirmou que a valorização do funcionalismo será uma das prioridades de seu governo. Na noite da última segunda-feira (16), Valderico participou de uma solenidade em homenagem ao Dia do Gari e destacou que todos os servidores devem ser respeitados e sempre terão o seu apoio enquanto administrador do município. Atualmente a limpeza pública conta com cerca de 200 trabalhadores, 64 deles pertencentes ao quadro efetivo.
Na homenagem prestada pela Prefeitura, foram sorteados brindes e distribuídas cestas básicas para os servidores. Valderico lembrou que o serviço de limpeza é reconhecido como um dos mais eficientes do governo. “Com a colaboração de todos vocês e de um trabalho árduo de nossa equipe, a imagem de Ilhéus é outra, está mais limpa, mais bonita”, disse. A secretária de Governo, Luciana Reis, também participou das homenagens e ressaltou o esforço que o município tem feito até agora para quitar os seus compromissos em dia. “Estamos colocando as finanças em dia e quitando os salários deixados em atraso pelos ex-gestores. Isso é reconhecer o trabalho do nosso servidor”, disse.
Neste sentido, a Prefeitura também está realizando o recadastramento do servidor municipal. Segundo a secretária de Governo, a medida visa reconhecer aqueles que trabalham e coibir irregularidades cometidas por ex-gestores. O recadastramento foi iniciado em março e já detectou casos de servidores que recebem sem trabalhar. “Tínhamos gente morando em Salvador, mas que recebia como funcionário da Prefeitura”, disse. “Queremos acabar com esses absurdos para termos como valorizar quem realmente trabalha pela população”, disse a secretária.

Governo quer criar “teia social” em Ilhéus

Oferecer a associações comunitárias e Organizações Não-Governamentais os instrumentos para uma atuação efetiva no auxílio à execução de programas sociais. Esse é o objetivo da Prefeitura de Ilhéus, que deseja promover um trabalho de orientação técnica e padronização de posturas adotadas pelas entidades representativas de moradores, principalmente dos bairros mais carentes do município.
Projeto nesse sentido está sendo conduzido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que já iniciou os primeiros contatos com líderes comunitários. Uma das idéias é promover um seminário com a participação de representantes do governo e membros das associações, provavelmente no início de julho. Nessa reunião, serão discutidas formas de agregar as entidades aos programas sociais executados pelo município.
Para a titular da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, a articulação com as associações comunitárias vai tornar mais eficiente a atuação do governo no auxílio aos mais carentes. “Por estar em contato mais direto com a comunidade, os representantes das entidades podem ajudar a identificar aqueles que necessitam de apoio”, avalia a secretária.
Desde que assumiu o governo, o prefeito Valderico Reis tem se empenhado na reativação de programas sociais como Agente Jovem, Peti e de Combate às Carências Nutricionais (Programa do Leite). Este, inclusive, deverá ser ampliado, com o aumento de 5 mil para 9 mil litros de leite distribuídos diariamente. O município também mantém uma distribuição de 4 mil pratos de sopa por dia e pretende elevá-la para 12.500 pratos.
A secretária Fátima Reis acredita que essa atuação será otimizada com a participação dos líderes comunitários, na condição de verdadeiros agente sociais. Além da ajuda direta à população que vive em situação de extrema pobreza, ela diz que o governo vai articular medidas envolvendo instituições de microcrédito, como o Credbahia e, futuramente, o Banco da Mulher, com o objetivo de estimular o surgimento de pequenos negócios e a geração de emprego e renda nas comunidades. “Nosso objetivo é ir além do papel assistencialista, criando mecanismos que realmente contribuam para melhorar a vida das pessoas nas comunidades carentes”, frisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *